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Conteúdo que simplifica as Finanças

Política de Privacidade

A marca Dona Poupança, pertence à empresa UniPeople – Intermediação de Crédito, UniPessoal, Lda, registada junto do Banco de Portugal com o número 0006413, nos termos do disposto artigo 3º, nº 1 do Decreto-Lei nº 81-C/2017. Enquanto empresa de Mediação de Seguros, a UniPeople está registada junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensão com o número 414409578. Como entidade administrativa, encontra-se comprometida em respeitar os princípios aplicáveis à proteção de dados e reforçar a proteção jurídica dos titulares dos dados pessoais no estrito cumprimento da legislação aplicável. Nomeadamente, em relação ao disposto no artigo 35.º da Constituição da República Portuguesa, no Regulamento (EU) 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016. Estes aspetos estão relacionados à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), na Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto. Lei esta, que assegura a execução na ordem jurídica nacional do RGPD e na Lei 59/2019, de 8 de agosto, e que aprovou as regras relativas ao tratamento de dados pessoais para efeitos de prevenção, deteção, investigação ou repressão de infrações penais ou de execução de sanções penais.

A UniPeople, procura (i) ser transparente na relação com os clientes e parceiros, (ii) quer estar próxima dos clientes, para oferecer um tratamento especial e individualizado, (iii) procura sempre a simplificação do tratamento dos processos, (iv) gera confiança através do profissionalismo e da idoneidade, promovendo saúde financeira e a poupança, (v) tem o compromisso de prestar o melhor serviço de acompanhamento, procurando ajudar os clientes a encontrarem a melhor solução para o seu caso.

Para cumprirmos o nosso compromisso, é importante (i) manter a segurança e proteção dos dados pessoais de cada cliente, (ii) dispor de ferramentas adequadas que possibilitem o exercício dos direitos dos titulares dos dados pessoais.

A nossa Política de Privacidade visa informar aos titulares sobre os aspetos relativos ao dados pessoais que utilizam para interagir com os sistemas e tecnologias da Dona Poupança, acessíveis a partir da URL https://donapoupanca.pt/ e não somente, e sobre o cumprimento das práticas de privacidade da UniPeople no que respeita à proteção desses dados.

Responsável pelo Tratamento de Dados

A Dona Poupança, marca da UniPeople Crédito, é o Responsável pelo Tratamento dos Dados Pessoais dos Clientes e Colaboradores respetivos e quem, neste âmbito, decide quais os dados recolhidos, os meios de tratamento e as finalidades para que os dados são tratados.

Consideramos essencial a adoção de todas as boas práticas para o tratamento de dados pessoais e por isso a UniPeople propõe-se a (i) monitorizar a conformidade do tratamento de dados com as normas aplicáveis, (ii) ter um contacto específico para esclarecimento de questões relativas ao tratamento de dados, (iii) pretende cooperar com a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), na sua qualidade de autoridade nacional de controlo (iv) trabalhar em conjunto com os seus subcontratantes para garantir o pleno cumprimento da política de proteção de dados.

Os dados de contacto para esclarecimentos sobre proteção de dados:

  • Dona Poupança, marca da UniPeople
  • Dados de contacto: a partir do nosso formulário de contacto para questões de Política de Privacidade.

O uso continuado do site será considerado como uma aceitação das práticas relacionadas com a privacidade e recolha das informações pessoais. Também a submissão de formulários de qualquer natureza é considerada como uma aceitação da nossa Política de Privacidade. Se tiver alguma dúvida sobre como os dados do usuário e informações pessoais são tratados, entre em contacto, ou continue a ler este documento.

Recolha de dados pessoais e principais categorias

Dados pessoais são informações relativas a uma pessoa singular, identificada ou identificável, bem como o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação do seu titular. Os dados pessoais que tenham sido descaracterizados, codificados, ou dados na forma de pseudónimos, mas que, conjuntamente, sejam utilizados para identificar uma pessoa singular, são também considerados dados pessoais. 

As principais categorias de dados pessoais que tratamos são:

  • Identificação civil: nome, apelido, data de nascimento, género, número de identificação civil, número de contribuinte. 
  • Contato: número de telemóvel, endereço de correio eletrónico. 
  • Atividade académica e profissional: grau de escolaridade, situação profissional. 
  • Dados biográficos: nacionalidade, estado civil, informações sobre o agregado familiar. 
  • Financeiros: vencimento, (i) mensal, (ii) anual, responsabilidades financeiras junto das instituições de crédito, património financeiro.
  • Segmentos e perfis: Perfil ou grau de risco de crédito, perfil para aquisição de produtos de investimento (através de seguros de capitalização), perfil para segmentação comercial de serviços que visam a poupança como (i) créditos (ii) seguros, (iii) eletricidade, (iv) gás. 
  • Opiniões e referências: Gestão de dados referentes a respostas a questionários de satisfação, gestão de comentários de clientes efetuados nas redes sociais (i) Facebook, (ii) Instagram, (iii) Youtube, (iv) gestão de comentários nos sites (i) donapoupanca.pt. 

As principais categorias de dados fornecidas indiretamente:  

  • Conteúdo: gestão da informação contida nas comunicações entre o cliente e a Dona Poupança (i) escrita, (ii) telefónica e (iii) WhatsApp. 
  • Utilização de sites e aplicações: páginas visitadas, endereço IP, localização geográfica e browser utilizado. 

Canais de obtenção de dados

Dados fornecidos pelos clientes

Elementos fornecidos diretamente pelos clientes (i) no processo de subscrição do pedido no site donapoupanca.pt, (ii) nos e-mails trocados entre o cliente e o analista/negociador/formalização, (iii) nas interações ao telefone entre o cliente e o analista/negociador/formalização ou nas deslocações que o cliente pode fazer aos nossos escritórios, (iv) através da resposta a questionários de satisfação.

Definição de Perfis

Dados analíticos produzidos pela Dona Poupança, através da aplicação de modelos estáticos aos dados recolhidos.

Cookies persistentes

O site da Dona Poupança possui arquivos denominados cookies que geram dados relativos à utilização do site por parte dos clientes, por exemplo: artigos mais vistos pelo cliente, o tempo que passa em cada artigo, o tempo que passa no site, etc. Estes arquvios ficam armazenados no computador do utilizador e são utilizados para facilitar a navegação, lembrar configurações, aceder a recursos e plataformas, e melhorar a experiência de uso. A remoção desses arquvios poderá inviabilizar o funcionamento de recursos do site.

Dados obtidos de entidades terceiras 

A Dona Poupança obtém dados por parte de entidades terceiras (parceiros), referentes (i) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos terceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo, (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros. Quando o processo segue para formalização obtemos dados (i) referentes à carta de aprovação, (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito. 

Obrigação de fornecer os dados pessoais   

No âmbito das obrigações legais relativas ao regime da prevenção do branqueamento de capitais, a UniPeople tem de identificar os clientes para obter um financiamento, normalmente através do documento de identificação. Se não for efetuada esta identificação, a Dona Poupança, marca da UniPeople, não pode dar seguimento ao processo, sob pena de incorrer em infração.  No decorrer da relação comercial entre o cliente e a Dona Poupança, será necessário o envio de outros documentos por parte do cliente para o cumprimento de obrigações pré-contratuais e contratuais, necessárias para a formalização do processo.

Newsletter da Dona Poupança

Os dados pessoais indicados (e-mail) são processados, guardados pela Unipeople e utilizados unicamente para o envio da Newsletter. A Dona Poupança não partilha ou cede estes dados a entidades terceiras, bem como irá mantê-los unicamente pelo período em que a subscrição vigorar. Pode cancelar em qualquer momento a subscrição desta newsletter, clicando “cancelar newsletter” no rodapé do e-mail da mesma. Poderá igualmente, em qualquer momento, retirar o seu consentimento ou opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais, assim como pedir a sua retificação, limitação ou eliminação (“direito ao apagamento dos dados”), nos termos e nos limites estabelecidos no RGPD, através do nosso formulário de contacto.

Tratamento dos dados pessoais

O tratamento de dados pessoais abrange um amplo conjunto de operações efetuadas sobre os dados da pessoa singular, por meios manuais ou automatizados. Inclui a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição de dados pessoais.

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) aplica-se ao tratamento de dados pessoais por meios total ou parcialmente automatizados, bem como ao tratamento por meios não automatizados de dados pessoais contidos em ficheiros.

Na Dona Poupança, marca da UniPeople, tratamos os dados pessoais de forma leal e transparente, de acordo com os seus fundamentos de licitude e com finalidades específicas.

1 - Cumprimento e execução contratual

  • Finalidades de tratamento: recolha e registo de dados pessoais e documentos comprovativos dos dados recolhidos, armazenamento das comunicações entre o cliente e a Dona Poupança, marca da UniPeople. 
  • Gestão de risco: análise dos critérios de risco como taxa de esforço, rendimento líquido disponível e DSTI, bem como possíveis incumprimentos ou moras no pagamento da prestação. 
  • Gestão de produtos: recolha de dados para disponibilizar novos produtos ou melhorar os produtos disponíveis aos clientes, mas não limitada a estes. A gestão de produtos possibilita que o cliente possa conhecer outras formas de poupança, em telecomunicações, energia e eletricidade através das suas empresas parceiras. Apoiar os clientes na procura ativa de imóvel para aquisição, bem como apoiar os clientes na venda ativa do seu imóvel, através de empresas do grupo e empresas parceiras. 
  • Gestão de contactos e reclamações: receção, análise e resposta a pedidos de informação e reclamação por parte dos clientes. O pedido de informação ou de reclamação, pode chegar através do nosso formulário de contacto
  • Reclamações: na Dona Poupança, marca da UniPeople, recebemos e tratamos a informação proveniente da receção das reclamações com Idoneidade, Rigor e Transparência.

Quaisquer reclamações, no âmbito da prestação de serviços de intermediação de crédito ou mediação de seguros, poderão ser apresentadas através do nosso formulário de contacto, indicando expressa e circunstancialmente os fundamentos da reclamação e todos os elementos identificativos que motivaram a mesma.

O cliente igualmente dispõe da possibilidade de recorrer a meios de resolução alternativa de litígios, junto do CACCL, com sede em Lisboa, onde poderá apresentar as suas reclamações de forma a impedir conflitos com este intermediário de crédito.

As respostas poderão ser dadas pelos mesmos meios, num período de 30 dias a contar da receção da reclamação. Entretanto, os prazos poderão variar, conforme a entidade.

2 - Cumprimento de obrigações legais e regulamentares

Finalidade do tratamento de dados

  • Gestão de risco: análise de rácios e de critérios de ponderação de risco, como taxa de esforço, verificação da identidade dos titulares do crédito, experiência profissional, etc. 
  • Prevenção de fraudes: deteção de fraudes, como por exemplo: adulteração de cartões de identificação, recibos de vencimentos, extratos bancários. 
  • Prevenção de crimes de branqueamento de capital e financiamento ao terrorismo (BCFT).
  • Recolha e análise da cópia dos documentos de identificação dos intervenientes do crédito, para evitar situações de BCFT. 
  • Contabilidade e reporte financeiro: registo contabilístico, e elaboração de relatórios financeiros, como balanço e demonstração financeira. 
  • Prestação de informações e resposta a pedidos de autoridades públicas. 
  • Prestação de informação obrigatória a entidades públicas, e a pedidos provenientes dos reguladores do sector. (exemplo: tribunais, política, CMVM, Banco de Portugal, CNPD, ASF).

3 - Interesse legítimo

A Dona Poupança, marca da UniPeople, procede ao tratamento de dados pessoais para realizar tarefas relacionadas com as suas atividades. O tratamento é efetuado no âmbito da relação com o cliente, quando efetua o tratamento de dados pessoais para efeitos de comercialização direta de outros produtos, ou apresentação de informações relevantes. A Dona Poupança, marca da UniPeople, apenas solicita os dados necessários para apresentar as propostas de poupança, para os produtos que são do interesse legítimo, como Seguros, Créditos, Poupança, Fiscalidade e Contabilidade. 

  • Prestação de informação ao cliente: envio de informação relevante referente aos produtos comercializados pela Dona Poupança, marca da UniPeople. A informação poderá ser enviada em vários formatos, como, e-mail, carta, SMS, entre outros, e não se limitando a estes.
  • Marketing: prestação de informação ou realização de campanhas através de telefone, mensagem, correio eletrónico ou por correio, não lmitadas a estes. A campanhas são utilizadas para estimular a utilização ou promover a aquisição ou subscrição de produtos ou serviços. As campanhas poderão ser geradas através de definição de perfis do cliente. 
  • Segmentação de clientes: para que os produtos e serviços disponibilizados pela Dona Poupança, marca da UniPeople, vão ao encontro das necessidades específicas de cada cliente, é efetuada a caracterização e segmentação dos clientes. 
  • Definição de perfis: a Dona Poupança, marca da UniPeople, poderá tratar os dados dos clientes para criar produtos e serviços mais adequados aos interesses e preferências dos clientes, para definir o seu perfil de utilização, grau de interesse e avaliar a sua propensão relativa aos mesmos. Com isto, procuramos personalizar o atendimento que é efetuado em cada contacto com o cliente. Assiste-lhe o direito de recusar que os seus dados sejam perfilados, o que irá implicar que deixe de ter um atendimento personalizado. 
  • Avaliação da satisfação e qualidade do serviço: são realizados questionários de satisfação, para aferir o grau de satisfação do atendimento prestado, bem como aferir o grau de satisfação dos produtos contratualizados, podendo ser proposta a análise de serviços complementares, como por exemplo:  análise ao SPREAD do Crédito Habitação, análise da carteira de seguros, etc.

4 - Produção de informação para controlo e gestão da Dona Poupança, marca da UniPeople.

  • Auditoria: será efetuada a recolha de dados para a realização de auditorias. As auditorias serão realizadas pela Dona Poupança, quando se trata de avaliar a qualidade do serviço prestado aos clientes, a qualidade de gestão de processo junto do cliente e do banco por parte da equipa da Dona Poupança, marca da UniPeople. A auditoria ao nível financeiro, será realizada pelo departamento financeiro da Dona Poupança, marca da UniPeople.
  • Gestão e segurança do sistema de informação:  a Dona Poupança, marca da UniPeople, regista o acesso e utilização por parte dos clientes. Esta informação é utilizada para melhorar a experiência e a relação entre o cliente e a equipa da Dona Poupança, mas também para efeitos de segurança. É efetuada a análise periódica a potenciais incidentes de segurança de informação. 
  • Consentimento do titular dos dados: a Dona Poupança poderá efetuar outros tratamentos aos dados, desde que obtenha o consentimento prévio, expresso, por via informática, escrito, oralmente ou através de uma ação explícita, informada e livre. 
  • Prova de informação de consentimento: e-mail enviado por parte dos clientes, gravação de chamadas, documento assinado por cliente, submissão de formulário, são alguns dos exemplos de provas de consentimento utilizados pela Dona Poupança, marca da UniPeople. 
  • Estudos de mercado: recolha e análise de dados pessoais no contexto de estudo ou análise de mercado.
  • Personalizar a experiência dos utilizadores: utilização de cookies para registo de atividade e de preferências dos clientes nos nossos sites. A Dona Poupança, marca da UniPeople, apenas efetua tratamento de dados pessoais devidamente autorizados e sujeitos a informação prévia aos respetivos titulares. Eventuais tratamentos de dados secundários adicionais apenas são realizados se (i) forem compatíveis com as finalidades autorizadas e comunicadas aos titulares ou (ii) se forem objeto de consentimento específico e explícito dos titulares dos dados. 

Dados Partilhados

Os colaboradores da Dona Poupança têm acesso aos dados pessoais, na medida do necessário, para o desempenho das suas funções, bem como para garantir o cumprimento de todas as obrigações legais da Dona Poupança, marca da UniPeople, enquanto intermediário de crédito vinculado. Adicionalmente, os dados pessoais podem ser disponibilizados a entidades terceiras no interesse legítimo do Cliente:

  • Empresas do Grupo UniPeople. 
  • Empresas dominadas ou participadas pela Dona Poupança. 
  • Organismos Públicos e de supervisão. 
  • Banco de Portugal, ASF, CNPD, autoridades fiscais, sempre que para tal exista uma obrigatoriedade legal ou regulatória. 
  • Entidades terceiras. 
  • Parceiros. 
  • Entidades subcontratantes.
  • Entidades subcontratantes e prestadoras de serviços, que atuam em nome ou sob instruções da Dona Poupança, marca da UniPeople. 

A transferência de dados pessoais para entidades terceiras apenas são efetuadas quando exista autorização bastante no âmbito da relação com o cliente e/ou quando os subcontratantes encarregados pela Dona Poupança garantam de igual modo a observância do sigilo dos dados pessoais dos clientes, bem como as demais normas e legislação de proteção de dados. 

Consentimento de tratamentos para fins publicitários

Ao ceder os seus dados para fins de marketing e publicidade, o Utilizador declara dar o seu consentimento expresso para que a Dona Poupança recolha e trate esses dados com a finalidade da exploração comercial da base de dados através do envio de comunicações comerciais de terceiros ou da realização de estudos de mercado. Para tal é necessário submeter esses dados a operações de padronização, filtragem e verificação. Os setores de atividade a partir dos quais o utilizador aceita receber informação serão os seguintes, não se limitando a estes:

  • Telecomunicações.
  • Financeiro/Crédito.
  • Seguros.
  • Saúde.
  • Editorial.
  • Lazer.
  • Grande consumo.
  • Ótica e optometria.
  • Próteses e Apoio Auditivo.
  • Imobiliária.
  • Automotor.
  • Estudos de Mercado.
  • Propaganda eleitoral.
  • Prestação de Serviços.
  • Educação/Formação/Emprego.
  • Energia e água.
  • ONG.
  • Segurança e Alarmes.
  • Turismo.
  • Saúde e Cuidado Pessoal.

As campanhas de publicidade, tanto as realizadas pela Dona Poupança como por empresas, organizações ou entidades terceiras poderão ser realizadas pelos seguintes meios:

  • Correio eletrónico. 
  • Correio postal. 
  • Chamadas telefónicas para linhas fixas ou móveis. 
  • Envio de mensagens SMS e/ou MMS. 
  • Serviços de mensagens multiplataforma, chat ou qualquer tipo de comunicação análoga. 

Direitos dos titulares dos Dados

Como titulares de dados pessoais, pode exercer, dentro dos limites da lei, os seguintes direitos:

  • Direito de acesso: o titular dos dados tem o direito de obter da Dona Poupança, responsável pelo tratamento, a confirmação de que os seus dados pessoais estão a ser utilizados, bem como aceder aos mesmos e solicitar informações sobre o tratamento realizado.
  • Direito de retificação: o titular dos dados tem o direito de obter a correção dos dados pessoais inexatos e de completar os dados que estejam incompletos. Direito ao esquecimento: o titular dos dados tem o direito de solicitar a eliminação dos seus dados pessoais, sem prejuízo dos prazos de conservação legalmente estabelecidos. 
  • Direito à limitação do tratamento: o titular dos dados tem o direito de solicitar a restrição do tratamento dos seus dados. 
  • Direito à portabilidade: o titular dos dados tem o direito de receber os seus dados pessoais recolhidos através deste website, num formato estruturado, de uso comum e leitura automática. Tem também o direito de solicitar que esses dados pessoais sejam transmitidos diretamente a outros responsáveis pelo tratamento. 
  • Direito de oposição: o titular dos dados tem o direito de se opor, a qualquer momento e por motivos relacionados com a sua situação pessoal, ao tratamento dos seus dados pessoais, incluindo a definição de perfis. A Dona Poupança cessará o tratamento dos dados pessoais, a menos que tenha razões imperiosas e legítimas que se sobreponham aos interesses, direitos e liberdades do titular dos dados, ou que sejam necessárias para a declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial. 
  • Direito de retirar o consentimento: o titular dos dados tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, desde que o tratamento dos dados seja realizado com base nesse consentimento, e não haja outro fundamento legal que permita a continuidade do tratamento. 
  • Direito de apresentar uma reclamação: à Comissão Nacional de Proteção de Dados (www.cnpd.pt) caso considere que algum dos seus direitos mencionados está a ser violado. 

Qual o prazo de conservação dos dados

O prazo de conservação de dados pessoais é o que estiver fixado por norma legal ou regulamentar ou, na falta desta, o que se revele necessário para a prossecução da finalidade que motivou a sua recolha e tratamento. 

Os dados pessoais são conservados de uma forma que permita a identificação dos titulares dos dados apenas durante o período necessário para a finalidade para a qual são tratados, sem prejuízo, entre outros, do cumprimento de obrigações legais que imponham um determinado prazo de conservação ou do exercício de direitos e interesses legítimos da UniPeople.

Ações Implementadas para a Segurança dos Dados Pessoais

Para assegurar a proteção dos dados pessoais, a Dona Poupança adota normas rigorosas e amplamente reconhecidas internacionalmente, aplicáveis a todos os indivíduos autorizados a lidar com esses dados.

Nesse contexto, são implementadas medidas de segurança tanto técnicas quanto organizacionais, visando proteger os dados pessoais fornecidos à Dona Poupança, além de assegurar a confidencialidade, integridade e autenticidade das informações tratadas. Sempre que possível, os dados pessoais armazenados pela Dona Poupança são criptografados e anonimizados, com o acesso restrito segundo o princípio do privilégio mínimo.

Adicionalmente, a Dona Poupança realiza verificações contínuas nas normas de segurança da informação, com o objetivo de promover uma melhoria constante e de se manter atualizada frente às novas ameaças, adotando as contramedidas necessárias. 

Alterações à política de privacidade

Aconselhamos a consulta regular desta política de privacidade, pois pode sofrer atualizações. As alterações feitas, entram em vigor, a partir da data colocada na Dona Poupança e poderá ser consultada em: https://donapoupanca.pt/politica-privacidade/

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