Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Algumas relações não são boas para nós. O problema é que, quando começam a ser más, nem sempre nos apercebemos disso. Por isso, hoje, vamos focar-nos na prevenção.
Conhece estas 9 red flags financeiras que representam alguns dos pilares de uma relação tóxica e poupe a sua carteira e o seu coração de mazelas futuras. Percebe se a sua cara-metade preenche esta checklist de toxicidade.
As discussões de um casal são muitas vezes relacionadas com o dinheiro. Saber identificar as red flags financeiras de um companheiro é importante para evitar uma relação sem futuro.
Quer ter uma relação saudável? Aposto que quer! Mas se estiver numa relação e não te sentir feliz? Os problemas começam, realmente, quando dá por si a aceitar os sinais como sendo comportamentos normais numa relação e a “suportar” as atitudes do parceiro. De seguida, vamos apresentar alguns tópicos que deverá ter em atenção sobre este tema.
Não sei se está a experienciar isto, ou se conhece alguém assim, mas é aquele tipo de pessoa que pede, constantemente, dinheiro. Sabe que tem dinheiro e o que faz? Mexe sem autorização e gasta-o. Culpa é de quem dá acesso… Isto é, se não achar piada ao desaparecimento do seu dinheiro. Ou sabe que já recebeu, gasta o dele e, como precisa de mais, pede-lhe dinheiro emprestado.
Sabe quando não lhe apetece decidir nada e, simplesmente, vegetar no sofá a ver um filme? É aí que entra a sua cara-metade para o salvar da sua inaptidão. Controla todos os seus movimentos e decisões. Questiona-o sobre os seus objetivos e mostra-se bastante preocupado com o que quer e o que será melhor para si. Não ter uma relação saudável é, sem dúvida, isto. Deixar que o guiem para que possa gerir melhor as suas finanças pessoais e, assim, impedir que crie dívidas.
Quando o seu parceiro fala sobre os seus erros e está, constantemente, a apontar-lhe o dedo, é um sinal de que não confia em si. Faz com que duvide de si. Não é uma questão de autoestima, mas sim de aprimorar a sua personalidade. Tem de se impor e mostrar as suas capacidades e competências. Sabe por que razão toma determinada decisão e deve mostrar que está disponível para explicar para que juntos possam tomar melhores decisões.
Causar mal-estar é um dos pilares de uma relação tóxica. Torna todas as situações desagradáveis e stressantes. É fácil magoar os sentimentos de outra pessoa e ao longo do tempo vai tornar-se complicado, levando a problemas de saúde, isolamento e depressão. É importante trabalhar em equipa para a relação funcionar. E não impor decisões ou ideias.
Todos temos ideias diferentes. É preciso falar sobre elas. Se um casal estiver sempre a discutir é uma red flag financeira.
Ninguém tem só momentos bons, todos temos altos e baixos. Quando se sente em baixo, procura um ombro amigo, mas o seu parceiro não o quer ver fraco. Então, chuta para um canto a sua dor para que se possa erguer mais forte. Ansiedade financeira é o quê, exatamente? Se ele não tem, você não pode ter. Até porque ele faz uma boa gestão financeira.
Comunicar é a base de qualquer casal, mas não é para todos. Falar inoportunamente sobre o dinheiro do casal à frente de amigos, família ou conhecidos não é o ideal. Deve combinar com seu parceiro um dia e uma hora para falarem sobre os vossos objetivos financeiros. Caso contrário, mostra que não têm propósito e deixa-o envergonhado à frente de pessoas que conhece.
Casais que não colaboram têm tendência a sabotar as finanças, impedindo que se poupe. Vai diminuindo a quantia estipulada para gastar em coisas supérfluas, mas que, no momento, acha interessante. Sem poupanças, um casal não consegue realizar os seus sonhos, porque fica sem dinheiro para construir um fundo de emergência ou investir.
Falar sobre dinheiro é tabu. Quando o seu parceiro mente, é para que não se sinta mal. Pode acontecer por variadas razões, como, por exemplo, ganhar mais do que você e não querer exibir a sua riqueza. Ou para que não saiba que tem uma má gestão financeira, dívidas ou zero investimentos. Mas é normal que se aperceba se estiver sempre a comprar coisas boas ou se mostrar alguma confusão quando alguém fala sobre dinheiro.
Um orçamento familiar no qual aponta e controla as despesas todos os meses é necessário para saber como está o extrato da conta. Mas, se o seu parceiro prefere colocar tudo numa app e não partilhar contigo, significa que retém toda a informação para si. Se cada um controla de forma diferente, surgem, no futuro, problemas, porque se torna impossível estarem os dois em sintonia.
Identificar red flags financeiras é, no fundo, observar sinais de que a relação tem problemas. Se suporta a atitude do seu parceiro, é porque está disposto a sofrer nas mãos de alguém que só se quer apoderar dos seus sentimentos, personalidade e dinheiro. É preciso ter cuidado com estas situações. Deve ser muito objetivo sobre a vossa relação, impor limites e respeito. Se não existir respeito mútuo, a Dona Poupança aconselha a que não continue com essa pessoa.
No caso de dúvidas sobre o comportamento do seu parceiro, pode perguntar à sua família e amigos sobre o que acham de determinadas situações. As pessoas que estão de fora apercebem-se mais rápido de que alguma coisa não está bem. Quanto mais tempo se submeter a esta situação, pior será. Pode até tornar-se difícil terminar a relação, porque algumas pessoas reagem mal, principalmente, no caso de serem controladoras, narcisistas… Não estrague a sua vida por alguém que não te merece.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Saiba como a Margarida combinou créditos parcialmente e reduziu os seus custos mensais. Conheça o crédito consolidado e o que pode fazer por si.