Por vezes caímos no erro de pensar que “é só mais esta compra”, ela não vai afetar o orçamento. Outras vezes compramos porque não é muito caro e poder ser útil, mas não precisamos realmente do que estamos a comprar.
Não precisas mais de stressar. Adota pequenos hábitos. Mesmo que não pareçam ter impacto imediato vais ter grandes resultados no final do mês. Muitas vezes nem é preciso acabar com alguns hábitos, basta reduzi-los. Poupar não nos deve fazer senti excluídos de uma vida divertida. Desafia-te!
Não sabes por onde começar? Tens aqui 20 dicas para uma Dona Poupança.
PONTO DE PARTIDA
- Divide o teu orçamento mensal. Começa por separar 50% para despesas fixas, 30% para despesas variáveis e 20% para poupança. Ajusta às tuas necessidades. Sabe mais aqui.
- Todos os meses coloca de parte o dinheiro para todos os gastos mensais: renda ou prestção de crédito, água, luz, internet, subscrições online, etc
- Não te esqueças das tuas despesas anuais, como o seguro do carro, IMI, etc. Divide o valor que pagas anualmente por 12 meses, assim percebes quanto é que precisas de poupar todos os meses para fazer frente a essa despesa anual. É mais fácil separar um pequeno valor mensal do que pagar a totalidade na altura da despesa.
- Anota cada uma dessas despesas e revê tudo o que gastastes no final do mês. Podias ter gasto menos em algumas das áreas?

FAMÍLIA

- Faz reuniões mensais com o teu par para definirem e atualizarem os objetivos e orçamentos financeiros mensais e anuais
- Ensina às crianças o valor do dinheiro
- Investe em educação financeira
- Procura atividades gratuitas
- Procura materiais, roupa e outras necessidades em lojas de segunda mão
COMPRAS
- Estás quase a comprar algo. Precisas mesmo disso? Se sim, há outra solução mais barata ou em 2ª mão? Já comparaste o valor com a concorrência? Há saldos?
- Precisas de determinados produtos para a tua vida pessoal e/ou profissional? Prioriza o que é mais importante. Estabelece objetivos de poupanças para os comprar.
- Evita cartões de crédito para evitar pagar comissões bancárias. Usa o débito sempre que possível.
- Deixas-te de fuma? Beber em excesso? Outro hábito? Investe todo o dinheiro que habitualmente irias gastar, numa poupança.

EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS - Soluções que te podem ajudar a pagar

1. Crédito Consolidado. Junta todos os teus créditos num só e reduz as prestações mensais até 60%. Passa a ter 1 só crédito, com 1 só taxa de juro, 1 só prazo e uma só entidade financeira.
(Preparei este guia essencial do crédito consolidado para ti. Clica)
2. Renegociar as taxas do crédito
3. Planeamento financeiro
4. Consulta um assistente crédito. Porquê e 5 Vantagens aqui.
COMIDA
- Aprende a cozinhar os teus pratos favoritos de restaurante em vez de ir lá todos os dias. Quem sabe se não tens dote para a cozinha?
- Prepara a tua marmita para o dia de trabalho, mesmo que estejas em teletrabalho. Assim evitas cair na tentação de comprar comida porque não tens de tempo de a fazer.
- Deitar comida para o lixo é igual a deitar dinheiro para o lixo. Antes de ires às compras vê tudo aquilo que tens e pensa em possíveis receitas.
- Vais ao supermercado? Vê tudo o que está em desconto em todos os que estão na tua área.
- Compra fruta e legumes em mercearias locais. Normalmente é mais barata e tem sempre mais qualidade.
- Sabes todos aqueles doces ao pé das caixas de supermercado? São para te tentar a comprar. Por isso, evita ir com fome ao supermercado para não comprares artigos desnecessários.

POUPANÇA

- Cultiva o hábito de poupar todos os meses. Se ficas tentada(o) a usá-lo coloca o que poupaste ou queres poupar numa outra conta
- Cria uma conta poupança para o longo prazo. Dinheiro para a reforma? Propinas? A viagem de sonho? Põe tudo nesta conta.
- Investe em livros de finanças pessoais