Comprar casa: organização de budget

Comprar casa é um sonho para muitas pessoas e, por isso, é um dos principais objetivos financeiros que não é cumprido. A poupança que se junta acaba por ser gasta para outros fins ou imprevistos e o sonho fica por concretizar.

Sabe o que precisas de fazer para comprar casa desde o orçamento, à entrada inicial e à criação de orçamento
Sabe o que precisas de fazer para comprar casa desde o orçamento, à entrada inicial e à criação de orçamento

Menu do artigo

O maior passo financeiro que podemos dar é comprar casa, porque exige duas coisas: uma organização cuidadosa e cumprir várias etapas para garantir que o crédito é aprovado.

No entanto, estamos a falar de uma dívida que nos acompanha por muito tempo e, sendo assim temos de ter disciplina e um orçamento familiar sempre atualizado e adaptado mensalmente às nossas necessidades de poupança e investimento.

Com uma dívida muitas vezes esquecemos-nos do futuro e concentramo-nos no presente. Por outro lado, ao fazê-lo é perder a segurança financeira e deixar a incerteza entrar nas nossas vidas.

Comprar casa: primeiros passos

Quando decidimos que queremos comprar uma casa, primeiro temos de seguir alguns passos para perceber se estamos a tomar a decisão certa.

Antes de tomar qualquer decisão é preciso analisar a tua situação financeira
Antes de tomar qualquer decisão é preciso analisar a tua situação financeira

Situação financeira

Analisa como estás financeiramente. Qual é o teu salário? Consegues um rendimento extra com um hobbie, por exemplo, ou podes ganhar mais em comissões? Precisas de um rendimento extra?

Quais as despesas mensais? Consegues poupar no final do mês? Quanto? Tens dívidas? Ainda estás a pagar o carro ou tens dívidas com o cartão de crédito?

É importante ter uma compreensão clara da tua situação financeira, além de ajudar a determinar o quanto podes poupar mensalmente para a compra de uma casa, também te vai permitir fazer alguns reajustes e mudanças no teu estilo de vida.

Pagamento inicial

Para comprar casa precisas de dar uma entrada. O banco não empresta 100% do capital, por isso vais precisar de ter 10% e/ou 20% do preço da casa.

Claro que quanto maior for o pagamento inicial, menores serão as despesas com juros e prestação do crédito habitação.

No entanto, esta entrada já é para muitas pessoas difícil de alcançar dado o aumento do custo de vida. E não te deves esquecer de outros pagamentos que têm de ser feitos como: gastos notariais e de registo, o imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT), o imposto de selo, e ainda outras comissões iniciais.

Por isso, quando começares o teu mealheiro tens de contar com todos estes aspetos que são os custos associados à compra de uma casa.

Capacidade financeira

Quando conheces a tua capacidade financeira, podes determinar um limite de preço e procurar uma casa que esteja dentro do teu orçamento.

O objetivo de calcular a taxa de esforço é evitar o sobre-endividamento.

Calcula através desta fórmula: Taxa de esforço = (Encargos financeiros mensais / Rendimento) x 100

Os encargos financeiros mensais são os teus créditos e não as despesas fixas com água, luz e eletricidade.

Comparar opções

Com base no preço da casa, taxa de juros e prazo do empréstimo, pede no teu banco simulações para que possas estudar a compra da casa.

Assim, podes comparar diferentes opções de empréstimo oferecidas por instituições financeiras para encontrar a melhor taxa de juros e os termos mais favoráveis.

Quanto tiveres a casa em vista, podes contactar a UniPeople para te ajudar a negociar o crédito habitação.

Após a compra da casa

Depois de comprar casa, considera, ainda, os custos como os impostos sobre a propriedade, seguros e manutenção.

Deves incluir estes custos no teu orçamento pós-compra.

Mudanças financeiras

Durante o processo de compra da casa, evita fazer grandes mudanças na tua situação financeira, como mudar de emprego ou fazer grandes compras a prazo. Estas mudanças podem afetar negativamente a elegibilidade para um empréstimo.

Histórico de crédito

Mantém um bom histórico de crédito, paga sempre as contas, não te atrases ou entres em incumprimento. Não contraias, também, dívidas excessivas.

Garante a elegibilidade para conseguires o acesso às melhores taxas de juros no crédito habitação.

Consultor financeiro

Considera contratar um consultor financeiro para te ajudar a organizar um plano financeiro e a criar um orçamento familiar que te permita comprar casa.

O consultor fornece conselhos personalizados com base na tua situação financeira.

Poupar para a compra da casa

Comprar casa exige paciência e determinação. Começar a poupar o mais cedo possível ajuda
Comprar casa exige paciência e determinação. Começar a poupar o mais cedo possível ajuda

Agora que já sabes como está a tua vida financeira, até onde podes gastar e que cuidados deves ter, está na hora de começar a poupar para os 10%.

1. Orçamento

O orçamento familiar vai ajudar-te a cumprir o teu objetivo financeiro. Todas as despesas que não são essenciais devem ser evitadas.

Depois de organizares cada despesa por categorias, procura aquelas que podes cortar. O objetivo é poupar mais todos os meses.

A quantia que queres poupar por mês deve estar registada no orçamento (e tem de ser realista).

2. Viver abaixo das possibilidades

Adotar um estilo minimalista para reduzir despesas e viver abaixo das possibilidades.

Muitas pessoas começam a apreciar este estilo de vida que evita as compras desnecessárias e por impulso. Também é um estilo que procura ser mais sustentável e garantir mais saúde. Por isso, alguns vícios como o tabaco e o álcool deixam de fazer parte da rotina.

Ou as idas aos cafés, restaurantes e comprar take-away. A ideia é viver confortável, fazer em casa a comida, incluindo marmita para o escritório e aproveitar os parques e eventos gratuitos como diversão.

Em alguns casos conseguem renegociar serviços, mudar de casa, com uma renda mais acessível e barata e/ou vender o carro extra.

3. Férias

As férias são uma enorme despesa que pode ultrapassar o orçamento estipulado. Por isso, enquanto o teu objetivo financeiro for poupar para a entrada da casa, opta por umas férias locais mais acessíveis.

4. Rendimento extra

Identifica hobbies que possam ser transformados num rendimento extra. Pode ser escrever, fotografar, dar explicações, oferecer serviços de consultoria, entre outros.

Sabe como ganhar dinheiro online, aqui.

Considera trabalhar remotamente ou encontrar empregos online que se adequem aos teus interesses. Existem várias plataformas que oferecem oportunidades de trabalho freelancer ou remoto.

5. Venda de garagem

Tudo o que tenhas em casa e não precises, vende. Quanto achas que vais ganhar com as vendas de roupa, livros, música, bijutaria, entre outros?

O dinheiro que ganhares colocas de lado para a compra da casa. Nos dias de hoje e com o online é mais fácil chegar a mais pessoas que possam estar interessadas:

  • Vendas online: Existem várias plataformas online para vender as tuas coisas:
    • OLX: Um site de classificados que permite vender localmente.
    • Facebook Marketplace: Uma seção no Facebook onde podes anunciar e vender.
    • Grupos de compra e venda no Facebook: Existem vários grupos no Facebook dedicados à compra e venda de itens usados.
    • Vinted: Um aplicativo focado em moda e roupas usadas.
    • Trade Stories: Compra e venda de livros usados.

Agora que já conheces os primeiros passos a dar para comprar casa e algumas dicas de como poupar, não te esqueças que poupar dinheiro requer disciplina, paciência e comprometimento.

Encontra o equilíbrio certo entre poupar e aproveitar a vida, e ajusta as tuas estratégias conforme for necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamília