Red flags financeiras: os pilares de uma relação tóxica 

Algumas relações não são boas para nós. O problema é que, quando começam a ser más, nem sempre nos apercebemos disso. Por isso, hoje, vamos focar-nos na prevenção.

Se queres ter um relacionamento conhece os pilares de uma relação tóxica. São para evitar.
Se queres ter um relacionamento saudável, conhece os pilares de uma relação tóxica. São para evitar.

Conhece estas 9 red flags financeiras que representam alguns dos pilares de uma relação tóxica e poupa a tua carteira e o teu coração de mazelas futuras. Percebe se a tua cara-metade preenche esta checklist de toxicidade. 

Menu do artigo

Como NÃO ter uma relação saudável: As Red Flags Financeiras mais ácidas que vais conhecer 

Os 9 pilares de uma relação tóxica

As discussões de um casal são muitas vezes relacionados com o dinheiro. Saber identificar as red flags financeiras de um/a companheiro/a é importante para evitar uma relação sem futuro
As discussões de um casal são muitas vezes relacionadas com o dinheiro. Saber identificar as red flags financeiras de um/a companheiro/a é importante para evitar uma relação sem futuro

Não queres ter uma relação saudável? Aposto que queres! Mas e se estiveres numa relação e não te sentires feliz? Os problemas começam, realmente, quando dás por ti a aceitar os sinais como sendo comportamentos normais numa relação e a “suportar” as atitudes do/a parceiro/a. 

1. Gasta o seu e o teu dinheiro

Esta é a minha favorita. Não sei se estás a experienciar isto, ou se conheces alguém assim, mas é aquele tipo de pessoa que pede, constantemente, dinheiro. 

Sabe que tens dinheiro e o que faz? Mexe sem autorização e gasta-o. Culpa é de quem dá acesso… Isto é, se não achares piada ao desaparecimento do teu dinheiro.

Ou sabe que já recebeste, gasta o dele/a e, como precisa de mais, pede-te dinheiro emprestado.

2. Controla a tua vida 

Sabes quando não te apetece decidir nada e, simplesmente, vegetar no sofá a ver um filme? É aí que entra a tua cara-metade para te salvar da tua inaptidão.

Controla TODOS os teus movimentos e decisões. Questiona-te sobre os teus objetivos e mostra-se bastante preocupado/a com o que queres e o que será melhor para ti.

NÃO ter uma relação saudável é, sem dúvida, isto. Deixar que te guiem para que possas gerir melhor as tuas Finanças Pessoais e, assim, impedir que cries dívidas.

3. Não confia em ti 

Quando o/a teu/tua parceiro/a fala sobre os teus erros e está, constantemente, a apontar-te o dedo, é um sinal de que não confia em ti. 

Faz com que duvides de ti. Não é uma questão de autoestima, mas sim de aprimorar a tua personalidade.

Tens de te impor e mostrar as tuas capacidades e competências. Sabes por que razão tomas determinada decisão e deves mostrar que estás disponível para explicar para que juntos possam tomar melhores decisões.

4. Causa stress

Causar mau estar é um dos pilares de uma relação tóxica. Torna todas as situações desagradáveis e stressantes. É fácil magoar os sentimentos de outra pessoa e ao longo do tempo vai tornar-se complicado, levando a problemas de saúde, isolamento e depressão.

É importante trabalhar em equipa para a relação funcionar. E não impor decisões ou ideias. 

Todos temos ideias diferentes. É preciso falar sobre elas. Se um casal estiver sempre a discutir é uma red flag financeira.

5. Não te apoia ou acredita em ti

Ninguém tem só momentos bons, todos temos altos e baixos. Quando te sentes em baixo, procuras um ombro amigo, mas o/a teu/tua parceiro/a não te quer ver fraco/a. Então, chuta para um canto a tua dor para que te possas erguer mais forte.

Ansiedade financeira é o quê, exatamente? Se ele/ela não tem, tu não podes ter. Até porque ele/a faz uma boa gestão financeira. 

6. Comunica em momentos inoportunos 

Comunicar é a base de qualquer casal, mas não é para todos.

Falar inoportunamente sobre o dinheiro do casal à frente de amigos, família ou conhecidos não é o ideal. 

Deves combinar com o/a teu/tua parceiro/a um dia e uma hora para falarem sobre os vossos objetivos financeiros. Caso contrário, mostra que não têm propósito e deixa-te envergonhado/a à frente de pessoas que conheces.

7. Negligencia as poupanças do casal 

Casais que não colaboram têm tendência a sabotar as finanças, um impede que se poupe. Vai diminuindo a quantia extipulada para gastar em coisas supérfluas, mas que, no momento, acha interessante.

Sem poupanças, um casal não consegue realizar os seus sonhos, porque fica sem dinheiro para construir um fundo de emergência ou investir.

8. Mente, mas não é por mal

Falar sobre dinheiro é tabu.

Quando o/a teu/tua parceiro/a mente, é para que não te sintas mal. Pode acontecer por variadas razões, como, por exemplo, ganhar mais do que tu e não querer exibir a sua riqueza. Ou para que não saibas que tem uma má gestão financeira, dívidas ou zero investimentos. 

Mas é normal que te apercebas se estiver sempre a comprar coisas boas ou se mostrar alguma confusão quando alguém fala sobre dinheiro.

9. Dificulta o acesso à informação financeira

Um orçamento familiar no qual apontas e controlas as despesas todos os meses é necessário para saberes como está o extrato da conta. 

Mas, se o/a teu/tua parceiro/a prefere colocar tudo numa app e não partilhar contigo, significa que retém toda a informação para si.

Se cada um controla de forma diferente, surgem, no futuro, problemas, porque se torna impossível estarem os dois em sintonia. 

Conclusão

Identificar red flags financeiras é, no fundo, observar sinais de que a relação tem problemas. 

Se suportas a atitude do/a teu/tua parceiro/a, é porque estás disposto/a a sofrer nas mãos de alguém que só se quer apoderar dos teus sentimentos, personalidade e dinheiro.

É preciso ter cuidado com estas situações. Deves ser muito objetivo/a sobre a vossa relação, impor limites e respeito. Se não existir respeito mútuo, o meu conselho é que não continues com essa pessoa.

No caso de dúvidas sobre o comportamento do/da teu/tua parceiro/a, podes perguntar à tua família e amigos sobre o que acham de determinadas situações. As pessoas que estão de fora apercebem-se mais rápido de que alguma coisa não está bem. 

Quanto mais tempo te submeteres a esta situação, pior será. Pode até tornar-se difícil terminar a relação, porque algumas pessoas reagem mal, principalmente, no caso de serem controladoras, narcisistas 

Não estragues a tua vida por alguém que não te merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamília