Poupar não chega

É um esforço poupar? Poupar não é nada mais, nada menos, do que um conjunto de hábitos que tens de aplicar no dia-a-dia. Começa pelo registo de todas as despesas, incluindo pequenas compras como a ida ao café até à criação de um orçamento.

Quando criares o orçamento vais saber onde cortar, despesas supérfluas que te estão a fazer perder dinheiro. E o que sobrar vais pôr de lado e poupar.

Mas para lidar com dinheiro é preciso ter controle, porque quanto mais se tem, mais se gasta. E é normal chegar ao final do mês a tentar esticar o salário, se esse mesmo controlo e responsabilidade não existirem.

Mas poupar não chega. É preciso que as tuas poupanças cresçam e que o dinheiro se multiplique.

Poupar não chega
Poupar não chega

Juros compostos

Sabes o que são juros compostos? É o cálculo de juros sobre juros. No fundo é ter o dinheiro a trabalhar para nós, denominado efeito de capitalização.

Ao termos o nosso dinheiro investido e este ao ser continuamente reinvestido, sobe os ganhos.

E a grande vantagem é a de que não precisas de ter grandes conhecimentos para rentabilizar o teu investimento inicial.

Como funciona?

É muito simples. Utilizas um montante da tua poupança que não precisas a curto prazo e aplicas-o no Banco, num investimento financeiro, durante um longo período.

O que vai acontecer é que irá acumular juros sobre juros ao depósito inicial, ou seja, é adicionado. Não podes movimentar o dinheiro, nem levantar ou mudar para outra conta.

As taxas de juro estão muito baixas, mas por mínimas que sejam deves ter o teu dinheiro a crescer. Não existe perda, por isso o risco é inexistente.

Impostos

É preciso ter atenção aos impostos sobre os juros, porque os Bancos retiram aos juros vencidos, o valor correspondente a pagar. Chamada de taxa liberatória e ficará retida na fonte.

Não precisas de te preocupar com nada, apenas tens de saber que vai ser pago ao Estado um valor dos juros obtidos, sendo que podes fazer as contas e analisar com quanto vais ficar.

Caso tenhas rendimentos baixos, podes pedir ao Banco uma declaração com os valores do imposto que foram retidos para declarar no IRS.

Como investir a poupança e ganhar com juros compostos?

A primeira coisa que deves perguntar a ti próprio é quanto queres investir e assim, que tiveres uma resposta deves procurar um depósito com boas taxas de juro.

Depois deves estudar que características é que esse depósito tem como, por exemplo, se permite a capitalização de juros de forma automática e/ou se esta é feita por tua iniciativa.

O ideal é que dado às baixas taxas de juro, consigas, colocar no depósito mais dinheiro, reforçando, assim, periodicamente, o teu investimento para que ganhes mais em juros.

O estado atual da economia tem mostrado que o crescimento é muito pouco ou lento e isso vai fazer-se notar no final do contrato.

Conhece mais opções para além dos depósitos.

Onde investir?

Aconselho que não invistas tudo num único sítio, mas de forma diversificada.

O primeiro passo é:

  • Estudar os diferentes produtos de investimento;
  • Definir o valor do investimento;
  • Definir horizonte temporal (curto a longo prazo);
  • Avaliar se o produto de investimento terá um menor ou maior risco de perda.

Os tipos de produto que podes encontrar e em que podes investir são:

  • Depósitos;
  • Depósitos estruturados;
  • Seguros;
  • Fundos de investimento;
  • Classes de ativos (ações, obrigações, commodities, imobiliário);
  • Certificados de Aforro e/ou Tesouro;
  • ETC;
  • Planos Poupança Reforma (PPR).

Não invistas a sangue frio. Analisa bem tudo e se não compreenderes alguma coisa pergunta a alguém, questiona o teu Banco, faz simulações. Antes de avançar, adquire conhecimento.

Lembra-te que deves manter o teu fundo de emergência e poupanças a utilizar a curto prazo. Podes vir a precisar para imprevistos e quando investires se resgatares perdes dinheiro.

Poupar não chega, mas, também é importante.

Bons investimentos!

Continua a tua aprendizagem com este artigo “O Hábito mais Importante da sua Vida Financeira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida