logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

O bem-estar financeiro da família
Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor

Antecipe as suas despesas

Quando prepara o orçamento familiar para o mês seguinte, observe quais foram as suas maiores despesas. Estas não são impedimento para poupar, mas tem de estar ciente de que existem e é importante antecipá-las.

Saiba quais são as maiores despesas

Deve-se lidar com estas despesas de forma organizada e de uma maneira consciente para criar estratégias, procurar ferramentas que apoiem o planeamento de situações que podem acontecer como comprar casa ou mudar de carreira.

As despesas

As despesas são uma realidade e fazem parte da gestão das finanças pessoais. Tem de conhecer, ao detalhe, o que gasta e onde o faz. Há despesas que são cruciais e necessárias, sendo que 3 delas, são as maiores despesas, saiba quais são.

1 - Habitação

Comprar uma casa traz custos enormes relacionados com o crédito habitação, mas quando se refere à casa, existem despesas igualmente importantes para além da prestação do crédito.

Água

A água está entre as despesas que mais pesam na habitação, como a luz, gás e alimentação. Procure fazer pequenas remodelações na sua casa de banho se perceber que paga demasiada água.

Luz

Em casa, o consumo de eletricidade é feito durante o dia e a noite. Certos eletrodomésticos como o frigorífico e o congelador estão sempre ligados. Para poupar, deve adotar alguns gestos, como não deixar as luzes acesas quando não está ninguém na divisão, retirar fichas das tomadas quando os aparelhos já estão carregados e optar por luzes mais económicas.

Pode baixar a despesa da luz, se utilizar alguns truques, nomeadamente, baixar a temperatura do esquentador.

Aquecimento

Durante o inverno, muitas famílias, optam pelo ar condicionado, aquecedor ou lareira. O aquecedor de gás é mais económico do que o da eletricidade e a lareira é o aquecimento mais acessível das duas opções. No entanto, pode:

  • Usar tapetes porque ajudará a manter a casa mais quente.
  • Aquecer a cama por um curto período de tempo, com uma botija de água quente.
  • Ter um aquecedor com termostato para manter a temperatura regulada na divisão.
  • Isolar portas e janelas.
  • Evitar que a mobília esteja muito perto do aquecedor para que este não fique constantemente a aquecer o espaço.

Se não utilizar a lareira, pode renovar para uma salamandra de pellets. No entanto, deve, primeiro, analisar se compensa relativamente à lenha, porque em média consome aproximadamente 1 kg por hora, ou seja, um saco dá para 15 horas.

Gás

Muitas famílias ainda optam pelo gás natural para aquecer a água e cozinhar, mas uma das soluções para poupar é mudar para painéis solares. O gás natural é muito utilizado na cozinha e na casa de banho. Os primeiros cuidados a ter é na maneira como cozinha e toma banho.

Impostos (IMI)

Este imposto pode ser pago numa prestação ou em 2 prestações, em maio e novembro, se o valor estiver entre 101 e os  500€. Ainda pode pagar em 3 prestações, em maio, agosto e novembro, se o valor a pagar pelo IMI for superior a 500€. Esta é uma das maiores despesas, por isso, deve-se preparar com antecedência.

2 - Transporte (deslocações)

No dia a dia, as deslocações podem ser feitas de 2 formas. Ir para o trabalho de transportes públicos ou aproveitar uma deslocação de lazer com o seu carro. Ambas são despesas.

Transportes públicos

Os transportes públicos são uma maneira de poupar combustível e evitar o trânsito. Para deslocações mais pequenas, pode caminhar, usar a bicicleta ou optar por uma scooter. Algumas pessoas que trabalham no mesmo local, podem juntar-se e partilhar o carro.

  • Passe: os passes e bilhetes do transporte público podem ser descontados no IRS.

Carro próprio

A utilização do carro próprio tem 4 desvantagens:

  • Gasto com o combustível.
  • Seguro automóvel (encontre o seguro ideal para si).
  • Custo com a manutenção.
  • Inspeção.

A vantagem é o conforto, apenas precisa de ter cuidado com a condução para não gastar tanto combustível e planear a sua viagem. Mas é daquelas despesas que não pode ignorar.

3 - Alimentação

A alimentação em Portugal, devido à inflação, subiu bastante nos produtos essenciais:

  • Leite, queijo e ovos (31,7%).
  • Produtos hortícolas (23,5%).
  • Carne (21,2%).
  • Pão e cereais (20,8%).

(Dados do INE, partilhado no artigo do Dinheiro Vivo.)

Deve procurar antecipar estas despesas. Registe todos os gastos no seu orçamento familiar e, além disso, tente sempre poupar no início do mês.

Partilhe este conteúdo

Tags do Artigo

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Sugestões Dona Poupança

Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

Scroll to Top