Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
Ainda não existem artigos de transferência de crédito para exibir.
O casamento é um momento de união muito especialmente normalmente celebrado entre família e amigos. No entanto, se este momento não for bem planeado financeiramente poderá também trazer grandes problemas financeiros ao casal.
Neste artigo da Dona Poupança, preparamos um conjunto de dicas para o ajudar a celebrar o melhor dia do ano, sem pôr em causa a gestão das suas finanças.
A maioria dos casais quer casar no Verão, porque está bom tempo e a previsão de chuva, se tudo correr bem, é negativa. Por ser a época mais procurada do ano é por isso, também a mais cara! Por que não ter um casamento entre Novembro e Março? Imagine um casamento de outono, muito cosy ou no inverno com as luzes de natal?
Se quiser poupar este é o rumo. Só tem mesmo de estar preparado para enfrentar o temporal, mas como dizem “casamento molhado, é casamento abençoado”.
A maioria dos casais escolhe o sábado para conseguir reunir mais familiares e amigos. Alguns, nem precisam de tirar dias de férias para festejar a união do casal, mas como é um dia mais comum além de ser mais difícil encontrar uma data, é também um dos mais caros para celebrar o dia de casamento.
Porque não escolhe realizar o seu casamento a uma sexta-feira ou um domingo?
Além do preço ser mais baixo, terás maior facilidade em contratar os profissionais que gostasse que estivessem presentes no teu casamento, como o/a fotógrafo/a ou o catering. Visto que, em princípio, não estarão tão ocupados.
Outra forma de poupar dinheiro para o dia do casamento, passar por poupar dinheiro com os arranjos de flores. Neste ponto, a Dona Poupança sugere que pense neles na possibilidade de utilizar “flores da época”
Evite assim, pagar mais por flores que tenham de ser encomendadas. Pode, também, escolher por significados e a cor das mesmas.
Aqui estão alguns exemplos das flores de Outono:
Aqui estão alguns exemplos das flores de Verão:
Opte por arranjos simples que não sejam demasiadamente elaborados. Com, por exemplo, uma flor entre ramagens com flores da mesma cor à volta.
As damas da noiva são fundamentais num casamento e por isso também devem ter o seu bouquet.
Este deve ser mais pequeno que o da noiva e para que possa poupar o ideal é optar por um ramo ou uma única flor.
Exemplo: um bouquet só com a flor da noiva.
Os convites têm de ser enviados com antecedência para os convidados terem tempo para se prepararem. Desde tirarem férias ao guarda-roupa. Quanto aos noivos, precisam de tempo para organizar todo o evento.
Uma lista de 150 pessoas é melhor do que uma com 300 pessoas. Além de ser mais barato, um casamento pequeno e intimista é mais fácil de gerir. E não te esqueças que muitas pessoas trazem um acompanhante.
Aproveita o digital e envie o convite por e-mail.
Independentemente do casamento ser ou não no verão, deve estar sempre preparado para a chuva.
Se fizer a cerimónia e a festa ao ar livre, garanta que existe sempre uma alternativa caso comece a chuviscar.
Fica mais barato se a cerimónia e a festa forem ambas no mesmo local. Escolha um sítio com capela ou um espaço onde possas oficializar a união.
O vestido de noiva é um sonho para qualquer mulher que casar. No entanto, a compra de um vestido tão caro para uma cerimónia de apenas um dia pode ser vista como muito dispendioso.
Uma sugestão poderá passar por recorrer a vestidos de aluguer de noiva, para celebrar o seu grande dia. Além disso, outra opção pode passar por pedir emprestado a um familiar ou amigo que tenha casado. Será muito mais autêntico este grande dia. Da mesma forma, o fato do noivo também poderá ser escolhido numa casa de segunda mão, pois na verdade ele acabará por ser vestido apenas uma vez na vida.
Muitas empresas, especialistas em casamentos, organizam tudo o que os noivos precisam para o casamento de sonho. No entanto, todos os serviços extra que contratar terão que ser pagos por si.
Neste sentido, é aconselhável que você mesmo, juntamente com o seu amado ou amada procure planear o seu casamento. Comece por ir a férias temáticas, conhecer os preços e todos os detalhes que deve preparar o seu casamento. Deste modo, terá uma visão mais abrangente do que poderá fazer, e assim poupar imenso tempo e dinheiro.
As lembranças dos convidados são sempre um miminho especial oferecido pelos noivos aos convidados por terem participado no grande dia. Elas devem ser sempre pensadas com especial carinho, mas não deverão acarretar grandes custos. Uma sugestão poderá passar por oferecer uma fotografia por exemplo da sessão de solteiro. Fale com o fotografo que irá fotografar o seu casamento e verifique se não haverá a possibilidade de existirem parcerias para que, por exemplo, uma prenda como esta fique mais em conta.
O casamento pode ser adaptado para miúdos a graúdos, o importante mesmo é que no final de tudo seja feliz e cumpra com todos os seus objetivos. Se estiver a precisar de ajuda para melhorar a gestão das suas finanças, conte com a ajuda da Dona Poupança para o ajudar.
Partilhe este conteúdo
Receba sugestões de Poupança, Finanças e Investimentos no seu e-mail. Comece já a simplificar a suas finanças!
Ao submeter o e-mail, concorda com os Termos e Condições e com a Política de Privacidade.
Controle subscrições de serviços: evite surpresas financeiras, renegocie contratos, cancele serviços não usados e mantenha o orçamento equilibrado. Saiba mais!
Prepare o seu futuro financeiro para o próximo ano com dicas práticas e eficazes. Organize-se e alcance os seus objetivos. Saiba mais aqui!