Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
A taxa de esforço nada mais é que o rácio entre os encargos e rendimentos do agregado familiar. Na prática, o que se pretende com este cálculo, é perceber qual a percentagem de rendimento que sobra depois de se pagar as despesas fixas.
A taxa de esforço é uma percentagem que dá a saber a capacidade financeira de uma família depois de pagar todos os seus créditos.
Calcular a Taxa de esforço = (Total de encargos com os créditos / Rendimentos) x 100%
Se tiver uma percentagem acima dos 35%, não deverá fazer mais créditos. Dada a inflação e à subida da Euribor, facilmente poderá enfrentar desafios financeiros se perder a capacidade financeira.
Saiba mais sobre os encargos e rendimentos:
Ter uma taxa de esforço elevada significa que uma parte muito significativa do rendimento disponível do agregado está logo consumido por despesas que dificilmente podem ser alteradas. E quanto maior o peso dessas mesmas despesas no orçamento familiar, maior será o risco de ocorrerem dificuldades financeiras caso surjam imprevistos.
É aconselhável reduzir a taxa de esforço quando esta está elevada, para que não haja o risco de se entrar em incumprimento.
Para os créditos com taxa de juro variável, há que ter em consideração que o aumento das taxas EURIBOR irá elevar a taxa de esforço. E quanto maior esta for, maior será o impacto das variações das taxas nas despesas mensais de carácter fixo.
Os bancos utilizam vários critérios para decidir se concedem ou não um crédito, o mais importante será talvez a taxa de esforço. Este rácio é determinante para avaliar a capacidade do cliente cumprir ou não com os pagamentos das prestações do crédito que está a solicitar.
Portanto, é possível ter um pedido de crédito recusado por taxa de esforço, quando esta for superior à definida pelo banco.
Não existe uma regra definida, existem apenas algumas recomendações do Banco de Portugal, e por isso cada banco e financeira tem as suas próprias regras relativamente a este tema. Mas no geral, a taxa de esforço não deverá ultrapassar os 50%. Ou seja, o rendimento não deverá ser absorvido por mais de 50% dos cargos fixos.
Se a sua taxa de esforço está alta e quer reorganizar as suas finanças pessoais, fale connosco. Estamos disponíveis para o ajudar. Iremos analisar o seu caso e propor-lhe soluções. O nosso serviço é gratuito e sem compromisso.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Conheça as mudanças na concessão de créditos desde 2020, com foco nas novas políticas para mitigar riscos e manter a estabilidade financeira. Ver agora.
Entenda a importância do seguro de vida no crédito habitação e proteja a sua família. Dicas para escolher o melhor. Leia mais e informe-se já!