Regresso às aulas

No final do mês de Agosto e até Setembro é possível ver os corredores das grandes superfícies comerciais cheias de movimento e correria. É a preparação para o regresso às aulas.

Para muitos pode desgastar o orçamento familiar. E não nos podemos esquecer que é apenas o início e que ao longo do ano letivo vai ser necessário adquirir mais material.

O regresso às aulas é a altura em que muitos pais cedem à pressão dos seus filhos que querem ter a marca que mais gostam com o seu super herói favorito. Mas de repente a carteira fica mais “leve”.

Planear o regresso às aulas é a palavra-chave e como coincide com o final das férias de verão, decidir o que é preciso fazer com antecedência é ainda mais fundamental para controlar os gastos.

Mas quem é que não está ansioso pelo início das aulas? Não são só as crianças e os adolescentes que vão rever os amigos, são, também, os estudantes universitários e adultos.

A um novo começo, novas rotinas e muito trabalho pela frente.

Vamos poupar?

Regresso às aulas: Como não gastar muito
Regresso às aulas: Como não gastar muito

Regresso às aulas: Como não gastar muito dinheiro:

1. Lista de material escolar

Todos os professores, responsáveis pelas disciplinas que leccionam, disponibilizam a lista de material que será necessário utilizar ao longo do ano.

É importante perceber qual o material que pode ser comprado mais tarde, visto não ser prioritário no início do primeiro período.

Esta diferenciação permite-te criar a lista de que vais precisar quando fores ao supermercado.

Dica Top: Aproveita e vê qual o material que pode ser reutilizado. Muitos cadernos não chegam ao fim, sobrando muitas folhas em branco. Se o caderno não estiver em condições é retirar as folhas e colocar num dossiê ou criar uma capa gira, onde a criança participa na sua construção e numa papelaria pedir para encadernar.

2. Planear o orçamento do material

Esta é a parte mais chata e que de certeza vais tentar evitar. É fundamental estabeleceres um plafond para não excederes os gastos que já definiste para o mês.

Se no supermercado começares a colocar o material diretamente para o teu carrinho de compras vais perder a noção do que é necessário.

Fala primeiro com o/a teu/tua filho/a para perceber o que já tem, o que precisa, do que irá precisar mais para a frente como roupa de desporto, sapatilhas e/ou malas.

Incluir a sua participação é uma óptima maneira para que este/esta entenda as dificuldades inerentes à aquisição do material. E se incentivaste o/a teu/tua filho/a a poupar com o objetivo de ajudar no regresso às aulas, pode contribuir significativamente, mesmo com uma quantia mínima. De certeza que o/a vai fazer muito feliz.

Dica Top: É, também, uma boa altura para falarem sobre “necessidades” e “desejos”. Sabe mais no artigo “Os três mealheiros da poupança”.

3. Manuais escolares

Algumas escolas já facilitam o empréstimo gratuito de manuais escolares inserido no programa contratos de associação.

É uma boa oportunidade se estiveres elegível para te candidatar. Podes fazê-lo através da plataforma Mega.

Receberás um Voucher associado a um número único e ao manual escolar correspondente. Poderás receber mais do que um Voucher que está associado ao Número de Identificação Fiscal (NIF) como encarregado de educação do aluno.

Obviamente que os manuais escolares são entregues em excelentes condições, tendo que ser devolvidos na mesma qualidade sem terem sido rasgados ou escritos.

A vantagem de receber assim os manuais é que não gastas dinheiro num livro que só será utilizado durante um período letivo, ficando inutilizado no futuro, assim, como a sua informação será descontinuada. Como acontece nas novas formas de contar na disciplina matemática.

Dica Top: Se não fores elegível para o programa e tiveres a possibilidade, contribui com a passagem dos manuais escolares do/da teu/tua filho/filha para outros alunos. Para quê ficarem a acumular pó, quando podes ajudar outras pessoas?

É assim que o dinheiro circula. Dá-nos propósito. Fala com o/a teu/tua filho/filha sobre este tema.

4. Compras online

Nesta altura as marcas fazem grandes campanhas online onde os benefícios podem ser mais do que em loja física.

A primeira vantagem é a de não teres de enfrentar a multidão e as filas para ver as canetas, ou os cadernos.

Podes utilizar cupões se tiveres um cartão de fidelização, ganhar mais cupões de desconto e os portes serem grátis. Utiliza o dinheiro acumulado de compras anteriores para ajudar na despesa final.

E como são os filhos que escolhem o que querem, é mais fácil falar com eles num ambiente calmo do que na confusão.

Dica Top: Dá ideias à tua filha ou ao teu filho de como gastar o dinheiro nesta altura. Por exemplo, entrega uma lista com itens prioritários num envelope com dinheiro, com o suficiente para comprar, mas onde sobre algum. Este teste é mais prático ser em loja do que online porque se vê o dinheiro.

Vê como decide. A liberdade financeira começa na responsabilidade.

5. Promoções

Observa os preços. Compara com outros supermercados e superfícies especializadas e analisa onde vais conseguir o que queres pelos melhores preços.

As marcas brancas vão sempre ser mais acessíveis. E, às vezes, encontras packs económicos que vão ser úteis durante o período letivo como as canetas, borrachas, lápis, folhas para a impressora, entre outros.

Dica Top: As roupas da estação primavera/verão estão com desconto nesta altura, por isso, como as aulas começam ainda com o clima quente para roupas da estação outono/inverno é de aproveitar para comprar calças e camisas. Serão úteis para quando chegar o outono, pois ainda podem ser utilizadas.

6. Reutilizar

Não precisas de comprar novo todos os anos.

A mochila é um item fundamental e de certeza que ainda está em perfeitas condições.

Uma coisa que deves ponderar é o “barato” vs “caro”. Certos produtos têm melhor material e durabilidade do que outros. E como é o caso das mochilas e sabendo que o ensino obrigatório abrange o 1º, 2º, 3º ciclos e o ensino secundário é fundamental comprar para durar. Só assim vais poupar.

7. Fatura com NIF

Não te esqueças de pedir a tua fatura com o NIF. Vais beneficiar no IRS com a sua utilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

FamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamília