Vais emigrar? Garante que fazes estas coisas antes

Emigrar não é fácil. E, como em todas as aventuras, é preciso organizar e planear antes de voar em direção ao novo país. 

Vais emigrar? Sabe o que fazer antes de emigrar
Vais emigrar? Sabe o que fazer antes de emigrar

Menu do artigo

Vou mostrar-te os passos principais que deves dar para que tudo corra bem. São pequenas tarefas que vão fazer toda a diferença.

Dividi em cinco sessões e é, basicamente, o bê-á-bá da emigração.

De que documentação precisas? 

Obter visto

Todos os países têm os seus próprios requisitos e procedimentos para a obtenção de um visto. 

Muitos países oferecem vistos para os nómadas digitais, como é o caso de Portugal, Alemanha, Crcia, República Checa, Estónia, Hungria, Grécia, Islândia, Malta, Roménia, Espanha e Noruega. 

Se és europeu e vais trabalhar para um país da Europa, não precisas de visto, mas, se fores para um país que não faça parte da comunidade europeia, é importante informares-te com antecedência, porque o pedido de visto é demorado. 

Vais, também, precisar de tratar do teu passaporte. Lembra-te de ter cópias digitais e/ou em papel para o caso de extravio ou perda. O teu passaporte tem de estar válido durante seis meses após a data de chegada. 

Por exemplo, se queres ir trabalhar e viver para o Reino Unido, consulta este site.

Emigrar não é só fazer as malas e partir para uma nova aventura
Emigrar não é só fazer as malas e partir para uma nova aventura

Cuidar das Finanças Pessoais 

Começar a poupar 

Sabes qual é o custo de vida no país para onde vais emigrar?

Questões como estas vão ajudar-te a saber quanto tens de poupar para ires com segurança e preparado para qualquer imprevisto. 

É, também, a altura ideal de começar a vendar tudo o que não vais levar contigo para amealhar dinheiro. Móveis, roupa, itens de cozinha, eletrodomésticos, livros, quadros, entre outros…

E se tiveres uma casa o que preferes fazer? Arrendar ou vender? Se estás a pensar regressar, tens de analisar se consegues manter a casa em Portugal. É que vais estar a pagar todos os encargos associados a esta, ao mesmo tempo que vives e tens despesas num outro país. 

Organizar as contas no banco 

Quando vamos para um novo país devemos abrir uma nova conta. Mas o que fazemos com a atual?

Na minha opinião, deves manter, mas percebe junto do banco se podes fazer movimentos ou levantar dinheiro no país para onde vais. Agora, com os bancos no digital, torna-se mais fácil processar pagamentos, por exemplo, receber dinheiro do arrendamento da casa, ou outros negócios que tenhas. 

Porque podes continuar a cuidar de e a gerir os teus investimentos e poupanças se os deixares em Portugal. 

É, também, importante pensar na questão dos impostos e fiscalidade. Deves informar-te de quais terás de continuar a pagar ou não. 

Fala com um especialista da área da Contabilidade e Fiscalidade para que nada fique por fazer.

Fiscalidade 

Informa a Segurança Social e a Autoridade Tributária, para não seres tributado duas vezes. Os teus rendimentos devem ser tributados no país onde tens residência fiscal e, nesse caso, será no país para onde vais. Se tiveres negócios em Portugal, terás de fazer o IRS. 

Os seguros de que precisas 

Seguro de saúde

É essencial pensar na saúde quando emigramos. Lá, não terás o Serviço Nacional de Saúde ou o teu médico de família. 

Será que o teu seguro de saúde tem cobertura para estadias no estrangeiro? Consulta um mediador de seguros, para poderes continuar a viver com acesso a cuidados de saúde.

Procura saber os custos de um seguro no novo país e como as coisas funcionam se tiveres um problema de saúde, precisares de fazer um check-up ou obter medicação (que já tomes regularmente). 

Seguro de vida e multirriscos 

Quando deixamos família para trás, os nossos pais, esposa/marido e/ou filhos, fazer um seguro de vida é garantir que, financeiramente, caso te aconteça alguma coisa, estão seguros. 

O mesmo acontece se deixares propriedades como uma casa. Garante que, mesmo estando longe, cuidas do teu património. 

Seguros 

Para que chegues em segurança, podes fazer um seguro de viagem só de ida ou um seguro de acidentes pessoais.

O que procurar num outro país 

Sempre que possível visita o país para onde queres ir. É bom conhecer o que vais encontrar antes de te mudares oficialmente. Até podes nem gostar e ficar com uma má impressão ou sensação. 

Alojamento

Arranja um alojamento de curta duração (3 meses) para te instalares no país. Depois, se tudo correr bem, podes começar a procurar um alojamento de longa duração. 

Não é aconselhada uma mudança sem um local para ficar. Tudo deve ser planeado com antecedência, não por questões logísticas, mas, também, monetárias. 

No entanto, algumas pessoas ficam em hotéis até arranjar uma habitação. Mas depende muito do que estás disposto a pagar, inclusive a alguém, como a uma imobiliária, para procurar um espaço para ti. 

Emprego

Se te vais mudar, mas sem emprego ou nada programado, procura, ativamente, um trabalho quando estiveres no país. 

Utiliza, por exemplo, o LinkedIn para contatar empresas e recrutadores.

Antes de emigrar

Tens de resolver algumas questões antes de ir embora: 

  • Cancelar serviços (Internet, eletricidade, gás, água, etc.); 
  • Dependendo do país para onde vais, confirma quais as vacinas obrigatórias e essenciais que tens de levar; 
  • Pedir a alguém que receba a tua correspondência (pais, avôs, primos, etc.);
  • Levar documentos para apresentar à chegada no aeroporto, como o visto, passaporte e, se for o caso, documentos que comprovem onde trabalhas ou, se és estudante, documentos que comprovem a instituição onde estudas; 
  • Inscrever no Consulado de Portugal no estrangeiro, sabe mais aqui. 

Conclusão 

Emigrar acarreta algumas mudanças e algum trabalho. É preciso tratar de toda a burocracia que te vai permitir viver bem e sem problemas no país que te vai receber.

E é, por isso, preciso ter atenção às Finanças Pessoais para que não sofram. Tens de ir preparado para compreenderes o funcionamento dos serviços.

Informares-te junto das entidades competentes é o primeiro passo. Hoje em dia encontras tudo na internet, incluindo guias que explicam passo a passo. O mais importante é questões relacionadas com a habitação, o emprego e/ou as deslocações (meios de transporte).

Para que a transição de um país para o outro corra bem, podes contratar empresas de representação fiscal. 

Uma outra situação que deves ter sempre em conta é a língua estrangeira. Só precisas de falar em inglês ou terás de aprender outra língua? É importante que aprendas para não criar nenhum obstáculo e aproveitar todas as oportunidades para conhecer mais pessoas e a sua cultura. 

Porque emigrar também é uma aventura para, mais tarde, recordar e partilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida