Previdência Privada: finanças pessoais

Na vida é preciso que te prepares para um pouco de tudo, porque se tiveres o cuidado de te antecipares podes ultrapassar os obstáculos mais facilmente.

Isto porque tens um plano. Sabes que aconteça o que acontecer a gestão das tuas finanças pessoais está planeada de modo a que possas viver a tua vida sem medo.

Previdência privada: finanças pessoais
Previdência privada: finanças pessoais

1. Previdência Privada

A Previdência Privada é um conceito de investimento a longo prazo. É uma forma de rentabilizar o dinheiro de maneira a que através de várias vantagens se torne um complemento à poupança.

Para conheceres melhor este conceito, este parte de um princípio em que te preparas para não dependeres de ninguém, teres a possibilidade de realizar os teus projetos ou sonhos ou cuidar de alguém que ames.

Proteção e poupança são os primeiros patamares da previdência privada para uma boa gestão das finanças pessoais.

1.1 Proteção

Existem 3 áreas em que te deves focar:

  • Rendimentos: Quando trabalhas o teu rendimento principal é o salário que recebes todos os meses. É deste dinheiro que pagas as tuas despesas fixas, mas e se acontecer um acidente, ficares doente ou fores despedido?
  • Família: O pilar da nossa existência é a família, principalmente o agregado familiar. E se inesperadamente se descobrir uma doença grave que deve ser tratada com urgência, uma morte ou problemas com a habitação?
  • Imprevistos: E se houver um roubo, acidente ou problema de saúde?

Ao planear as tuas poupanças vais garantir que não perdes o que já tens, mesmo que aconteça alguma das situações referidas acima.

Esta é a base da gestão das finanças pessoais. Mas e como te deves preparar para proteger as 3 áreas?

1.2 Poupança

  • Fundo de Emergência

Um fundo de emergência é uma salvaguarda para momentos de aflição. É a poupança a que recorres quando ficas sem rendimento principal.

Deves ter pelo menos 3 fundos de emergência, um de curto prazo (3 meses), de médio-prazo (6 meses) e de longo prazo (12 ou mais meses).

Nenhuma quantia é demasiado pequena para se começar a alimentar o fundo de emergência, por isso, começa com o que tiveres. O mais importante é não ficares no meio de um problema sem teres uma maneira de o contornar.

  • Reforma

A reforma, parecendo que não, está sempre presente. É um futuro longínquo, mas não significa estares parado à espera que o que vais receber da segurança social seja suficiente para manteres o teu estilo de vida.

Existem muitas opções para te preparares como construir a tua poupança através de seguros.

  • Carreira

Na tua profissão questiona-te do limite máximo que podes ter como profissional na tua área. Imagina que preves até aos 50. Então precisas de encontrar soluções.

Algumas profissões são consideradas de desgaste rápido, sendo necessário antecipar uma estratégia que permita viver uma vida tranquila. Vais viver de que rendimento? Das tuas poupanças ou vais criar um negócio?

  • Sonhos

Os sonhos são para se tornarem realidade, mas tens de te esforçar e trabalhar para isso. A poupança é o primeiro passo. Define objetivos e etapas para o que queres e atinge o valor que estipulaste.

Elimina as despesas desnecessárias e poupa com regularidade para concretizares os teus sonhos.

2. Investimentos

O segundo patamar é conquistar a liberdade financeira e obter património líquido. Ou seja, conquistares riqueza e ativos.

Estes podem ser, por exemplo, imóveis, veículos, ações, depósitos, títulos, entre outros.

O segredo é diversificar os investimentos para garantir retorno.

3. Atenção

É natural que se tiveres dívidas pode ser mais complicado equilibrar a gestão das tuas finanças pessoais. Não consegues chegar a tudo e é perfeitamente natural. Mas existe algumas coisas que podes fazer e ainda poupar.

  • Créditos

Renegociar;

Consolidar;

Transferir o crédito.

  • Fiscalidade: Ter uma vida financeira mais eficiente fiscalmente.

Já pensaste sobre dinheiro vs optimismo? Continua a ler “Optimismo: O Impacto da Perspectiva na nossa Carteira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida