As 8 personalidades financeiras

Sabes como lidas com o teu dinheiro? Todos nós temos uma personalidade financeira que explica a nossa relação com o dinheiro. Constituída pelos nossos hábitos de consumo, esta define se somos mais poupados ou gastadores.

É útil compreendermos quais as nossas atitudes perante o dinheiro porque, assim, torna-se mais fácil perceber quais as nossas crenças e emoções quando tomamos uma decisão financeira.

O escritor Ken Honda falou sobre as personalidades no seu livro Happy Money que mostra três tipos de personalidade que se envolvem com o dinheiro: o acumulador; o gastador; e o viciado em fazer dinheiro. Mas existem 8 personalidades distintas que são resultado de várias combinações.

Personalidade financeira
Qual será a tua personalidade financeira?

Conhece-as e vê se te revês em alguma personalidade financeira:

1. Poupador compulsivo (amontoador)

Gostas de poupar? Poupar dá-te uma sensação de segurança e, por isso, sabes sempre onde estão os melhores descontos.

Não precisas de um estilo de vida caro, porque aproveitas para participar em atividades gratuitas. Assim, poupas mais e vês a tua conta poupança a subir.

No entanto, tens tanto medo de que o dinheiro acabe que raramente mexes nas tuas poupanças.

Guardas o teu dinheiro, mas não estabeleces metas, nem objetivos. Não realizas sonhos, não gastas dinheiro em coisas que gostarias de fazer para te divertires.

Conselho: Precisas de aprender mais sobre juros compostos, ou seja, a poupança que fazes pensada no crescimento a longo prazo. O dinheiro é para te trazer conforto, aprende a usá-lo. Sabe tudo no artigo “Poupar não chega”.

2. Gastador compulsivo (Perdulário)

És um comprador nato, gastas dinheiro para te divertires. Poupar é para ti algo impensável.

O dinheiro que gastas faz te sentir que tens controlo, mas, às vezes é cansativo. Acabas por comprar o que não precisas e que facilmente fica de lado.

Como não tens controlo e não tens poupanças, não estás preparado para um imprevisto.

Conselho: Aprende mais sobre finanças pessoais com o artigo “Orçamento familiar: Uma boa gestão das finanças pessoais”.

3. Fazedor de dinheiro compulsivo

Acreditas na sorte e estás sempre focado em multiplicar o teu dinheiro. Estás, constantemente, à procura de informação para melhorar a tua técnica porque para ti o dinheiro traz felicidade.

O trabalho está primeiro na tua vida e quando te elogiam pela tua estabilidade financeira, ficas satisfeito pelo reconhecimento do teu sucesso.

Conselho: Descobre as “5 razões porque queremos ter dinheiro”.

4. Indiferente ao dinheiro

Vives uma rotina quotidiana sem te preocupares com o dinheiro. Não és pessoa de gastar muito, mas, também não sabes fazer a gestão das tuas finanças pessoais. Preferes que alguém o faça por ti.

Caso aconteça alguma coisa para a qual não estás preparado, não sabes que passos dar, não conheces os procedimentos porque vives indiferente ao dinheiro que ganhas.

Conselho: O dinheiro gera muitas emoções, conhece  as “5 razões porque não falamos sobre dinheiro“.

5. Hippie

O dinheiro não faz sentido para ti e o mundo estaria bem melhor sem ele. Preferias viver sem ele e quando podes preferes doar e ajudar outras pessoas.

Conselho: O dinheiro faz parte das nossas vidas. Aprende sobre os “Três mealheiros da poupança” e como podemos crescer com um mindset financeiro.

6. Poupador-Esbanjador

És um misto das duas coisas, mas como poupas muito, de repente, de um momento para o outro gastas tudo. Depois fica o sentimento de culpa.

Não percebes como podes ficar sem dinheiro quando és disciplinado e diligente.

Conselho: Aprende a cuidar melhor do teu dinheiro através da leitura do artigo “Previdência privada: finanças pessoais”.

7. Apostador

Corres riscos e queres viver uma vida cheia de adrenalina. Fazes dinheiro, sabes como multiplicá-lo, mas, o pior é que gastas muito.

Estás sempre atento ao mercado financeiro e apostas no melhor ativo, sofres, por vezes de perdas devastadoras ou lucros inesperados.

Conselho: Como ambicionas o risco, descobre a “Pirâmide Financeira” e estabelece prioridades.

8. Atormentado

Vives com medo de ficar sem dinheiro e tens medo de tomar decisões. Estás sempre à espera que algo corra mal.

Conselho: Sabes quais são os imprevistos que dificultam a tua vida financeira? Conhece-os aqui.

Agora que já identificaste a tua personalidade financeira está na hora de descobrires:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida