Inteligência financeira

Vivemos na era da informação e o conhecimento está à distância de um clique. É fácil encontrar as respostas para as nossas questões. E o que ganhas com isso? Algo muito valioso. A capacidade de encontrar soluções para os teus problemas.

Falar de dinheiro não tem que ser um bicho de sete cabeças. Sermos capazes de tomar a melhor decisão no que respeita a um consumo consciente, também não. Isto porque, até é bastante acessível aprender a gerir melhor as tuas finanças pessoais se souberes dar os passos certos.

Inteligência financeira
Inteligência financeira

Inteligência financeira

Inteligência financeira é um conceito que ensina a adotar as melhores práticas para gerir o nosso dinheiro: hábitos e comportamentos, redução de despesas, poupar e investir numa carteira de investimentos diversificada.

Tomar decisões torna-se mais fácil porque as fazes com inteligência. Todos nós temos sonhos como viajar ou comprar um carro e ao seguires as diretrizes vais conseguir.

Muito focada em definições de objetivos e metas, inteligência financeira, foi pensada para todos os tipos de rendimento. Ganhes menos ou mais o que se pretende é que cries orçamentos e planeies. Esquece as compras por impulso.

A inteligência artificial é:

  • Criar uma estratégia eficiente que permita reduzir consumos exagerados;
  • Filtrar o que é e não é importante comprar;
  • Evitar compras de impulso;
  • Comprar por prioridades;
  • Poupar (Fundo de Emergência 3 a 6 meses);
  • Poupar para investir;
  • Estudar vários investimentos;
  • Combinar estratégias de investimento entre si.

Os pilares da Inteligência financeira

1. Mindset

Possuir muito dinheiro nem sempre significa uma boa gestão. Por vezes, o estilo de vida, quando analisado, percebesse que se vive acima das posses.

Por isso é que o nosso mindset, maneira de pensar, é muito importante porque é ele que nos leva a fazer escolhas inteligentes.

É aqui que entra os hábitos. Começa por saber quanto recebes ou seja quanto entra na tua conta bancária todos os meses.

Assim que souberes torna-se mais fácil definir os teus objetivos a curto e longo prazo. Podem ser objetivos pessoais ou em conjunto (por exemplo: pessoas casais).

Ao definires as tuas prioridades vais mudar o estilo de vida para acomodar os teus sonhos.

2. Orçamento

É fundamental criar um orçamento mensal para não te perderes. Assim sabes para onde vai o dinheiro que gastaste, o dinheiro que poupaste e o dinheiro que investiste.

Ou seja, apercebeste melhor de quais são as tuas despesas fixas e variáveis. É as despesas variáveis que vais ter de controlar melhor, porque é onde se compra mais de forma impulsiva e sem critério. Principalmente, se fores facilmente influenciado por campanhas de marketing.

Recomendo que analises os teus gastos a partir de 3 meses para teres termo de comparação e ver a tua evolução.

3. Poupanças e investimentos

O perfil de investidor é algo que deve ser trabalhado. Não é preciso ter experiência para experimentar, mas é necessário, acima de tudo, analisar os vários investimentos.

Todos os investimentos têm características diferentes e alguns deles estão sujeitos a impostos. Por isso, reserva um tempo para estudar e analisar o mercado.

E, antes de investir, é fundamental ter um fundo de emergência para os imprevistos.

Para te ajudar nesta jornada, conhece a regra dos 3 P.

A regra dos 3 P

Há 28 anos atrás John Elkington, consultor britânico, referiu os 3 P (People, Planet and Profit) da sustentabilidade. A partir desse momento os 3 P têm vindo a ser adaptados a cada área de negócio, incluindo nas finanças e dependendo das mensagens que querem passar.

A regra dos 3 P deve ser entendida como uma reflexão sobre como queremos gerir as nossas finanças pessoais. É como um guia, através dos 3 P, conseguimos analisar o ambiente económico que vivemos dentro de casa.

Se alinharmos o que é a inteligência financeira com os 3 P conseguimos resumir e detalhar o que precisamos de fazer todos os meses:

  • Paciência: Todos os meses a paciência deve ser levada em conta como uma rainha porque planear leva tempo e o orçamento mensal deve ser feito com calma. 

 

  • Prudência: O controlo das atividades financeiras tem de ser feito com muita prudência. Não comprar por impulso, considerar primeiro prioridades para chegar ao final do mês com dinheiro de lado.

 

  • Persistência: Os hábitos são os nossos melhores amigos. É importante continuar, persistir, e nunca desistir.

É como andar de bicicleta.

 

Preparado?

Alguma vez consultaste a conta bancária e chegaste à conclusão que não sabes onde gastaste o dinheiro? Lê tudo neste link.

Um pensamento em “Inteligência financeira

  1. Sempre fui um desastre no gerenciamento de dinheiro, há um mês que decidi mudar esse quadro e graças ao seus conteúdos*Donapoupança* têm aprendido muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida