Como sair da casa dos pais

Como sair da casa dos pais pode ser o objetivo de muitos jovens, mas ganhar a independência financeira pode ser difícil com o elevado custo de vida.

 

Os jovens representam uma parcela significativa da população mundial, o que destaca a importância de realçar as necessidades e desafios desta faixa etária, entre os seus 15 e 24 anos.

Como sair da casa dos pais e alcançar a independência financeira com uma crise económica?
Como sair da casa dos pais e alcançar a independência financeira com uma crise económica?

Menu do artigo

A Organização das Nações Unidas (ONU) mencionou que no ano de 2020, a população global de jovens (15 a 24 anos) era de aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas.

Estes jovens, certamente, querem sair da casa dos pais e tornarem-se independentes, mas os dados mais recentes não são muito positivos. Segundo o INE, o risco de pobreza aumentou para 18,4% em 2020 – 2021.

Com a inflação, o custo do aumento de vida, as subidas das taxas de juros no crédito habitação, os salários mínimos ou estagnados, levam a uma crise financeira e à impossibilidade de estes jovens se tornarem independentes dos pais.

Se este tema te interessa, houve este podcast, sobre “Quais as grandes dificuldades para os jovens de hoje?”.

Como sair da casa dos pais

Em Portugal os jovens saem mais tarde da casa dos pais em comparação com o resto da União Europeia. Estima-se que com a idade de 33 anos, mas a insegurança profissional e as más condições atrasam esta decisão.

Planeamento financeiro: plano para sair da casa dos pais

Às vezes é impossível tomar decisões, porque falta organização, planeamento e acima de tudo poupanças.

Sair da casa dos pais é uma grande decisão financeira e pessoal. É essencial planear cuidadosamente para garantir uma transição suave e minimizar riscos financeiros.

A história do Eduardo

O Eduardo Silva, com 28 anos, sempre sonhou em alcançar a independência financeira e sair da casa dos pais para seguir os seus próprios sonhos e projetos. Formado em Administração e com um emprego estável, sentia que tinha chegado a hora de dar o próximo passo.

Embora com um salário razoável, as despesas como o transporte, a alimentação, entre outras, consumiam grande parte dos seus rendimentos. Tentou, por algumas vezes, encontrar um apartamento acessível para alugar, mas os altos valores e os custos adicionais impossibilitavam o arrendamento ou compra.

A única hipótese é partilhar um apartamento com outras pessoas, mas seria, também, voltar aos tempos de estudante universitário a viver num dormitório.

Por mais determinação que tenha, Eduardo continua dependente dos pais, o que gera um sentimento de frustração e inadequação.

Não quer ser uma responsabilidade para a família, mas também não sabe como sair da situação e alcançar a sua tão sonhada liberdade financeira.

Criar um orçamento

Para começares a trabalhar no teu projeto “como sair da casa dos pais” tens de fazer um orçamento mensal.

Neste orçamento, vais apontar todas as tuas despesas mensais, incluindo crédito automóvel, entretenimento, alimentação, transporte, contas de serviços streaming e/ou smartphone, seguro, entre outros.

Depois de teres todos os teus gastos do mês, vais começar a comparar despesas com o mês anterior e a tomar decisões. Por exemplo, onde tens de cortar despesas, quanto vais poupar e de quanto precisas para te tornares independente.

Utiliza estas ferramentas para fazer o teu orçamento, aqui.

Definir objetivos financeiros

Definir os teus objetivos financeiros obriga-te a torná-los realidade. Assim, sabes o que queres (sair da casa dos pais) e quando deves alcançar essa meta (em três anos, por exemplo).

Fundo de emergência e outras poupanças

Cria um fundo de emergência antes de sair de casa. O fundo de emergência tem de  cobrir três a seis meses das tuas despesas básicas, pois caso ocorram imprevistos após a mudança, estás seguro.

Caso algo corra mal tens o teu fundo de emergência ou, podes sempre voltar para a casa dos teus pais. Não é nenhuma vergonha recomeçar de novo. Aprendemos com os nossos erros.

Tens de ter em atenção:

  • O impacto da pandemia por COVID-19;
  • A guerra na Ucrânia;
  • Os preços dos combustíveis;
  • O preço dos bens essenciais;
  • Aumento da prestação da casa (incluindo arrendamentos).

Poupar é o segredo

É importante poupar todos os meses, independentemente da quantia.

Poupa logo assim que recebes, desta forma, tens de gerir o teu mês sem essa quantia. É como se ela não existisse.

Esta poupança é para os teus objetivos financeiros (como sair da casa dos pais) ou pode ser para coisas que queres, como produtos ou atividades de lazer/passeios.

Reduzir dívidas

Se tiveres dívidas, como crédito pessoal ou cartões de crédito, tenta reduzi-las ao máximo possível. Desta forma, evitas que a dívida possa ser um motivo para regressar a casa dos pais.

Estabelece uma fonte de renda estável

Garante uma fonte de renda estável antes de sair de casa. Isto é, como um emprego, trabalhos como freelancer, entre outros.

Se tiveres numa situação instável ou até mesmo de desemprego, não deves sair imediatamente da casa dos teus pais. Tens de analisar muito bem a tua situação:

  • Financeira e profissional;
  • Condições da habitação se é ou não partilhada;
  • Oportunidades de emprego.

Pesquisar opções de habitação

Antes de sair da casa dos teus pais, investiga as opções de habitação disponíveis. Podes arrendar um apartamento, dividir a casa com colegas de quarto ou até mesmo comprar uma propriedade.

Para o caso de quereres comprar casa, conhece os cuidados que deves ter aqui.

Despesas Adicionais

Quando vais mudar de casa, existem outras despesas que tens de considerar, principalmente os custos de mudança, se contratares uma empresa.

Seguro de saúde

Agora que estás a pensar mudar de casa, tens de considerar outras situações, como, por exemplo a tua saúde.

É importante que tenhas um seguro de saúde para garantir acesso a serviços médicos e cuidados de qualidade em caso de necessidade.

Plano de saúde ou seguro de saúde?

Aprender mais sobre finanças pessoais

Aprender mais sobre finanças pessoais é importante para saberes como poupar, investir e gerir as tuas finanças pessoais de forma eficaz.

Estabelecer prioridades

À medida que começas a viver de forma independente, pode ser tentador gastar dinheiro em muitas coisas novas. Define prioridades claras e concentra-te no que é essencial para evitar gastos excessivos.

Fala com os teus pais

Tem uma conversa aberta com os teus pais sobre a tua decisão de sair. Podem dar-te conselhos financeiros valiosos e apoio emocional durante o período de transição.

Lembra-te de que sair da casa dos pais requer um planeamento cuidadoso e realista. A independência financeira é um processo gradual, e passas por um período de habituação. Ao seguir todos os passos financeiros, estarás melhor preparado para a nova fase da tua vida.

Agora estás pronto? Sabes como sair da casa dos pais? Responde a estas questões:

  • Qual é o teu orçamento mensal?
  • Quanto dinheiro tenho nas minhas poupanças?
  • Qual é o custo estimado para viver sozinho ou com colegas de quarto?
  • Tenho um rendimento estável?
  • Estou preparado para lidar com despesas imprevistas?
  • Como vou lidar com as despesas de saúde?
  • Preciso comprar móveis e eletrodomésticos para a nova casa?

Resumo

O texto fala sobre o objetivo de sair da casa dos pais e alcançar a independência financeira, principalmente entre os jovens.

Aborda a representatividade dos jovens na população mundial e destaca que a saída da casa dos pais pode ser dificultada pelo elevado custo de vida e pela instabilidade financeira.

Também apresenta a história fictícia de Eduardo Silva, um jovem que deseja sair de casa, mas enfrenta desafios financeiros.

O texto sugere algumas medidas importantes para quem deseja sair da casa dos pais, como criar um orçamento mensal, definir objetivos financeiros, ter um fundo de emergência, poupar dinheiro, reduzir dívidas e garantir uma fonte de renda estável antes de tomar a decisão.

Também menciona a importância de pesquisar opções de habitação, considerar despesas adicionais relacionadas com a mudança e ter um seguro de saúde.

Por fim, enfatiza a necessidade de aprender mais sobre finanças pessoais, estabelecer prioridades e conversar com os pais sobre a decisão de sair de casa.

O texto encerra com uma série de perguntas que o leitor deve fazer para avaliar a sua situação financeira e confirmar que está pronto para iniciar a nova fase da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

FamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamília