Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Sabe como lida com o teu dinheiro? Todos nós temos uma personalidade financeira que explica a nossa relação com o dinheiro. Constituída pelos nossos hábitos de consumo, esta define se somos mais poupados ou gastadores.
É útil compreendermos quais as nossas atitudes perante o dinheiro porque, assim, torna-se mais fácil perceber quais as nossas crenças e emoções quando tomamos uma decisão financeira.
O escritor Ken Honda falou sobre as personalidades no seu livro Happy Money que mostra 3 tipos de personalidade que se envolvem com o dinheiro: o acumulador, o gastador e o viciado em fazer dinheiro. Mas existem 8 personalidades distintas que são resultado de várias combinações. Conhece-as e vê se te revês em alguma personalidade financeira:
Conheça a seguir os diferentes tipos de perfis financeiros.
Gosta de poupar? Poupar dá-lhe uma sensação de segurança e, por isso, sabe sempre onde estão os melhores descontos. Não precisa de um estilo de vida caro, porque aproveita para participar em atividades gratuitas. Assim, poupa mais e vês a tua conta poupança a subir. No entanto, tem tanto medo de que o dinheiro acabe que raramente mexe nas suas poupanças. Guarda o seu dinheiro, mas não estabelece metas, nem objetivos. Não realiza sonhos, não gasta dinheiro em coisas que gostaria de fazer para se divertires.
Conselho:
É um comprador nato, gasta dinheiro para se divertires. Poupar é para si algo impensável.
O dinheiro que gastas faz-lhe sentir que tem controlo, mas, às vezes é cansativo. Acaba por comprar o que não precisa e que facilmente fica de lado. Como não tem controlo e não tem poupanças, não estás preparado para um imprevisto?
Acredita na sorte e estás sempre focado em multiplicar o seu dinheiro. Está, constantemente, à procura de informação para melhorar a sua técnica porque para si o dinheiro traz felicidade. O trabalho está primeiro na sua vida e quando o elogiam pela sua estabilidade financeira, ficas satisfeito pelo reconhecimento do seu sucesso.
Vive uma rotina quotidiana sem se preocupar com o dinheiro. Não é pessoa de gastar muito, mas, também não sabe fazer a gestão das suas finanças pessoais. Prefere que alguém o faça por si.
Caso aconteça alguma coisa para a qual não está preparado, não sabe que passos dar, não conhece os procedimentos porque vive indiferente ao dinheiro que ganha.
O dinheiro não faz sentido para si e o mundo estaria bem melhor sem ele. Preferia viver sem ele e quando pode prefere doar e ajudar outras pessoas.
És um misto das duas coisas, mas como poupa muito, de repente, de um momento para o outro gasta tudo. Depois fica o sentimento de culpa. Não percebe como pode ficar sem dinheiro quando é disciplinado e diligente.
Corre riscos e quere viver uma vida cheia de adrenalina. Faze dinheiro, sabe como multiplicá-lo, mas, o pior é que gaste muito.
Está sempre atento ao mercado financeiro e aposta no melhor ativo, sofre, por vezes de perdas devastadoras ou lucros inesperados.
Vive com medo de ficar sem dinheiro e tens medo de tomar decisões. Estás sempre à espera que algo corra mal.
Já sabe o que é um perfil financeiro? Se precisar de ajuda para melhorar a gestão das suas finanças, conte com a ajuda do crédito consolidado UniPeople, principal parceiro do Dona Poupança.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Entenda o impacto da inflação no custo de vida e saiba como proteger o seu dinheiro. Dicas para manter o poder de compra. Leia mais e informe-se aqui!
Aprenda a poupar sem mudar os seus hábitos diários com dicas simples e eficazes. Mantenha o seu estilo de vida e economize. Leia mais e comece a poupar!