Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Admitamos. Os livros são caros. Todos queremos ter uma estante de sonho e poupar na compra de livros, mas parece ser uma missão impossível, pois um leitor nunca tem livros suficientes e está sempre a adquirir novos. Por isso, primeiro aprenda a ganhar autocontrolo e só depois é que comece a compra, seguida de uma boa leitura.
Porque ter uma estante cheia de livros, não acontece da noite para o dia. Como um colecionador e leitor, o seu primeiro objetivo deve passar primeiro por poupar na compra de livros, evitando compras por impulso. Ao longo deste artigo venha conhecer estratégias para continuar a ler as suas histórias favoritas.
É alguém que está perdido entre histórias e que quer ter em sua casa uma estante alta, até ao teto, cheia de livros? Então o seu sonho não é possível, mas exige algum controlo, boas seleções e muita poupança.
Ler é um bom hábito e traz vários benefícios para o leitor, como aprender novas palavras, aumentar a concentração e estimular o desenvolvimento pessoal e a criatividade. Descobre agora as 8 dicas que vão transformar a maneira como compras.
Entra numa livraria e vê aquela capa, lê a sinopse e fica rendido? Então o objetivo, certamente, será comprar o livro. Mas se ler é uma paixão, na maioria das vezes, o livro acaba na estante a ganhar pó, à espera de ser lido. Gastou dinheiro e não usufruiu da sua compra.
Só pode poupar na compra de livros, se tiver objetivos:
Conhece o termo japonês, tsundoku?
É a arte de comprar livros, mas nunca os ler.
Todas as editoras revelam no início e a meio do ano alguns dos títulos que irão publicar. As pré-vendas, quando ficam disponíveis, o leitor é notificado através de vários canais de comunicação. Por exemplo, através de uma newsletter (caso siga as editoras ou uma loja online dedicada à venda de livros), de publicidade nas redes sociais ou em entrevistas.
Esta é uma boa oportunidade para selecionar os livros que quer comprar. Todos os leitores têm um género favorito, apesar de alguns geralmente considerarem que têm um gosto mais eclético. No entanto, à partida, terão um livro que querem mesmo muito ler. Para poupar escolha só os livros que quer realmente comprar, ler e ter na estante.
Por isso, é importante investigar sobre:
Comece por decidir quanto é que vai gastar em livros. Crie um orçamento e não ultrapasse esse valor, neste, na categoria destinada à cultura, aponte os seus gastos. Mais tarde, pode fazer uma comparação mensal ou anualmente dos seus gastos.
Subscreva um serviço que lhe permita receber livros todos os meses. Algumas subscrições funcionam como surpresa, outras através dos livros que escolhe receber. As subscrições são para caixas que além de te trazer o livro ou livros, traz ainda coisas relacionadas com as leituras. Desde comida, a marcadores, posters, puzzles, entre outros.
Encontra comunidades para todos os gostos:
Depois da sua compra ou da subscrição de um serviço, pode continuar a ler de outras formas:
Pode aproveitar para poupar na compra de livros através de:
Pode encontrar influenciadores literários em todas as redes sociais. Cada um destaca-se pelas leituras que faz, como as partilha, como dinamiza a sua rede social (texto, vídeo ou entrevistas) e interage com os seus seguidores. Influenciam a compra de livros. Recebem livros das editoras para divulgarem nos seus canais.
Se gosta de ler e quer partilhar as suas leituras, junte-se a estes influenciadores. Crie uma conta numa rede social favorita e faça conteúdo sobre as leituras que faz. Pode tornar este passatempo, num rendimento extra, seja em livros ou outra atividade.
Existem alturas que não temos tempo para ler ou não nos apetece. No entanto, o segredo é mesmo não deixar de ler, mesmo que sejam poucos os livros. Um estudo realizado pela Porto Editora em 2019, mostrou que a maioria dos portugueses (52%) afirmou ler entre 1 e 5 livros por ano.
Outros 23% afirmaram ler entre 6 e 10 livros por ano, enquanto 10% disseram ler entre 11 e 20 livros por ano. Já 3% afirmaram ler mais de 50 livros por ano. Por isso, os hábitos de leitura são diferentes para todas as pessoas e não deve ser contabilizado pelo número de leituras feitas por ano.
Para nunca parar de ler, pode adquirir os seus livros da seguinte forma:
Gostou destas dicas de poupança? A Dona Poupança espera que com este artigo continue as suas leituras, mas com moderação nas compras. Lembre-se que vai sempre a tempo de aproveitar uma boa promoção, pois, estas são regulares.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Controle subscrições de serviços: evite surpresas financeiras, renegocie contratos, cancele serviços não usados e mantenha o orçamento equilibrado. Saiba mais!
Prepare o seu futuro financeiro para o próximo ano com dicas práticas e eficazes. Organize-se e alcance os seus objetivos. Saiba mais aqui!