Os três mealheiros da poupança

As crianças são o nosso futuro e é o nosso trabalho guiá-las para o sucesso. A literacia financeira é fundamental para o seu dia-a-dia, de forma a fazerem melhores escolhas que, inevitavelmente, vão impactar o seu nível de vida.

 

É importante que as crianças aprendam a poupar e ganhem esse hábito, por isso, vou explicar-te como colocar em prática a técnica dos três mealheiros da poupança.

Os três mealheiros da poupança
Os três mealheiros da poupança

As crianças querem tudo

As crianças têm por hábito pedir tudo aos pais, inclusive, fazerem birras no supermercado, se não lhes derem o que querem. Não têm noção dos preços e do custo que os produtos têm nas carteiras dos pais.

 

É difícil lidar com este tipo de atitude, principalmente, se for em público. É normal que os pais cedam. No entanto, ao ceder vai apenas colmatar uma necessidade temporária porque o que as lojas querem é vender e por isso, as crianças são facilmente influenciadas.

 

Os artigos vão estar expostos de maneira a que sejam vistos assim que se entra na superfície. E as crianças sabem onde estão. Correm para lá e agarram na sua figura favorita. É aquela que querem muito porque o amigo já tem, viram num filme ou desenhos animados.

 

É fundamental ensinar às crianças o que é o dinheiro, o seu funcionamento e qual a razão porque se pode ou não comprar. Poupar para o que querem comprar é um passo importante. Vai torná-las melhores adultos no que se refere à gestão das suas finanças pessoais.

 

Gastos de curto prazo

A poupança de gastos a curto prazo, no mínimo 6 meses, tem como objetivo uma compra a ser feita em poucos meses.

Este mealheiro é para os desejos. Mostra à criança o quanto custa juntar dinheiro para que possa ter aquilo que quer e que depois de ter, terá de juntar mais para uma próxima compra.

Incutir o valor do dinheiro é uma lição valiosa. A criança vai começar a raciocinar o quanto terá de pôr de parte para que os outros dois mealheiros não sofram. E vê-los a crescer vai dar-lhe uma sensação de trabalho árduo.

 

O que vai comprar no imediato e o que vai poupar.

Gastos de médio prazo

O mealheiro de gastos de médio prazo é pensado para quando for adulta. Podes despertar a sua curiosidade sobre temas relacionados com estudar, tirar a carta de condução e/ou comprar um carro.

A criança deve ser estimulada a pensar num futuro mais longínquo de que quando chegar a outra idade, irá querer ter outras coisas. Não será fácil falar sobre estes temas, mas podes ir apresentando exemplos dos vizinhos, quando estão a ver filmes ou desenhos animados.

Uma forma muito prática é procurar livros que tenham como tema crescer e o obter algo. Para que a criança assimile melhor e perceba que tal como aquela personagem ela vai crescer e querer ter um carro.

Gastos de longo prazo

A ideia para este mealheiro será igual ao teu fundo de emergência. É a poupança na qual não se deve mexer.

Reforçar a ideia de que “Grão a grão enche a galinha o papo”, este será o mealheiro que conterá mais dinheiro.

Quando o teu filho ou filha crescer vai lidar melhor com as questões que te assolam neste momento. Todos os dias ouvimos dizer que a economia está mal e que será mais difícil suportar os custos de vida, mas se desde cedo, as crianças tiverem contato com termos financeiros, mais fácil vai ser para elas enfrentarem os problemas.

 

Estimular para não esmorecer.

Arigato: A arte japonesa de fazer o dinheiro florescer” vai mostrar-te como às vezes criamos ideias sobre o dinheiro influenciadas pelos nossos familiares e qual é a atitude que devemos ter perante o que é o dinheiro.

Quando devem as crianças começar a poupar?

Não existe nenhuma indicação de quando se deve começar. Nunca é cedo demais para começar, assim como nunca é tarde para aprender.

O que deves ter em consideração é o exemplo que dás aos teus filhos. Se lhes mostrares que tu próprio poupas, assim como fazes um orçamento mensal para gerir o dinheiro, os filhos, também, vão querer participar.

Ir questionando de como está a evolução dos mealheiros é importante. Por isso, participa ativamente na poupança dos teus filhos.

Conhece “A abordagem dos 3 potes explicada pela economia comportamental” que te vai ajudar a complementar e a readaptar a técnica de os três mealheiros da poupança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamíliaDia a diaFamília