Como medir consumos elétricos

Alguma vez pensaste em medir os consumos da eletricidade? Podes até ter uma noção de que estás a gastar muito, mas isso não te ajuda a identificar formas de reduzir a conta. Sem saber onde e quando está a ser consumida a energia elétrica, nunca poderás optimizar o teu consumo. Se tiveres certezas, podes tomar medidas mais efetivas.

 

Vou explicar-te como funciona a rede elétrica e apresentar-te um forte aliado, o contador digital. Caso já tenhas, estás no bom caminho porque te pode ajudar a poupar até 50% do consumo elétrico.

Como medir os consumo elétricos
Como medir os consumo elétricos

Termos que precisas de saber para medir consumos elétricos

  • Watt

Watt é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades que é usada para quantificar a produção e consumo de energia elétrica.

  • KW (Quilowatt)

KW é uma medida de potência, variante do watt que indica a potência elétrica dos eletrodomésticos que temos em casa.

1000 W = 1KW

Uma máquina de lavar roupa necessita de uma potência entre 1 e 2,5KW.

  • kVA (Quilowatt Ampere)

kVAO kVA ou kilovolt ampere é a unidade que indica a potência contratada que tens em casa. Sendo também uma unidade de potência, pode ser relacionada com KW usando a seguinte relação:

1 kVA = 0,8 kW

Quando a soma da potência dos equipamentos que estão ligados num determinado momento é superior à potência contratada, o quadro dispara e ficas sem luz em casa.

A maioria das habitações tem uma potência contratada entre os 3,45 kVA e os 6,9 kVA.

Assim, se tiveres uma potência contratada de 3,45 kVA ou 6,9kVA podes ligar, em simultâneo, até 4.3KW ou 8.6KW de equipamentos respectivamente.

Ou seja, com 3,45kVa dificilmente poderás ter duas máquinas de lavar a trabalhar em simultâneo sem que o quadro dispare.

Para saberes se podes baixar a potência contratada, consulta estas informações.

  • kWh (Quilowatt-hora)

Sabias que o cálculo da eletricidade que usas é feito em quilowatts hora? Ou seja, kWh é uma medida de energia.

  • Volt

Volt é a unidade de medida da tensão elétrica, ou seja, a diferença de potencial entre dois pontos.

Em Portugal, a rede elétrica é de 230v, com uma frequência de 50Hz.

  • Ampére

Ampére é a corrente elétrica.

Como se trata da corrente elétrica, quanto maior é a amperagem, maior será o consumo de eletricidade. Porque representa a energia necessária para o funcionamento de um equipamento.

A rede elétrica: o seu funcionamento

A nossa casa é alimentada com tensão monofásica ou tensão simples, de 230 V, com variações entre os -10% (207V) e os +6% (243,8V).

São referidos como a potência “instantânea”. O volume de energia é calculado pelo consumo desta potência ao longo do tempo. Na fatura da eletricidade estão representados como KW/h (1000 x W por hora).

Quando a rede disponibiliza corrente elétrica a pedido dos equipamentos, um equipamento que consuma 2KW está a solicitar (A = W / V <=> A = 2000/230 <=> A = 8.69) 8.69 amperes.

Por exemplo, um aquecedor de 1000W a funcionar 1h consome 1KW/h. O mesmo aquecedor de 1000W a funcionar a 30 minutos, consome 0.5KW/h.

É preciso termos atenção quando compramos um eletrodoméstico. Devemos ter em conta a potência máxima e uma ideia da duração que iremos fazer do mesmo.

Uma televisão moderna pode consumir 150Wh, se estiver ligada durante 10 horas, nesse dia consumirá 1.5KWh. Escolher uma televisão equivalente, mas com um consumo de 100Wh permite uma poupança de 30%!

Medir os consumos de energia

O contador digital é a melhor forma de controlar os gastos com a energia e de medir o consumo elétrico. A sua instalação é fácil (mas atenção, deve ser um eletricista a fazê-lo). Este é colocado no quadro elétrico e interligado com o HomeAssistant, permitindo a leitura em tempo real, períodos de tempo curtos (minuto a minuto) e a identificação de como a energia está a ser utilizada.

Screenshot do HomeAssistant - app que te ajuda a medir consumos elétricos
Screenshot do HomeAssistant - app que te ajuda a medir consumos elétricos

Os contadores permitem obter dados de toda a casa e com uma escala de tempo diária, ajudando a identificar picos de consumo com maior detalhe, no que se refere à utilização energética.

  • App que te auxilia na medição

Ao ganhares uma casa inteligente que monitoriza e se adapta ao consumo em tempo real, tens, também, equipamentos como o Shelly.

Contador de tomada

Um contador de tomada obtém informação detalhada de um eletrodoméstico, como uma máquina de lavar roupa, frigorífico, televisão ou outro equipamento que está muito tempo ligado.

Este não serve para fazer medições a longo prazo, mas permite quantificar a energia que está a ser usada instantaneamente (KW) e quanta é gasta num ciclo (de lavagem) ou numa hora.

Permite, assim, saber quanto custa uma lavagem da máquina de lavar roupa ou de lavar loiça, ou quanto gasta por hora/dia um frigorífico ou a televisão.

Sabias ainda que:

  • Tarifas de discriminação horária

As tarifas de discriminação horária são bons aliados para quem quer poupar. Tens três opções de escolha que te permitem gerir o uso da eletricidade de acordo com a tarifa que escolheres.

Sabe se estás a utilizar a tarifa de forma correta.

  • Tarifa social de eletricidade

Destinado a famílias com carência socioeconómica, a tarifa social de eletricidade permite uma redução do valor a pagar pela fatura energética mensal.

Caso te encontres numa situação difícil consulta as condições para saber se podes beneficiar, neste site.

Leitura de uma fatura

A fatura é composta por 3 partes:

  • Aluguer de contador/potência (KW)
  • Consumo KWh
  • Taxas (Imposto Especial de Consumo, Taxa de Exploração e Contribuição Audiovisual)

A fatura da eletricidade além dos dados de contrato e dos dados de faturação que se encontram logo no início é na área dos detalhes que deves de ter maior atenção porque é onde está a energia consumida durante o período de faturação.

Caso não envies a leitura, esta vai ser estimada, o que pode causar variações de faturação relativamente à realidade do que foi consumido. As leituras são estimadas com base no consumo médio mensal homólogo. O melhor é sempre enviar a leitura ou optar por um contador digital.

É aqui que, também, encontras os custos com a potência contratada, os custos com a energia consumida e os custos de outros serviços, caso tenham sido contratados.

O valor final a pagar, como foi explicado no funcionamento da rede elétrica, corresponde à multiplicação de kWh consumidos pelo preço do kWh. Sobre este valor é acrescentado o valor da potência contratada, taxas e impostos.

A importância da medição

Com a medição do consumo é possível identificar os picos de uso e ajustar o contrato em termos de potência para um valor mais baixo, sem pôr em causa o bem estar e a funcionalidade da casa.

Com a identificação do perfil de consumo é possível avaliar se faz sentido, ou não, passar para tarifas com disciminação horária, podendo até ser possível fazer previsão de custos.

Se os consumos mais elevados ocorrem durante o dia e se existir espaço disponível e capacidade de investimento, a instalação de painéis solares fotovoltaicos pode ser uma opção interessante.

Painéis solares

A eficiência económica máxima ocorre quando colocamos a capacidade de produção ao mesmo nível do consumo que fazemos.

Dimensionar os painéis para o volume diário e as baterias para as necessidades que não são supridas pelos painéis em tempo real. Os preços vão depender da leitura que fizeres do consumo.

Agora que já sabes como medir consumos elétricos e poupar energia na tua casa todos os meses, aprofunda o teu conhecimento com outro artigo sobre o mesmo tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia