Política de Privacidade

  1. O nosso compromisso

O nosso compromisso, enquanto marca da Unipeople – Intermediação de Crédito, Unipessoal, Lda, registada junto do Banco de Portugal com o número 0006413, nos termos do disposto artigo 3.o, n.o 1 do Decreto-Lei n.o 81-C/2017, e enquanto empresa de Mediação de Seguros, Registada junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensão com o número 414409578, passa por (i) ser transparente na relação com os nossos clientes e parceiros, (ii) queremos estar próximos dos nossos clientes, para oferecer um tratamento especial a cada cliente, (iii) procurar sempre a simplificação do tratamento dos processos, (iv) gerar confiança através do profissionalismo e da idoneidade, promovendo saúde financeira e a poupança, (v) ter o compromisso de prestar o melhor serviço de acompanhamento, procurando ajudar os nossos clientes a encontrarem a melhor solução para o seu caso.

Para cumprirmos o nosso compromisso, é importante (i) manter a segurança e proteção dos dados pessoais de cada cliente, (ii) dispor de ferramentas adequadas que possibilitem o exercício dos direitos dos titulares dos dados pessoais, (iii) respeitar o Regulamento (EU) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de Abril de 2016 – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), (iv) cumprir os deveres de confidencialidade que decorrem da atividade de intermediário de crédito e de mediação de Seguros, nos termos do disposto na legislação nacional aplicável.

  1. Quem somos

A Dona Poupança, marca da UniPeople Crédito, é o Responsável pelo Tratamento dos Dados Pessoais dos Clientes e Colaboradores respetivos e quem, neste âmbito, decide quais os dados recolhidos, os meios de tratamento e as finalidades para que os dados são tratados.

Consideramos essencial a adoção de todas as boas práticas para o  tratamento de dados pessoais e por isso a UniPeople propõe-se (i) monitorizar a conformidade do tratamento de dados com as normas aplicáveis, (ii) ter um contacto específico para esclarecimento de questões relativas ao tratamento de dados, (iii) pretende cooperar com a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), na sua qualidade de autoridade nacional de controlo (iv) trabalhar em conjunto com os seus subcontratantes para garantir o pleno cumprimento da política de proteção de dados.

Os dados de contacto para esclarecimentos sobre proteção de dados:

  1. Que dados pessoais recolhemos e tratamos

Dados pessoais são informações relativas a uma pessoa singular, identificada ou identificável, bem como o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação do seu titular. Os dados pessoais que tenham sido descaracterizados, codificados ou mesmo pseudónimos, mas que  conjuntamente utilizados possam identificar uma pessoa singular, são também  considerados dados pessoais.

Dados recolhidos na subscrição da newsletter        

Os dados pessoais indicados (e-mail) são processados, guardados pela Unipeople e utilizados unicamente para o envio da Newsletter. A Dona Poupança não partilha ou cede estes dados a entidades terceiras, bem como irá mantê-los unicamente pelo período em que a subscrição vigorar. Pode cancelar em qualquer momento a subscrição desta newsletter, clicando “cancelar newsletter” no rodapé do e-mail da mesma. Poderá igualmente, em qualquer momento, retirar o seu consentimento ou opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais, assim como pedir a sua retificação, limitação ou eliminação (“direito ao apagamento dos dados”), nos termos e nos limites estabelecidos no RGPD, através dos endereços: [email protected].

As principais categorias de dados pessoais que tratamos são:

  • Identificação e contactos
  • Nome, morada, contacto de telemóvel, contacto de telefone, endereço de correio eletrónico, número de identificação civil e número de identificação fiscal.

Dados Biográficos

Nacionalidade, sexo, data de nascimento, naturalidade, estado civil, informação sobre o agregado familiar, dados sobre a profissão (como por exemplo, o número de anos que trabalha na atual empresa) e habilitações académicas.

Dados financeiros

Vencimento (i) mensal, (ii) anual, responsabilidades financeiras junto das instituições de crédito e património financeiro.

Segmentos e perfis

Perfil ou grau de risco de crédito, perfil para aquisição de produtos de investimento (através de seguros de capitalização), perfil para segmentação comercial de serviços que visam a poupança como (i) créditos (ii) seguros, (iii) eletricidade, (iv) gás.

Opiniões e preferências

Gestão de dados referentes a respostas a questionários de satisfação, gestão de comentários de clientes efetuados nas redes sociais (i) Facebook, (ii) linkedin, (iii) Instagram, gestão de comentários nos sites (i) www.donapoupanca.pt.

Conteúdos 

Gestão da informação contida nas comunicações entre o cliente e a Unipeople (i) escrita, (ii) telefónica e (iii) WhatsApp.

Utilização de sites e aplicações

Páginas visitadas, endereço IP, localização geográfica e browser utilizado.

A Unipeople obtém os dados através dos seguintes canais:

Dados fornecidos pelos clientes

Elementos fornecidos diretamente pelos clientes (i) no processo de subscrição do pedido no site www.donapoupanca.pt, (ii) nos e-mails trocados entre o cliente e o analista/negociador/formalização, (iii) nas interações ao telefone entre o cliente e o analista/negociador/formalização ou nas deslocações que o cliente pode fazer à nossa Loja em Lisboa, (iv) através da resposta a questionários de satisfação

Definição de Perfis 

Dados analíticos produzidos pela Dona Poupança, através da aplicação de modelos estáticos aos dados recolhidos.

Cookies persistentes

O site da Dona Poupança possui cookies que geram dados relativos à utilização do site por parte dos clientes (exemplo: artigos mais vistos pelo cliente, o tempo que passa em cada artigo, o tempo que passa no site). 

Dados obtidos de entidades terceiras

A Dona Poupança obtém dados por parte de entidades terceiras (parceiros), referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo, (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros. Quando o processo segue para formalização obtemos dados (i) referentes à carta de aprovação, (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

Obrigação de fornecer os dados pessoais 

No âmbito das obrigações legais relativas ao regime da prevenção do branqueamento de capitais, a UniPeople tem que identificar os clientes para obter um financiamento, normalmente através do documento de identificação. Se não for efetuada esta identificação, a Dona Poupança, marca da UniPeople, não pode dar seguimento ao processo, sob pena de incorrer em infração.  No decorrer da relação comercial entre o cliente e a Dona Poupança, será necessário o envio de outros documentos por parte do cliente para o cumprimento de obrigações pré-contratuais e contratuais, necessárias para a formalização do processo.

  1. Como tratamos os dados pessoais

O tratamento de dados pessoais abrange um amplo conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais, por meios manuais ou automatizados. Inclui a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição de dados pessoais.

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) aplica-se ao tratamento de dados pessoais por meios total ou parcialmente automatizados, bem como ao tratamento por meios não automatizados de dados pessoais contidos em ficheiros.

Na Dona Poupança, marca da UniPeople, tratamos os dados pessoais de forma leal e transparente, de acordo com os seus fundamentos de licitude e com finalidades específicas.

Cumprimento e execução contratual

Finalidades de tratamento

Recolha e registo de dados pessoais e documentos comprovativos dos dados recolhidos, armazenamento das comunicações entre o cliente e a Dona Poupança, marca da UniPeople.

Gestão de risco

Análise dos critérios de risco como taxa de esforço, rendimento líquido disponível e DSTI, bem como possíveis incumprimentos ou moras no pagamento da prestação.

Gestão de produtos

Recolha de dados para disponibilizar novos produtos ou melhorar os produtos disponíveis aos clientes. Possibilitar que o cliente, possa conhecer outras formas de poupança, em telecomunicações, energia e eletricidade através das suas empresas parceiras. Apoiar os clientes na procura ativa de imóvel para aquisição, bem como apoiar os clientes na venda ativa do seu imóvel, através de empresas do grupo e empresas parceiras.

Gestão de contactos e reclamações

Receção, análise e resposta a pedidos de informação e reclamação por parte dos clientes. O pedido de informação ou de reclamação, pode chegar através de vários canais, como o digital, telefónico ou via carta.

Gestão de contactos ´

Receção, análise e resposta a pedidos de informação por parte dos clientes.

O pedido de informação pode chegar através de vários canais, como o digital, telefónico ou via carta.

Reclamações

Na Dona Poupança, marca da UniPeople, recebemos e tratamos a informação proveniente da recepção das reclamações com Idoneidade, Rigor e Transparência.

Quaisquer reclamações, no âmbito da prestação de serviços de intermediação de crédito ou mediação de seguros, poderão ser apresentadas através de vários canais, como o digital, telefónico ou via email através do endereço [email protected], indicando expressa e circunstancialmente os fundamentos da reclamação e todos os elementos identificativos que motivaram a mesma.

O cliente igualmente dispõe da possibilidade de recorrer a meios de resolução alternativa de litígios, junto do CACCL, com sede em Lisboa, onde poderá apresentar as suas reclamações de forma a impedir conflitos com este intermediário de crédito.

As respostas poderão ser dadas pelos mesmos meios, num período de 30 dias a contar da recepção da reclamação.

Cumprimento de obrigações legais e regulamentares

Finalidade do Tratamento

Gestão de risco

Análise de rácios e de critérios de ponderação de risco, como taxa de esforço, verificação da identidade dos titulares do crédito, experiência profissional, etc.

Prevenção de fraudes

Detecção de fraudes, com por exemplo: adulteração de cartões de identificação, recibos de vencimentos, extratos bancários.

Prevenção de crimes de branqueamento de capital e financiamento ao terrorismo (BCFT)

Recolha e análise da cópia dos documentos de identificação dos intervenientes do crédito, para evitar situações de BCFT.

Contabilidade e reporte financeiro

Registo contabilístico, e elaboração de relatórios financeiros, como balanço e demonstração financeira.

Prestação de informações e resposta a pedidos de autoridades públicas

Prestação de informação obrigatória a entidades públicas, e a pedidos provenientes dos reguladores do sector. (exemplo: tribunais, política, CMVM, Banco de Portugal, CNPD, ASF).

Interesse legítimo

A Dona Poupança, marca da UniPeople, procede ao tratamento de dados pessoais para realizar tarefas relacionadas com as suas atividades. O tratamento é efetuado no âmbito da relação com o cliente, quando efetua o tratamento de dados pessoais para efeitos de comercialização direta de outros produtos ou apresentação de informações relevantes. A Dona Poupança, marca da UniPeople, apenas solicita os dados necessários para apresentar as propostas de poupança, para os produtos que são do interesse legítimo, como Seguros, Créditos, Poupança, Fiscalidade e Contabilidade.

Finalidades de tratamento:

Prestação de informação ao cliente

Envio de informação relevante referente aos produtos comercializados pela Dona Poupança, marca da Moib, a informação poderá ser enviada em vários formatos, como, e-mail, carta, SMS.

Marketing 

Prestação de informação ou realização de campanhas através de telefone, mensagem, correio eletrónico ou por correio, para estimular a utilização ou promover a aquisição ou subscrição de produtos ou serviços. As campanhas poderão ser geradas através de definição de perfis do cliente.

Segmentação de clientes

Para que os produtos e serviços disponibilizados pela Dona Poupança, marca da UniPeople, vão ao encontro das necessidades específicas de cada cliente, é efetuada a caracterização e segmentação dos clientes.

Definição de Perfis

A Dona Poupança, marca da UniPeople, poderá tratar os dados dos clientes para criar produtos e serviços mais adequados aos interesses e preferências dos clientes, para definir o seu perfil de utilização, grau de interesse e avaliar a sua propensão relativa aos mesmos. Com isto, procuramos personalizar o atendimento que é efetuado em cada contacto com o cliente.

Assiste-lhe o direito de recusar que os seus dados sejam perfilados, o que irá implicar que deixe de ter um atendimento personalizado.

Avaliação da satisfação e qualidade do serviço

São realizados questionários de satisfação, para aferir o grau de satisfação do atendimento prestado, bem como aferir o grau de satisfação dos produtos contratualizados, podendo ser proposta a análise de serviços complementares, como por exemplo:  análise ao spread do Crédito Habitação, análise da carteira de seguros.

Controlo de gestão

Produção de informação para controle e gestão da Dona Poupança, marca da UniPeople.

Auditoria

Será efetuada a recolha de dados para a realização de auditorias. As auditorias serão realizadas pela Dona Poupança, quando se trata de avaliar a qualidade do serviço prestado aos clientes, a qualidade de gestão de processo junto do cliente e do banco por parte da equipa da Dona Poupança, marca da UniPeople. A auditoria ao nível financeiro, será realizada pelo departamento financeiro da Dona Poupança, marca da UniPeople.

Gestão e segurança do sistema de informação 

A Dona Poupança, marca da UniPeople, regista o acesso e utilização por parte dos clientes. Esta informação é utilizada para melhorar a experiência e a relação entre o cliente e a equipa da Dona Poupança, mas também para efeitos de segurança. É efetuada a análise periódica a potenciais incidentes de segurança de informação.

O consentimento do titular dos dados

A Dona Poupança poderá efetuar outros tratamentos aos dados, desde que obtenha o consentimento prévio, expresso, por via informática, escrito, oralmente ou através de uma ação explícita, informada e livre.

Finalidades de tratamento:

Prova de informação de consentimento

E-mail enviado por parte dos clientes, gravação de chamadas, documento assinado por cliente, são alguns dos exemplos de provas de consentimento utilizados pela Dona Poupança, marca da UniPeople.

Estudos de mercado

Recolha e análise de dados pessoais no contexto de estudo ou análise de mercado.

Personalizar a experiência dos utilizadores

Utilização de Cookies para registo de atividade e de preferências dos clientes nos sites da Dona Poupança, marca da UniPeople.

Utilização de Cookies para registo de atividade e de preferências dos clientes nos sites da Dona Poupança, marca da UniPeople.

A Dona Poupança, marca da UniPeople, apenas efetua tratamento de dados pessoais devidamente autorizados e sujeitos a informação prévia aos respetivos titulares. Eventuais tratamentos de dados secundários adicionais apenas são realizados se (i) forem compatíveis com as finalidades autorizadas e comunicadas aos titulares ou (ii) se forem objeto de consentimento específico e explícito dos titulares dos dados.

  1. Quais são os prazos de conservação e tratamento dos dados pessoais

A Dona Poupança, marca da UniPeople, conserva e trata os dados pessoais apenas pelo tempo necessário e enquanto subsistirem as legítimas finalidades para as quais o cliente se inscreveu e para o cumprimento de obrigações contratuais, legais e regulamentares ou para proteção dos interesses legítimos da Dona Poupança.

Fundamentos para a conservação de dados pessoais:

Interesse legítimo

A Dona Poupança, marca da UniPeople, poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentam, nomeadamente a defesa da Dona Poupança em processos judiciais.

Obrigação legal ou regulamentar 

Prazos legais de prescrição associados a obrigações legais, fiscais /contabilísticas ou regulamentares.

  1. Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais

A Dona Poupança, marca da UniPeople, garante o exercício dos direitos dos titulares dos dados em relação ao respectivo tratamento.

Direitos do titular

Acesso

Os clientes têm direito a ter acesso aos dados pessoais que fornecem à Dona Poupança e às respetivas condições de tratamento. Este acesso é feito através da sua área pessoal, que contém toda a informação relativa ao processo.

Retificação

Os clientes têm direito de solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos (Exemplo: morada, endereço de e-mail, contacto telefónico).  Esta retificação é feita através de email.

Oposição

Os clientes têm o direito de se oporem ao tratamento de dados baseados no interesse legítimo da Dona Poupança.

Retirada do consentimento

Os clientes têm o direito de retirar o consentimento de tratamento dos seus dados pessoais.

Esquecimento

O cliente tem o direito de solicitar o apagamento dos seus dados pessoais detidos pela Dona Poupança, marca da UniPeople, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação pela Dona Poupança (exemplo: cumprimentos de obrigações legais e fiscais, defesa da Dona Poupança ou de terceiros num processo judicial).

Limitação

Os clientes têm o direito de pedir a limitação de tratamento dos seus dados pessoais quando (i) contestam a exatidão dos dados pessoais, (ii) o tratamento for ilícito e se opuserem ao apagamento dos dados pessoais.

Reclamação junto da CNPD

Os clientes têm o direito a apresentar reclamações junto da CNPD em relação a matérias relativas ao exercício dos seus direitos e à proteção dos seus dados pessoais.

Os clientes podem exercer os seus direitos, de acordo com o RGPD,  através de solicitação escrita para o endereço postal indicado ou correio eletrónico para os contactos indicados da Dona Poupança, marca da UniPeople. A Dona Poupança responderá aos pedidos no prazo máximo de 30 dias, podendo se alongar no prazo de resposta para pedidos especialmente complexos. Nestes casos, a Dona Poupança informará os clientes da necessidade de aumentar o prazo de resposta por um período adicional de 30 dias, justificando o porquê.

Sempre que a Dona Poupança, marca da UniPeople, considere que não é possível corresponder aos pedidos os clientes serão informados das razões, nos prazos acima identificados.

O exercício dos direitos é gratuito. No entanto, a UniPeople poderá aplicar uma taxa administrativa pelos custos associados a situações consideradas excessivas / recorrentes, anómalas e/ou de má-fé.

  1. Que dados pessoais partilhamos

Os colaboradores da Dona Poupança têm acesso aos dados pessoais, na medida do necessário, para o desempenho das suas funções, bem como para garantir o cumprimento de todas as obrigações legais da Dona Poupança, marca da UniPeople, enquanto intermediário de crédito vinculado. Adicionalmente, os dados pessoais podem ser disponibilizados a entidades terceiras no interesse legítimo do Cliente:

Empresas do Grupo UniPeople

Empresas do Grupo Planning4Life

Empresas dominadas ou participadas pela Dona Poupança

Organismos Públicos e de supervisão 

Banco de Portugal, ASF, CNPD, autoridades fiscais, sempre que para tal exista uma obrigatoriedade legal ou regulatória.

Entidades terceiras

Parceiros   

Entidades subcontratantes 

Entidades subcontratantes e prestadoras de serviços, que atuam em nome ou sob instruções da Dona Poupança, marca da UniPeople.

A transferência de dados pessoais para entidades terceiras apenas são efetuadas quando exista autorização bastante no âmbito da relação com o cliente e/ou quando os subcontratantes encarregados pela Dona Poupança garantam de igual modo a observância do sigilo dos dados pessoais dos clientes, bem como as demais normas e legislação de proteção de dados.

CONSENTIMENTO DE TRATAMENTOS PARA FINS PUBLICITÁRIOS

Ao ceder os seus dados para fins de marketing e publicidade, o Utilizador declara dar o seu consentimento expresso para que a Dona Poupança recolha e trate esses dados com a finalidade da exploração comercial da base de dados através do envio de comunicações comerciais de terceiros ou da realização de estudos de mercado. Para tal é necessário submeter esses dados a operações de padronização, filtragem e verificação. Os setores de atividade a partir dos quais o utilizador aceita receber informação serão:

  • Telecomunicações
  • Financeiro/Crédito
  • Seguros
  • Saúde
  • Editorial
  • Lazer
  • Grande consumo
  • Ótica e optometria
  • Próteses e Apoio Auditivo
  • Imobiliária
  • Automotor
  • Estudos de Mercado
  • Propaganda eleitoral
  • Prestação de Serviços
  • Educação/Formação/Emprego
  • Energia e água
  • ONG
  • Segurança e Alarmes
  • Turismo
  • Saúde e Cuidado Pessoal

As campanhas de publicidade, tanto as realizadas pela Dona Poupança como por empresas, organizações ou entidades terceiras poderão ser realizadas pelos seguintes meios:

  • correio electrónico,
  • correio postal,
  • chamadas telefónicas para linhas fixas ou móveis,
  • envio de mensagens SMS e/ou MMS,
  • serviços de mensagens multiplataforma, chat ou qualquer tipo de comunicação análoga.
  1. Como protegemos os dados pessoais

A proteção da confidencialidade e da integridade dos dados dos nossos clientes é considerada pela Dona Poupança, marca da UniPeople, como um dos pilares fundamentais na relação de confiança para com as pessoas que recorrem aos nossos serviços.

A Dona Poupança, marca da UniPeople, tem implementado medidas organizativas, processos e sistemas de segurança adequados para proteger os seus dados pessoais contra a destruição, a alteração e o acesso não autorizado.

A Dona Poupança, marca da UniPeople, está empenhada em continuar a desenvolver processos e sistemas de segurança, que visam a proteção dos dados pessoais dos seus clientes.

  1. Alterações à política de privacidade

A Dona Poupança, marca da UniPeople, reserva-se no direito de, a qualquer momento, fazer alterações à política de privacidade, para adequá-la às melhores práticas do mercado ou a futuras alterações legislativas ou regulamentares, visando, sobretudo, reforçar os direitos dos consumidores. Poderá encontrar a política de privacidade atualizada para consulta no site www.donapoupanca.pt.

Também poderá ver a nossa Política de Cookies.

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