5 razões porque não falamos sobre dinheiro

Não sei se já reparaste, mas ninguém gosta de falar sobre dinheiro. É preferível falar sobre política e desporto, fazendo, apenas, uma referência de como tudo está caro e as coisas estão más.

A família quando se reúne nunca se refere a nenhum tema que inclua como estão as suas finanças pessoais, estratégias que estão a implementar ou como pesquisaram para comprar um carro com um bom financiamento que lhes permitiu poupar.

A origem deste tabu está na maneira como somos educados. É uma característica inata que nos impede de revelar algo que consideramos íntimo, pessoal, e que está muitas vezes associado a pensamentos negativos.

Porque não falamos sobre dinheiro?
Porque não falamos sobre dinheiro?

Porque não falamos sobre dinheiro:

1. Medo

Quando somos pequenos os nossos pais raramente falam de dinheiro e se falarem é para se queixarem de que não é suficiente. É nos dito, constantemente, para o usarmos bem e com cuidado, porque se não o fizermos, podemos perder tudo.

Este tipo de conversa, cria medo. Acabamos por nos tornar receosos do dinheiro e isso leva a uma certa inaptidão.

Resolução: Temos sempre medo do que não conhecemos, mas tens de sair da tua zona de conforto. Está na altura de assumires o controlo das tuas finanças.

2. Vergonha

Receamos mostrar aos outros que afinal não percebemos nada sobre dinheiro. Duvidamos de nós próprios, sem saber se a maneira como gerimos o nosso dinheiro é ou não a mais correta.

Sentimos vergonha de não dominar os aspetos mais básicos, de não conhecermos os conceitos. O simples facto de ir ao Banco torna-se um processo complicado, porque é lá que estão os profissionais.

A vergonha é uma das razões porque não falamos sobre dinheiro. É emoção que nos impede de nos expor e de aprender.

Resolução: Se este é o teu caso não tenhas vergonha. É normal não saber tudo, mas estares aqui a ler é o primeiro passo para a mudança. Vais ver que tudo muda quando aprenderes e na internet tens todo o conhecimento de que precisas. Lê blogues, entrevistas, ouve podcasts, participa em webinares.

3. Inveja

Entre pessoas vai sempre existir algum tipo de rivalidade. Quando alguém adquire algo associamos logo a riqueza. Ficamos com inveja quando os outros têm o que não temos.

A questão do rico vs pobre, destaca-se bastante, porque temos tendência a compararmo-nos uns aos outros, considerando que questões relacionadas com dinheiro é só para os ricos, denominados de “elite”.

Resolução: Muitas vezes não nos apercebemos de que alguém para ter algo passou por muita dificuldade. Para atraíres boas energias felicita a outra pessoa pelo que alcançou. Aprendemos mais juntos do que separados.

4. Desconfiança

O nosso calcanhar de aquiles é a desconfiança. Será que se estão a aproveitar de nós? Será que nos estão a levar a gastar mais, a perder demasiado?

Vamos sempre ser assolados por este tipo de dúvidas, principalmente se for sobre um assunto que não dominamos.

Resolução: Vais sentir-te desconfortável, mas quando não percebes, questiona. Se não te quiserem explicar, pesquisa na internet, procura profissionais ou fala com os teus familiares e amigos.

5. Preguiça

Por vezes existe simplesmente desinteresse. Enquanto o dinheiro for dando para as necessidades básicas, evita-se ouvir e falar sobre “economês” ou “financês”.

Este tipo de comportamento assemelha-se ao da expressão “A roda dos ratos”, partilhada no livro “Pai rico, pai pobre”, que significa um comportamento que nos impede de prosperar. Trabalhamos, mas estamos sempre no mesmo sítio e nem conseguimos perceber onde o dinheiro é gasto.

No entanto, o dinheiro faz parte das nossas vidas e é importante falar sobre ele, principalmente, com os filhos.

Resolução: Deixa a preguiça para trás e analisa como estão as tuas finanças pessoais. Cria um orçamento, melhora os hábitos de consumo e poupa.

Tens ansiedade financeira? Sabe como combater esse sentimento e passa à acção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida