Estratégias para poupar na venda de imóveis

Existem várias estratégias para poupar na venda de imóveis que os proprietários podem utilizar no imposto sobre as mais-valias na venda de imóveis. Não cometas erros no IRS que te impedem de beneficiar deste imposto.

Poupar na venda de imóveis através de bom aconselhamento profissional e na declaração de IRS sem erros
Poupar na venda de imóveis através de bom aconselhamento profissional e na declaração de IRS sem erros

As estratégias de poupança passam essencialmente por saber declarar em IRS as mais-valias. Muitas pessoas cometem erros ou então não declaram o imóvel.

Para poupar na venda de imóveis podes fazer algumas coisas. Sabe quais são e minimiza o pagamento de mais-valias:

Estratégias para poupar na venda de imóveis

1. Investir em melhorias

Se fores proprietário de um imóvel podes reduzir a sua mais-valia líquida ao investir em melhorias na propriedade.

Estas melhorias incluem a instalação de novos equipamentos ou sistemas, como aquecimento ou ar condicionado, melhorias estéticas, pintura ou jardim paisagístico.

Para beneficiares é importante manter todas as faturas e recibos de despesas para poder deduzir o seu valor na mais-valia. Porque de outra forma pode ter um grande impacto no teu IRS.

2. A importância da contabilidade

Ao não manteres uma boa contabilidade não sabes se reúnes condições porque não tens como calcular a mais-valia.

Como  proprietário de imóveis deves manter registros precisos de todas as despesas relacionadas à propriedade, incluindo despesas de manutenção, reparação e melhoria.

3. Quando vender o imóvel

Surgem muitas dúvidas de quando se deve vender o imóvel. É indiferente ou existe uma data específica que se deve tentar utilizar?

Um contabilista diria para vender o imóvel no final do ano. E é aqui que mostra a importância de trabalhar sempre com um profissional.

Esperar pelo fim do ano fiscal, pode reduzir o seu lucro tributável. O imposto sobre as mais-valias é baseado no lucro tributável, que é calculado durante o ano fiscal. Vender um imóvel no final do ano fiscal pode permitir que os proprietários usem as suas despesas de manutenção e reparo para reduzir sua mais-valia líquida.

Informação

Quando a casa é vendida, dispões de 36 meses para adquirir, sem contrair crédito habitação, outro imóvel.

E, se compraste uma casa primeiro e só depois vendeste a casa antiga, tens 24 meses para fazer o aviso à Autoridade Tributária de que vais investir o dinheiro que ganhaste para pagar o imóvel adquirido.

4. Isenções fiscais

Existem várias isenções fiscais que podem ser usadas pelos proprietários de imóveis para reduzir a sua carga tributária.

Por exemplo:

Se o proprietário tiver mais de 65 anos e viver na casa há mais de três anos, pode ser elegível para uma isenção fiscal. Da mesma forma, se o proprietário vender um imóvel e reinvestir o lucro em outra propriedade, pode ser elegível para uma isenção fiscal.

Caso ocorra a venda, mas não o reinvestimento num outro imóvel, deve investir num seguro financeiro do ramo vida ou num fundo de pensões aberto, seja em certificados de reforma ou através de outro tipo de contribuições em regime público de capitalização.

Dispõe de 6 meses para o fazer.

Procurar aconselhamento profissional

Todas as estratégias para poupar na venda de imóveis e outras situações devem ter sempre o apoio de um profissional. Este tem um conhecimento alargado e a experiência que nós não temos.

Na UniPeople encontras profissionais de diversas áreas: contabilidade, fiscalidade, representação fiscal, seguros, créditos e consultor financeiro. Significa que, por exemplo, quando trabalhas com um consultor financeiro estás a cuidar de todas estas áreas.

O IRS feito por um contabilista faz com que:

  • Ajude a determinar a melhor estratégia para minimizar os impostos sobre as mais-valias;
  • O IRS deixe de ser confuso e/ou difícil de compreender;
  • Percebamos porque todas as mais-valias de venda de imóveis devem ser declaradas, independentemente do valor da transação ou se houve ou não lucro;
  • Tenhamos em atenção às despesas relacionadas com a venda do imóvel que podem ser deduzidas da mais-valia, reduzindo o valor tributável;
  • Incluamos todas as despesas relacionadas com a venda, incluindo custos de agência, publicidade, despesas de notário e outras despesas relacionadas com a venda.

No IRS temos que seguir as seguintes estratégias para poupar na venda de imóveis:

1. Registos fiscais

É importante manter todos os registos fiscais, como recibos e faturas, para justificar as despesas e lucros associados à venda do imóvel. Se não houver comprovativo das despesas ou do valor de compra, o valor tributável pode ser considerado mais alto, resultando num imposto mais elevado.

2. Isenções fiscais adequadas

Existem isenções fiscais para certos tipos de venda de imóveis, como a venda de uma casa para comprar outra casa. Não aplicar as isenções fiscais adequadas pode resultar em impostos mais elevados do que o necessário.

3. Declarar a mais-valia corretamente

É importante declarar a mais-valia corretamente na declaração de IRS, que é o valor de venda do imóvel menos o valor de compra e as despesas relacionadas com a venda.

O valor declarado deve ser preciso e corresponder aos registos fiscais.

4. Declarar a mais-valia incorretamente

As mais-valias de venda de imóveis devem ser declaradas na seção G da declaração de IRS. Se for declarada no local errado, a receita pode ter dificuldade em encontrar a declaração e pode resultar em multas e penalidades.

5. Não declarar todas as propriedades vendidas

Se vendeste várias propriedades durante o ano fiscal, todas as mais-valias devem ser declaradas na declaração de IRS. É importante incluir todas as vendas, independentemente do valor ou da duração da posse.

Vem saber mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónioEstilo de VidaPatrimónio