6 Truques para poupar na eletricidade

A fatura de eletricidade pesa bastante todos os meses. Como não vivemos sem eletricidade é a despesa para a qual não se procura tão afincadamente uma solução.

No entanto, as companhias de eletricidade têm feito várias campanhas publicitárias. O objetivo é o de educar e ajudar o cliente a fazer escolhas inteligentes, pensadas, também, em prol da sustentabilidade do planeta.

A pandemia veio reforçar a importância sobre os recursos limitados da natureza e a urgência em procurar fontes de energia renováveis. E nós, podemos fazer muito no nosso quotidiano, mesmo que básico. E num período de crise temos de ser criativos.

6 truques para poupar na eletricidade
6 truques para poupar na eletricidade

Se queres poupar, tenta estes truques porque podem ajudar:

1. Frigorífico e congelador

Este eletrodoméstico que tanto jeito te faz em casa e que te conserva os alimentos deve ser mantido a uma temperatura ideal, recomendada pela marca. Regular a temperatura consoante a estação do ano ajuda-te a poupar e previne que alimentos se estraguem.

Uma outra questão muito importante é o gelo. Se o congelador tiver muito gelo aumenta o consumo e mais tarde torna-se impossível de abrir a porta, o que provavelmente irá estragar o aparelho.

E se estiver muito vazio, enche-o com garrafas de água para não acumular calor entre espaços. Sempre que abrires a porta já não despenderás sempre que abrires a porta do congelador.

Por último, não estejas sempre a abrir o frigorífico. Cada vez que abres para espreitar perdes temperatura que o aparelho terá de repor.

2. Máquina de lavar loiça e roupa

A máquina de lavar loiça dá imenso jeito, mas só deve ser colocada a trabalhar quando estiver cheia, assim como a de roupa.

Sabias que a máquina de roupa consome cerca de 5% do total de eletricidade das habitações? Se seleccionares o programa económico ou utilizares a tarifa bi-horária, consegues economizar mais. E se o dia estiver agradável e tiveres onde estender, aproveita o sol, assim, não gastas energia a utilizar a máquina de secar roupa.

3. Aparelhos ligados à corrente

Os aparelhos em stand-by, também gastam. E consomem pelo menos 13% da eletricidade, por isso, televisões e aparelhagens devem ser desligadas, a menos que estejam a ser utilizadas.

O mesmo acontece quando estás a carregar o telemóvel. Assim que chegar aos 100% é aconselhável retirar da corrente.

Às vezes perdemos a noção do tempo e esquecemo-nos de o carregar, mas estraga a bateria se ficar toda a noite à carga. Cria lembretes para não te esqueceres.

4. Ambiente na habitação

O material existente na tua casa isola o ambiente?

Sabias que se isolares tetos, paredes e pavimento vais economizar energia, principalmente se usares ar-condicionado, lareira ou aquecedores. Desta forma, não existe fuga de ar e o ambiente permanece mais quente ou frio consoante a estação.

As janelas representam 25% das perdas de energia se o caixilho, por exemplo, não tiver corte térmico ou seja, um isolante que fica entre o lado exterior e interior.

Podes, ainda, evitar ter as janelas abertas nas horas de maior calor no verão e abrir ao final da tarde. Assim, a casa fica fresca durante o dia e à noite não fica abafada.

5. Comprar eletrodomésticos

Tem em atenção as etiquetas dos aparelhos eletrodomésticos, obrigatória desde 1 de março de 2021, porque indica a eficiência do consumo de energia de “A” a “G”.

Se não conheces a informação “A” é considerado como o mais eficiente e económico e “G” é o menos adequado. Por isso, opta sempre, se possível pelo “A”.

6. Luz solar

 

Uma técnica que podes utilizar e partilhada pela edp, é a utilização de espelhos junto às janelas.

 

Colocas o espelho de forma a que luz solar incida sobre ele e ilumine a divisão. Desta forma, não precisas de ter candeeiros acessos porque ficas com luz natural até tarde.

 

Um bom investimento para ti e com o objetivo de reduzires a pegada ecológica é apostares nos painéis solares.

 

Não te esqueças de apagar a luz sempre que sais de uma divisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia