logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Conheça melhor a taxa Euribor

O atual contexto económico tem afetado a taxa de juro Euribor que subiu de valores negativos. O Banco Central Europeu informou em Fevereiro de 2022 que se previa uma subida.

Saiba o que irá acontecer ao seu crédito habitação com a subida da Euribor

A pandemia debilitou muito as empresas, algumas não conseguiram recuperar. E a subida da inflação tem contribuído para o aumento dos preços, retirando poder de compra aos consumidores.

O inesperado conflito militar na Ucrânia veio reforçar a instabilidade económica, principalmente, no aumento do preço do petróleo e da energia em geral. Uma preocupação generalizada é a de como esta situação vai impactar os empréstimos, principalmente o crédito habitação.

O que é a Euribor?

A Euribor (Euro Interbank Offered Rate) é uma taxa que os bancos utilizam para calcular os juros dos empréstimos que fazem entre si. Quando os bancos emprestam a outros bancos, a Euribor é a média dessas taxas praticadas e tanto pode subir como descer.

A maior dificuldade será, provavelmente, perceber como esta nos afeta diretamente quando pedimos um empréstimo ao banco, por exemplo, para comprar casa.

Como fica a minha situação financeira?

A sua situação vai depender muito de algumas variáveis como o capital em dívida, o Spread contratado e a indexante utilizada: Euribor de 3, 6 ou 12 meses.

O Spread é o lucro que o banco vai ter com o empréstimo, trata-se da diferença entre a taxa de juro paga aos outros bancos (Euribor) e a que vai pagar anualmente.

É importante analisar a sua situação financeira e informar-se se estas alterações o vão impactar, porque a Euribor a 6 meses, a mais utilizada nos crédito habitação, tem estado a subir continuamente, assim como a de 3 e 12 meses.

E agora?

Uma transferência do seu crédito habitação para outro banco pode ser a solução. É por vezes complicado perceber o funcionamento e a linguagem bancária, principalmente, quando não estamos por dentro do assunto, mas não deve ignorar a situação e esperar. A UniPeople tem à sua disposição especialistas financeiros para o ajudarem a ultrapassar estas dificuldades. Saiba o que fazer com o seu crédito.

Como fazer frente às subidas dos juros?

A Euribor esteve negativa durante 7 anos e 6 meses. Quando as taxas de juro estão baixas, incentivam o consumo e o investimento, por isso muitas famílias estão a ser surpreendidas.

Esta subida leva os bancos a cobrar mais nos empréstimos concedidos, mas as instituições bancárias têm planos de ação para que não entre em incumprimento.

Pode sempre:

  1. Renegociar o seu crédito habitação.
  2. Transferir o crédito habitação para outro banco.
  3. Mudar para uma taxa fixa.
  4. Amortizar a dívida através do seu fundo de emergência.
  5. Rever os seguros de vida e multirriscos.

Não deixe crescer as suas dúvidas, assim como a sua prestação.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top