logo dona poupanca color no slogan

Simplifica as Finanças

Popular

Como poupar nas férias ao ar livre
Emigrar ou ficar?
Como poupar em tempos de inflação?
Estratégias para poupar na venda de imóveis
Abrir atividade nas finanças
O dinheiro do casal
Reembolso de IRS: poupança
Tio Patinhas: poupar e investir
Juros: conheça-os melhor
IRS: declarar os rendimentos

Reduza a fatura da eletricidade com estas boas práticas

A fatura de eletricidade pesa bastante todos os meses. Como não vivemos sem eletricidade, é a despesa para a qual não se procura tão afincadamente uma solução.

No entanto, as companhias de eletricidade têm feito várias campanhas publicitárias. O objetivo é o de educar e ajudar o cliente a fazer escolhas inteligentes, pensadas, também, em prol da sustentabilidade do planeta.

Aplique todos os dias estas dicas para poupar na eletricidade

A pandemia veio reforçar a importância sobre os recursos limitados da natureza e a urgência de procurar fontes de energia renováveis. E nós, podemos fazer muito no nosso quotidiano, mesmo que básico e num período de crise temos de ser criativos para conseguirmos poupar na eletricidade.

Comece a poupar na eletricidade de forma racional e consciente

Se quer começar a poupar, tente estes truques porque podem ajudar.

Sumário

    1 - Poupar na eletricidade com o frigorífico e congelador

    Estes eletrodomésticos que tanto jeito lhe fazem em casa e que lhe conservam os alimentos, devem ser mantidos a uma temperatura ideal, recomendada pela marca. Regular a temperatura consoante a estação do ano ajuda-o a poupar e previne que os alimentos se estraguem.

    Uma outra questão muito importante é o gelo. Se o congelador tiver muito gelo aumenta o consumo e mais tarde, torna-se impossível de abrir a porta, o que provavelmente irá estragar o aparelho. Por isso, sempre que necessário faça a manutenção do congelador. Caso este esteja muito vazio, encha-o com garrafas de água para não acumular calor entre espaços. Sempre que abrir a porta já não despenderá e conseguirá começar a poupar na eletricidade. Por último, não esteja sempre a abrir o frigorífico. Cada vez que abre para espreitar perde temperatura que o aparelho terá de repor.

    2 - Máquina de lavar loiça e roupa

    A máquina de lavar loiça dá imenso jeito, mas só deve ser colocada a trabalhar quando estiver cheia, assim como a da roupa. Sabia que a máquina de roupa consome cerca de 5% do total de eletricidade das habitações? Se selecionar o programa económico ou utilizar a tarifa bi-horária, consegue economizar mais. E se o dia estiver agradável e tiver onde estender, aproveite o sol, assim, não gasta energia na utilização da máquina de secar roupa.

    3 - Aparelhos ligados à corrente

    Os aparelhos em stand-by, também gastam. E consomem pelo menos 13% da eletricidade, por isso, televisões e aparelhagens devem ser desligadas, a menos que estejam a ser utilizadas. O mesmo acontece quando está a carregar o seu telemóvel. Assim que chegar aos 100% é aconselhável retirar da corrente. Às vezes perdemos a noção do tempo e esquecemo-nos de o carregar, mas vai estragar a bateria se o deixar ficar toda a noite à carga. Crie lembretes para não se esquecer.

    4 - Ambiente na habitação

    O material existente na sua casa isola o ambiente? É essencial para poupar na eletricidade que faça o isolamento de tetos, paredes e pavimento. Quando o faz deixa de ter fugas de ar e o ambiente permanece mais quente ou frio consoante a estação.

    Desta forma deixa de utilizar com tanta frequência:

    • Ar-condicionado.
    • Lareira.
    • Aquecedores.

    As janelas representam 25% das perdas de energia se o caixilho, por exemplo, não tiver corte térmico, ou seja, um isolante que fica entre o lado exterior e interior. A Dona Poupança, aconselha, ainda, a evitar ter as janelas abertas durante as horas de maior calor no verão e abrir ao final da tarde. Assim, a casa fica fresca durante o dia e à noite não fica abafada.

    5 - Comprar eletrodomésticos

    Tenha em atenção as etiquetas dos aparelhos eletrodomésticos, obrigatória desde 1 de março de 2021, porque indica a eficiência do consumo de energia de “A” a “G”. As classes “+” desapareceram.

    Segue a indicação para seu conhecimento:

    • A”: considerado como o mais eficiente e económico.
    • G”: é o menos adequado.

    Sempre que possível, opte pelo nível de eficiência “A” para poupar na eletricidade com mais eficiência.

    6 - Luz solar

    Uma técnica que pode utilizar são os espelhos junto às janelas. Coloca o espelho de forma a que a luz solar incida sobre ele e ilumine a divisão. Desta forma, não precisa de ter candeeiros acesos porque fica com luz natural até tarde. Caso tenha a eletricidade ligada numa divisão, não se esqueça de apagar a luz sempre que sai.

    A Dona Poupança espera que estas dicas o tenham ajudado a poupar na eletricidade e a baixar a fatura. Caso tenha mais ideias e queira partilhar, deixe-nos a sua mensagem nos comentários.

    Partilhe este conteúdo

    Tags do Artigo

    Artigos Relacionados

    Deixe o seu comentário

    Subscribe
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Sugestões Dona Poupança

    Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!

    Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.

    Scroll to Top