Salário líquido 2023 – 2º semestre

Entraram em vigor as novas tabelas de retenção na fonte, por isso é importante saberes como fica o teu salário líquido.

As tabelas de retenção na fonte sofreram pequenas alterações que entraram em vigor entre maio e junho. Já podes saber como fica o teu salário líquido e não precisas de fazer nenhum cálculo.

Menu do artigo

Conhece as novas alterações ao teu salário líquido 2023 - 2º semestre
Conhece as novas alterações ao teu salário líquido 2023 - 2º semestre

O que vai acontecer ao teu salário líquido

Se trabalhas por conta de outrem vais ver um aumento significativo no teu salário.

Porquê este aumento

A decisão do estado é reter menos imposto no final de cada mês. Dado o aumento dos custos que as famílias têm de suportar, por causa da inflação e/ou da subida da prestação da casa e ou da crise económica, podem agora, fazer uma melhor gestão do seu dinheiro.

Alívio fiscal

No entanto, não deves ver este aumento como um alívio fiscal. Uma retenção menor significa que no próximo ano na entrega da declaração de IRS podem acontecer duas coisas: tens um reembolso menor ou pagas.

Reformulação da retenção da fonte

Uma mudança significativa foi a adoção do método de taxação marginal, alinhado com os diferentes escalões do Imposto sobre o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), que são utilizados para calcular anualmente os valores a serem pagos.

Estas modificações foram implementadas com o propósito de assegurar a inexistência de situações regressivas, isto é, cenários em que um aumento no salário bruto resulte na diminuição do rendimento líquido mensal para um indivíduo.

1 º semestre

No decorrer do primeiro semestre, as tabelas de retenção habituais foram aplicadas, contudo, desde o início do ano, houve ajustes nos patamares de retenção que afetaram os ganhos dos contribuintes.

Importa salientar que houve um aumento no salário mínimo nacional, uma elevação no índice que determina os montantes de apoio social (IAS), uma ampliação do limite máximo para a isenção de impostos no subsídio de alimentação e também um aumento no mínimo de rendimento sujeito a tributação.

Porque deves simular o teu salário líquido?

Simular o salário líquido oferece uma perspetiva mais clara e abrangente das mudanças salariais.

Com esta informação podes perceber quais as implicações financeiras e tomar melhores decisões na gestão das tuas finanças pessoais, assim como pensar no que fará mais sentido para a tua família.

Muitas vezes faz sentido falar com um contabilista para que no próximo ano, com a submissão do IRS, tenhas benefícios, se for o teu caso, por exemplo, imagina na venda de um imóvel.

Sabe mais aqui.

Mas saberes onde gastas e como, pode ajudar-te a preparar o próximo ano e melhorar a tua vida fiscal.

Simular o salário líquido tem várias vantagens, uma delas é o planeamento financeiro
Simular o salário líquido tem várias vantagens, uma delas é o planeamento financeiro

Planeamento Financeiro

Simular o salário líquido permite que tenhas uma visão clara de quanto dinheiro efetivamente estará disponível após as deduções fiscais e outras despesas.

Ajuda-te no planeamento financeiro e permite que faças o teu orçamento com mais informação. Nomeadamente, as tuas despesas, poupanças e investimentos.

Negociações Salariais

Se estás prestes a negociar um aumento salarial, simular o salário líquido ajuda-te a avaliar qual será o impacto líquido do aumento.

Permite-te tomar a melhor decisão e garantir uma vida financeiramente mais saudável e confortável.

Mudanças de Emprego

Ao considerar uma oferta de emprego em uma empresa diferente, a simulação do salário líquido pode ajudar a comparar de forma mais precisa as remunerações oferecidas pelas diferentes empresas.

Podes ainda comparar os diferentes benefícios, planos de saúde e outros fatores.

Antecipar Mudanças Tributárias

As leis fiscais e as tabelas de retenção podem mudar ao longo do tempo. Como é o caso no ano 2023 no 2º semestre.

A simulação do salário líquido ajuda a antecipar como estas mudanças te vão impactar e o que podes fazer para minimizar ou aproveitar estas medidas.

Benefícios Adicionais

A simulação ajuda-te a compreender como os benefícios extras, como bônus, comissões, entre outras, impactarão o teu salário líquido.

Auxilia na tomada de decisões sobre como receber esses benefícios (por exemplo, se desejas que sejam pagos mensalmente ou anualmente).

Orientação Profissional

Profissionais de recursos humanos e consultores financeiros podem utilizar simulações de salário líquido para orientar os seus clientes sobre questões relacionadas com a remuneração e aconselhá-los sobre decisões financeiras importantes.

Recursos humanos: simular o salário líquido

A simulação do salário líquido é uma ferramenta poderosa para os recursos humanos
A simulação do salário líquido é uma ferramenta poderosa para os recursos humanos

A simulação do salário líquido é uma ferramenta poderosa que permite aos departamentos de recursos humanos e consultores financeiros oferecer, mais rapidamente, uma orientação personalizada, apoiar na tomada de decisões financeiras e criar uma relação de confiança com os colaboradores.

Os benefícios, tanto para os colaboradores, como para os profissionais de RH e para a organização como um todo.

Conhece 7 vantagens para a simulação em RH

Tomada de decisões

Ao realizar a simulação do salário líquido para os colaboradores, o departamento de recursos humanos pode ajudá-los a compreender como diferentes mudanças salariais, como aumentos ou bônus, afetarão os seus rendimentos líquidos.

Desta forma, permite que os colaboradores tomem decisões informadas sobre as suas finanças pessoais e façam escolhas que atendam aos seus objetivos financeiros.

Negociações Salariais

Os consultores financeiros e o departamento de RH podem usar simulações para orientar os colaboradores em negociações salariais.

Inclui avaliar o impacto líquido de um aumento salarial proposto ou discutir opções de remuneração, como bônus, benefícios, entre outros…

Atração e Retenção de Talentos

Para atrair e reter talentos, as empresas precisam de oferecer salários competitivos. A simulação do salário líquido permite que as empresas comuniquem de forma transparente a oferta. Ajuda a criar confiança e transparência nas negociações salariais.

Planeamento de Benefícios

As simulações podem ajudar a avaliar o impacto de diferentes benefícios oferecidos aos colaboradores, como planos de saúde ou planos de reforma e programas.

Desta forma, conseguem analisar se os benefícios vão de encontro às necessidades dos colaboradores e se, também são viáveis para a empresa.

Antecipar as Mudanças Fiscais

As leis fiscais mudam ao longo do tempo. A simulação do salário líquido permite que os consultores financeiros e o RH antecipem como estas mudanças afetarão os colaboradores e ofereçam orientação sobre como lidar com as implicações fiscais.

Educação Financeira

Consultores financeiros e o departamento de RH podem utilizar simulações para ensinar os colaboradores sobre conceitos financeiros, como planeamento de orçamento, poupança e investimentos.

Promovem, assim, a literacia financeira na empresa entre os colaboradores e ajuda-os a tomar decisões financeiras mais inteligentes.

Satisfação e Produtividade dos Colaboradores

Quando os funcionários têm uma compreensão clara de como seu salário e benefícios afetam a sua situação financeira, sentem-se mais valorizados e satisfeitos. Impacta positivamente a motivação e a produtividade no trabalho.

Resumo

No segundo semestre de 2023, as novas tabelas de retenção na fonte entraram em vigor, aumentando os salários líquidos. Deveu-se à decisão de reter menos impostos, proporcionando um alívio financeiro para as famílias.

No entanto, é importante perceber que uma retenção menor pode resultar em reembolsos menores ou pagamentos adicionais no próximo ano durante a declaração de impostos.

A simulação do salário líquido é valiosa para o planeamento financeiro, negociações salariais, avaliação de mudanças de emprego, antecipação de mudanças fiscais e compreensão de benefícios extras.

É crucial, também, para os departamentos de recursos humanos e consultores financeiros. Conseguem dar mais facilmente orientação personalizada e promover a literacia financeira junto e entre os colaboradores, contribuindo para a satisfação e produtividade no trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

PatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónioPatrimónio