Emigrar ou ficar?

5 motivos para emigrar de Portugal VS 5 motivos para ficar em Portugal

Emigrar ou ficar é, neste momento, a maior dúvida para quem quer encontrar uma vida melhor. Continuar a tolerar o aumento do custo de vida, trabalhar por um salário mínimo e permanecer na casa dos pais é o cenário atual que muitos vivem. 

Queres mudar de vida? Ter um melhor emprego? O que fazer? Emigrar ou ficar?
Queres mudar de vida? Ter um melhor emprego? O que fazer? Emigrar ou ficar?

O ano 2024 continua a trazer notícias desanimadoras. Tudo permanece igual aos anos anteriores. O país vive uma crise política e económica e os jovens continuam com empregos precários. Como indica a notícia do jornal Expresso, 95% dos jovens entre os 15 e 24 anos ainda vivem com os pais. 

Emigração é um tema cada vez mais falado. Os principais destinos são: Suíça, Espanha, Países Baixos, Alemanha, Luxemburgo e Dinamarca. Fica a par destas informações no Observatório da Emigração. 

Por isso, o que será melhor para ti? 

Menu do artigo

Emigrar ou ficar? 5 motivos para emigrar de Portugal

As razões para emigrar podem ser muitas, como, por exemplo, sair da tua zona de conforto, experienciar uma nova cultura, conhecer outras pessoas e/ou viver uma aventura.

No entanto, existem, normalmente, três GRANDES razões que nos levam a emigrar. Estas são: 

  • Fatores sociais e/ou políticosProcura por melhores condições de vida e políticas que protejam direitos humanos e sociais; 
  • Fatores demográficos e económicos – Procura por salários mais elevados, melhores opções de emprego e oportunidades na área da educação;
  • Fatores ambientais e/ou saúde – Procura por países menos poluídos para uma maior saúde, assim como programas relacionados com o ambiente e a sustentabilidade.

Ganhar um salário mais elevado

Estás desempregado? Trabalhas, mas não gostas das condições? Estás a recibos verdes? Ganhas o salário mínimo? Tens um salário que não consideras adequado para aquilo que fazes?

São todas razões válidas para procurares melhores condições de vida. A Geração à Rasca, manifestação do dia 12 de março de 2011, que reivindicava melhorias nas condições de trabalho, como o fim da precariedade, e que marcou a década, mantém-se presentemente.

Como podemos ler no site da Fundação José Neves: “Em Portugal, o emprego jovem continua a ser de baixa qualidade e esta tendência é acentuada durante as crises económicas.”

56% dos trabalhadores portugueses receberam menos de mil euros
56% dos trabalhadores portugueses receberam menos de mil euros

Viver uma vida melhor

Outros países oferecem excelentes condições e apoio inicial a imigrantes que cumpram determinados requisitos, como, por exemplo, conhecer a língua, ter determinada habilitação e/ou competências e querer residir em determinada zona.

Ao mudar, é normal que se procurem melhores condições para se ter o estilo e a qualidade de vida que não se tem em Portugal.

Alcançar a independência

Como foi referido acima, os jovens ainda dependem muito dos seus pais. É difícil ter habitação própria, seja esta arrendada ou comprada. 

Com a precariedade, recorrer a créditos (habitação, automóvel, etc.) torna-se assustador, fazendo com que os jovens atrasem o arranque da sua independência.

Ao contrário de outros países em que, além do rendimento ser mais elevado, encontras mais oportunidades de emprego e uma relação melhor entre os salários e a carga fiscal. 

Crescer profissionalmente

Não se vive só do aumento do salário, mas de carreiras profissionais enriquecedoras.

Uma carreira profissional impactante é conseguir ter várias experiências, passar por vários cargos e responsabilidades, trabalhar em equipa, representar a empresa em eventos e conferências, partilhar conhecimento... 

No entanto, em Portugal, as carreiras estão congeladas e não é fácil subir de cargo. É mais fácil optar pelo conforto do que sair à procura de novas oportunidades, pois, ao sair, troca-se um ambiente estagnado por outro. 

Ir por influência de amigos

Existem muitas razões para sair de Portugal. Emigrar ou ficar? Esta é uma dúvida que pode surgir mais facilmente quando vemos os nossos amigos a ter sucesso e uma vida melhor lá fora. 

5 motivos para ficar em Portugal

Ficar com a família

A família é a razão número um para não emigrar. Não é preciso ter vergonha em admitir que não passamos sem os nossos pais, irmãos, tios, avós e/ou primos. 

Estar longe é perder muita coisa. Especialmente, tempo com quem mais amamos. Quem emigra pode fazê-lo por um período curto, mas ter sempre intenções de regressar.

Porém, os regressos podem ser demorados e difíceis de concretizar.

Um dos motivos que nos impedem de emigrar é deixar a família

Gostar demasiado do clima

Quando estrangeiros chegam a Portugal, a primeira impressão que têm é a de que o clima é ameno e os invernos não são muito rigorosos.

Noutros países, dependendo da tua escolha, podes ter de te adaptar ao frio, gelo e vento. 

O bom português gosta de apanhar sol, passear, estar na esplanada a beber o seu café e este estilo de vida pode fazer muita falta.

Aprender outro idioma

Emigrar significa aprender. Enquanto turista, podes falar a língua inglesa, mas, se fores viver e trabalhar para outro país, tens de falar e escrever nessa língua, seja o Francês, o Alemão...

Talvez, se decidires ir, o melhor será ir para um país onde te sintas confiante de que consegues aprender. Pois, nem sempre é fácil aprender uma língua nova, especialmente, se for muito diferente da nossa.

Adaptar a uma cultura diferente

Emigrar exige que te adaptes a uma cultura e a um modo de viver diferentes do que conheceste até agora. No início, a adaptação pode ser difícil, mas, depois, adotas esses hábitos e costumes.

Estes hábitos e costumes podem ajudar-te a integrar melhor, assim como a começar novas rotinas e passatempos. 

Os teus amigos até vão notar a diferença, podendo comentar que “estás diferente”. Mas, para ti, as boas mudanças são sempre bem-vindas.

Não te preocupes se sentires que os teus amigos se estão a afastar, porque já não têm nada em comum. É normal que isso acabe por acontecer. No entanto, vais conhecer outras pessoas, formar novas amizades e encontrar a tua “tribo”. 

Afinal, emigrar é mais do que ir embora, é começar do zero.

Procurar outras hipóteses

Podes ter dificuldade em sonhar em Portugal, mas emigrar não é para ti.

Então, ficas, mas tens ideias. Existem programas para as colocar em prática. Vais empenhar-te no sentido de seres tu a dar-te a ti a oportunidade.

Pois, o português é conhecido pela sua perseverança, sentido de propósito e luta.

Conclusão 

Vão sempre existir vantagens e desvantagens na emigração e, por isso, vais ter sempre momentos de arrependimento se optares por ir ou ficar.

São muitos os obstáculos que podem impedir-te de ir, como a família ou a idade. No entanto, não te deves prender a estas questões. Não existe uma idade limite para emigrar, pois não precisas de o fazer quando és jovem, podes ir a qualquer altura desde que tenhas um plano.

E a família só quer o teu melhor e que sejas feliz aqui ou lá. Hoje, é fácil saber como é estar do outro lado do mundo. São as partilhas nas redes sociais, os amigos, a informação disponibilizada aos imigrantes e as histórias de sucesso que comparam uma vivência com a outra. 

A questão vai sempre permanecer. Emigrar ou ficar? Dizer adeus à família, fazer as malas e deixar tudo o que amamos por uma vida melhor? 

As nossas decisões vão ter sempre ter consequências positivas e negativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida