Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Sabia que amortizar diminui o valor da dívida de um empréstimo? Se está a pensar em amortizar o seu crédito, leia este artigo.
Quando contrai um empréstimo pode amortizá-lo de forma parcial ou total. Apesar de ele ter um prazo definido no momento do empréstimo, pode reduzi-lo desta forma.
Se tem disponibilidade financeira, deve e pode fazê-lo. Aconselhamos é que comece por amortizar primeiro os créditos com juros mais altos ou aqueles que têm uma maior prestação. Se está com dúvidas, saiba mais ao longo do artigo.
A amortização antecipada parcial, reduz parte do montante do capital em dívida. Logo, diminui os juros a pagar pelo empréstimo. E, de acordo com o que é estipulado em cada instituição, pode reduzir o valor mensal da prestação ou o prazo do empréstimo. Quando o quiser fazer deve notificar o seu banco, pelo menos, com 7 dias de antecedência.
Note que quando está a amortizar capital, amortiza também:
No caso da amortização antecipada total, esta ocorre quando faz o pagamento da totalidade do empréstimo antes do prazo estipulado no contrato de crédito. Deve notificar o seu banco, pelo menos, com 10 dias de antecedência.
Em créditos como o da Habitação, pelo reembolso antecipado, legalmente as instituições podem cobrar no máximo as seguintes comissões:
No caso dos Créditos ao Consumo, por exemplo Crédito Pessoal, Crédito Automóvel, entre outros, a amortização é diferente. A comissão máxima ao amortizar é 0.05% e o pré-aviso são 30 dias.
Contudo se nesses Créditos ao Consumo, faltar menos de 1 ano para terminar o contrato, a comissão é de 0.25%.
Se quiser amortizar, mas não tem a certeza, fale com os nossos especialistas financeiros para que possam perceber a sua situação e encontrar a melhor solução.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Saiba como o crédito consolidado ajudou o João a evitar o risco de incumprimento. Descubra se é a solução para si. Leia mais e informe-se já!