Energia verde: porque deves aderir

A energia verde é vista como essencial para enfrentar os desafios ambientais e climáticos. Oferece benefícios significativos para a economia, em termos de saúde e na sustentabilidade a longo prazo.

A energia verde ou energia renovável é obtida a partir de fontes naturais
A energia verde ou energia renovável é obtida a partir de fontes naturais

Menu do artigo

A energia verde: vantagens

A energia verde ou, também conhecida como energia renovável, é necessária por várias razões:

Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa

A energia verde é gerada a partir de fontes renováveis, como o sol, o vento e a água, e geralmente não emite gases de efeito estufa significativos durante a produção.

Significa que pode reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros poluentes atmosféricos.

Sustentabilidade Ambiental

As fontes de energia renovável são mais sustentáveis a longo prazo, pois não esgotam os recursos naturais, ao contrário dos combustíveis fósseis, que são finitos e não renováveis.

A exploração contínua de recursos fósseis pode levar à degradação ambiental e à escassez de recursos.

Recursos fósseis

  • Petróleo (O petróleo é amplamente utilizado como fonte de energia e matéria-prima para a produção de combustíveis (gasolina, diesel, querosene), produtos químicos e plásticos.)
  • Gás natural (Muito utilizado nas habitações para aquecimento, geração de eletricidade, produção industrial e também como matéria-prima para produtos químicos.)
  • Carvão (historicamente, como combustível para locomotivas)

Os recursos fósseis têm sido amplamente explorados como fontes de energia devido à sua alta densidade de energia e capacidade de produção de calor.

No entanto, o uso destes combustíveis, também está associado a impactos ambientais significativos, incluindo a emissão de gases de efeito estufa (como dióxido de carbono) que contribuem para as mudanças climáticas, poluição do ar, contaminação de águas subterrâneas e outros problemas ambientais.

Devido aos impactos ambientais e à crescente preocupação com as mudanças climáticas, muitos países estão a diversificar as suas fontes de energia, incluindo a transição para fontes de energia renovável, como a energia solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica, a fim de reduzir a dependência dos recursos fósseis e mitigar os impactos negativos associados a estes.

Qualidade do Ar

A queima de combustíveis fósseis para produção de energia contribui para a poluição do ar, que afeta a saúde humana e causa problemas respiratórios e cardiovasculares.

A energia verde ajuda a reduzir a poluição do ar, melhorando a qualidade do ar e promovendo a saúde pública.

Diversificação Energética

Depender exclusivamente de combustíveis fósseis pode deixar um país vulnerável a flutuações nos preços internacionais do petróleo e do gás. A diversificação para fontes de energia renovável pode reduzir a dependência e aumentar a resiliência energética.

Criação de Empregos e Estímulo Económico

A indústria de energia verde, incluindo a instalação, manutenção e operação de usinas de energia renovável, cria empregos locais e pode impulsionar a economia de uma região. Além disso, a inovação em tecnologias de energia verde pode gerar novas oportunidades de negócios e investimentos.

Inovação Tecnológica

Procurar soluções de energia verde incentiva a inovação tecnológica, levando ao desenvolvimento de novas tecnologias e práticas mais eficientes e sustentáveis.

Importações de Energia

A produção de energia verde a nível local pode reduzir a necessidade de importar combustíveis fósseis, melhorando a independência energética de um país e reduzindo os riscos associados a interrupções no fornecimento.

Preservação dos Ecossistemas

A energia verde tem menos impacto negativo sobre os ecossistemas, como a destruição de habitats e a poluição de corpos d’água, em comparação com a exploração de combustíveis fósseis.

Futuras Gerações

A adoção de energia verde é um passo importante para garantir um futuro mais limpo e sustentável para as gerações futuras, deixando um legado positivo em termos de meio ambiente e qualidade de vida.

Onde podemos encontrar a energia verde?

Energia Eólica

Portugal possui um ótimo potencial para a energia eólica, especialmente devido à sua localização costeira.

A energia eólica é produzida pelo movimento do ar (vento) que faz girar as pás de turbinas eólicas. Parques eólicos são frequentemente construídos em locais com ventos consistentes e fortes, como áreas costeiras e colinas

Energia eólica, produzida pelo vento é uma energia verde
Energia eólica, produzida pelo vento é uma energia verde

Energia Solar

A energia solar é outra fonte promissora de eletricidade verde.

A instalação de painéis solares em edifícios residenciais, comerciais e industriais, contribui para a produção de energia renovável.

A energia solar é gerada a partir da luz do sol. Pode ser capturada por meio de painéis solares instalados em telhados de edifícios, usinas solares em terra ou flutuantes.

  • Energia solar fotovoltaica: Os painéis solares de energia solar fotovoltaica são uma tecnologia que converte a luz solar diretamente em eletricidade por meio do uso de células fotovoltaicas. Estas células são feitas de materiais semicondutores, como o silício, que absorvem a energia dos fótons de luz solar e a transformam em corrente elétrica contínua.
  • Energia solar térmica: Os painéis solares de energia solar térmica são uma tecnologia que utiliza a energia do sol para aquecer água ou fluidos, com o objetivo de fornecer aquecimento para habitações, comércio e indústrias.

Hidroeletricidade

Hidroeletricidade, outra energia verde muito utilizada
Hidroeletricidade, outra energia verde muito utilizada

A exploração de recursos hídricos para a produção de eletricidade é uma opção confiável, de longa data e desempenha um papel de liderança na manutenção de usinas elétricas.

A energia hidrelétrica é produzida a partir do fluxo de água em rios ou correntes, que é capturado por meio de represas e turbinas. Grandes represas hidrelétricas e pequenas usinas de energia de água são comuns em todo o mundo.

Energia Geotérmica

A energia geotérmica é obtida do calor natural do interior da Terra. Pode ser explorada em regiões vulcânicas, onde há atividade geotérmica significativa, ou através da instalação de sistemas de bombas de calor geotérmicas em áreas com temperaturas mais moderadas.

Energia das Marés e das Correntes

A energia das marés é gerada a partir das oscilações regulares das marés, enquanto a energia das correntes é obtida do movimento das águas oceânicas. Ambas as fontes podem ser exploradas em áreas costeiras com forte influência das marés e correntes.

Biomassa

A energia da biomassa é produzida a partir de materiais orgânicos, como resíduos agrícolas, florestais e de origem animal. Estes materiais podem ser queimados diretamente para gerar calor ou convertidos em biogás ou biocombustíveis.

Biogás

O biogás é produzido a partir da decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos, como esterco animal, lodo de esgoto e resíduos de alimentos. Ele pode ser utilizado para geração de calor, eletricidade ou combustível veicular.

As melhores soluções de energia em casa

Fonte da imagem: EDP
Fonte da imagem: EDP

Como podes ver pelo gráfico, as famílias gastam mais energia quando estão a cozinhar, para climatizar o ambiente em casa e aquecimento de águas.

Para teres energia verde tens de considerar:

Opções Disponíveis

Pesquisa as várias opções de energia verde disponíveis em Portugal.

Pode incluir a instalação de painéis solares na habitação, escolher um fornecedor ou participar em programas de energia verde oferecidos pelo governo ou empresas de energia.

Consumo de Energia

Analisa o teu consumo de energia para determinar a quantidade de energia verde que precisarás adquirir.

Podes pedir ao e-redes o teu histórico de consumo. Como a energia verde é de fontes limpas, não contaminam o ambiente ou o solo, também podes produzir energia.

Consultar Especialistas

Fala com várias empresas para avaliar as opções e receber orientação sobre que sistema é mais adequado para ti.

Considerar Custos e Benefícios

Avalia os custos e benefícios de escolher energia verde. Embora possa haver um custo inicial mais alto, os benefícios económicos a longo prazo e a redução do impacto ambiental podem valer a pena.

Programa Apoio Edifícios Mais Sustentáveis, do Fundo Ambiental

O Programa Apoio Edifícios Mais Sustentáveis está a decorrer desde o dia 16 de agosto de 2023 até às 17h59 do dia 31 de outubro de 2023.

Pretende uma redução de 30% no consumo de energia. Podes concorrer se fores proprietário e se residires na habitação.

Trata-se do financiamento de medidas que promovem a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental.

Quais são as intervenções na habitação?

  • Substituir janelas não eficientes, por janelas eficientes (com classe energética A+)
  • Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos
  • Colocação de sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável (de classe energética A+ ou superior)
  • Instalação de sistemas fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento
  • Adoção de soluções que visem a eficiência hídrica

Como é feito o investimento

O pagamento do apoio ocorre após o investimento, e são necessárias as faturas para comprovar o pagamento das intervenções feitas desde maio de 2022 até a data da candidatura.

As famílias só receberão o reembolso das despesas para melhorar a eficiência das suas casas após a validação da candidatura.

Resumo

O texto aborda a importância da energia verde como solução para desafios ambientais e climáticos. Destaca vantagens como a redução de emissões de gases de efeito estufa, sustentabilidade ambiental, diversificação energética e a criação de empregos.

A exploração de recursos fósseis é discutida, evidenciando os impactos negativos associados. São apresentadas fontes de energia verde, como eólica, solar, hidroelétrica, geotérmica, marés, correntes, biomassa e biogás.

Em relação a Portugal, menciona o potencial eólico e solar do país. A ênfase recai sobre a necessidade de considerar opções de energia verde, avaliar o consumo de energia, consultar especialistas, comparar custos e benefícios, e explorar programas de apoio, como o Programa Apoio Edifícios Mais Sustentáveis.

O programa apoia intervenções para melhorar a eficiência energética das habitações, como substituição de janelas, isolamento térmico, sistemas de aquecimento/arrefecimento e energia renovável.

O pagamento do apoio ocorre após o investimento, com a apresentação das faturas e com o reembolso pendente mediante validação da candidatura.

A candidatura já está disponível e decorre até ao dia 31 de outubro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida