Os imprevistos que dificultam a tua vida financeira

A preocupação ocupa cada vez mais espaço nas nossas vidas. Somos pressionados a antever situações em que não queremos pensar, mas a que inevitavelmente não conseguimos fugir.

Acontece quando a nossa profissão é de risco, quando compramos casa e carro. O  principal responsável são os nossos pensamentos negativos, antecipando eventos que ainda não aconteceram e atenção, pois podem nunca acontecer.

Mas os imprevistos podem acontecer a qualquer um e a qualquer momento. Ficarmos a remoer no assunto não é a solução. Precavermo-nos é a ação que devemos tomar.

Prepararmo-nos para esses acontecimentos é importante, porque assegura que estamos financeiramente estáveis para fazer face a momentos mais difíceis.

Os imprevistos que dificultam a tua vida financeira
Os imprevistos que dificultam a tua vida financeira

Mas que imprevistos podem dar a volta à tua vida e às tuas finanças?

1. Morte

Começamos com o pior que pode acontecer a nós próprios ou a um familiar. Ninguém gosta de falar sobre este tema e evitamos pensar nesta possibilidade, mas é necessário ponderar a resposta a algumas questões para darmos o passo em frente.

Qual é a composição e rendimentos do agregado familiar? No caso de morte de alguém como ia ficar a tua situação? Sem uma fonte de rendimento comprometeria a situação financeira e familiar? Se morresses com que apoio ficaria a tua família. E se tiveres filhos?

Age da melhor forma possível. Procura informar-te sobre o funcionamento do seguro de vida.

2. Desemprego

O desemprego é a pior situação em que alguém se pode encontrar. Além de ser emocionalmente difícil, pode acarretar consequências imediatas se não existir outra fonte de rendimento.

Pode ser de curta ou de longa duração, por isso, o presente que é incerto, o futuro torna-se duvidoso.

Sabe o que fazer “Previdência Privada: finanças pessoais”.

3. Doença

Estamos bem num dia, mal no outro. A saúde é assim, incerta,  mesmo que tenhamos um estilo de vida saudável. E com a idade vão surgindo problemas de saúde que desconhecíamos.

Pode acontecer de um dia para o outro precisarmos de um tratamento prolongado ou cirurgia.

E para que qualquer pessoa possa recuperar a sua saúde em paz, sabendo que as suas poupanças estão salvaguardadas, é preciso orientarmo-nos na direção certa.

A HiSonia tem a solução. Confere.

4. Invalidez

Os acidentes acontecem e podem deixar-nos acamados. Ao ficarmos incapacitados não vamos conseguir trabalhar, prejudicando o rendimento a um nível imprevisível. Como cuidamos de nós se não tivermos onde recorrer?

E os acidentes não acontecem só no trabalho, mas também fora dele. Tomar decisões inteligentes é saber proteger-nos e à nossa família.

5. Divórcio

O divórcio é algo inesperado, mas é mais comum do que se pode imaginar. Quando a relação do casal termina, começam os problemas relacionados com o dinheiro e que podem causar muito stress e ansiedade.

O caminho é longo e tortuoso, com divisão de bens e despesas com os filhos. Se tiveres de mudar de casa, tens de acarretar todos os custos sozinho, podes, também, sentir-te defraudado na divisão dos bens.

O custo de vida muda significativamente sem ter alguém para dividir os gastos.

6. Despesas com veículos

O carro é o meio de transporte mais utilizado, mas que traz muitas despesas.

Sem contar com os impostos e a manutenção, um acidente pode deixar o veículo irrecuperável. Ou uma despesa no mecânico demasiado alta, como problemas com o motor, mudança de pneus ou peças que precisam ser substituídas e que deixam a carteira a abanar se este tipo de imprevisto não for antecipado.

Como está o teu seguro automóvel? Está preparado para tudo?

7. Lay-off

Uma coisa que a pandemia nos veio ensinar é que nunca estamos preparados para tudo e o inimaginável pode acontecer.

Muitas famílias viram-se em situação de lay-off com rendimentos reduzidos. Outras foram afetadas pelo desemprego, falência, problemas de saúde, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia