5 regras para gerires o teu dinheiro

A vida dá muitas voltas, por isso é preciso ter calma nos momentos de maior aperto. A gestão das nossas finanças pessoais passa pela eficiência com que conseguimos poupar – cortar ou reduzir nas despesas.

 

O orçamento distingue-se, assim, como um ponto de partida essencial. E como os nossos hábitos refletem os nossos resultados, aprende as 5 regras para gerires o teu dinheiro.

5 regras para gerires o teu dinheiro
5 regras para gerires o teu dinheiro

1. Planear hoje, o dia de amanhã

Começa por identificar quais são as tuas despesas: fixas, variáveis, essenciais e não essenciais.

Precisas de entender onde estás a gastar, porque quando souberes podes aplicar o seguinte método: paga primeiro a ti próprio quando recebes o salário e só depois pagas as tuas despesas fixas.

Podes separar 10% a 20%, mas depende muito de pessoa para pessoa ou de situação para situação.

Este pequeno gesto vai salvar a tua vida em momentos de maior stress e é muito fácil de fazer graças à tecnologia. Basta transferir para a tua conta poupança e/ou fundo de emergência.

Se quiseres saber mais sobre poupança lê “Como poupar durante a inflação?”.

2. Dinheiro vs Cartão de Crédito

Já sentiste uma sensação de perda quando pagas a dinheiro? Quando acompanhamos o dinheiro, sabemos o que pagamos, mas com o cartão de crédito esse sentimento desaparece. Não existe limites.

 

A vantagem do cartão de crédito é o seu uso rápido e o conforto e tranquilidade que nos traz. No entanto, pode levar-nos a gastar mais do que pretendemos. Se tiveres um contrato de crédito deves utilizá-lo de forma ponderada porque os créditos têm juros altíssimos.

 

Para muitas situações podes usar dinheiro. Faz um budget diário e/ou semanal com o que pretendes gastar e leva dinheiro contigo. Uma excelente gestão impede que ultrapasses o teu orçamento.

 

De certeza que vais passar a valorizar mais o teu dinheiro.

3. Controlo

Tudo na vida é um pouco sobre controle e paciência. Por isso, perde cinco minutos do teu dia para apontares os teus gastos. Vais compreender melhor para onde foi o teu dinheiro.

Registar tudo ajuda a ter uma maior consciência das compras que fazes. Vai desafiar-te a poupar de dia para dia.

4. Objetivos de poupança

O que te vai ajudar a gerir melhor o teu dinheiro é teres, também, objetivos ou metas que queiras atingir. Por exemplo: comprar um carro, uma casa, viajar, entre outros.

Por isso, tens que ter em conta situações do dia-a-dia, como ir ao supermercado, onde deves ser mais seletivo nos produtos que compras e acima de tudo, para não comprares o que não precisas ter sempre contigo uma lista.

Escrevi sobre o tema muito detalhadamente no artigo “10 dicas para poupar na hora de comprar”. Dá uma espreitadela.

5. Saber dizer “não”

Muitas vezes para provarmos algo, aceitamos participar em atividades que nos vão custar dinheiro que não queremos gastar ou que não temos.

É importante saber dizer “não”. É, também, muito importante não contrairmos dívidas.

Existem muitas formas de socializar sem gastar, como passear no jardim, fazer picnics, utilizar a biblioteca pública e/ou aproveitar para ir a museus.

Mantém-te focado, gerir o teu dinheiro parece mais difícil do que na realidade é. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia