Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Um fundo de emergência é como um seguro. Temos seguro de saúde para cobrir as emergências de saúde, temos seguro automóvel para cobrir acidentes de automóvel, e um fundo de emergência serve para emergências financeiras. Saiba porque deve ter um.
Quando tem um fundo de emergência, e ao reforçar todos os meses, está no fundo, a pagar um valor adiantado pela tranquilidade de saber que quando a vida lhe puxar o tapete, tem os recursos financeiros necessários para resolver a situação.
Um fundo de emergência é uma almofada que nos amortece as quedas da vida.
Agora imagine como se sentiria se soubesse que tem uma conta bancária para emergências com dinheiro suficiente para viver confortavelmente durante 6 ou 12 meses?
Há vários aspetos a ter em conta. Deve determinar o seu valor base, ou seja, o valor de despesas mensais. A este valor base soma o valor necessário para cobrir um possível período de tempo sem rendimento.
Calcular fundo de emergência:
Se gasta por mês 2000€ em despesas multiplique esse valor por 6 ou 12 meses. O resultado é a reserva que deverá ter no seu fundo de emergência.
Principais imprevistos financeiros:
Saiba de seguida como fazer um fundo de emergência.
Este passo depende diretamente da pergunta anterior. E pode ser o mais difícil de começar se o valor a atingir parecer muito ambicioso e distante. Mas é possível.
Para criar um fundo de emergência, comece por:
E chegamos à última grande pergunta.
Há 3 perguntas que ajudam a clarificar se de facto se trata de uma situação para usar o seu fundo de emergência ou não:
Se responder que não, a uma destas perguntas, considere outras opções antes de recorrer a este pé-de-meia.
A prevenção é o segredo de uma boa gestão nas finanças pessoais. Conheça os conselhos da Dona Poupança para uma boa gestão financeira.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Entenda os custos totais de manter um carro e aprenda a poupar. Dicas para gerir despesas e maximizar o seu orçamento com veículos.
Descubra os novos limites às comissões bancárias e como estas afetam as suas finanças. Fique informado e poupe. Leia mais e atualize-se já!