Como fazer um seguro temporário para um carro importado em Portugal

Em Portugal é possível fazer um seguro temporário para um carro importado. Este tipo de seguro é feito porque o proprietário do carro, pode querer alterar a matrícula para um registo nacional.

Fazer um seguro temporário para um carro importado é proteger o que compras
Fazer um seguro temporário para um carro importado é proteger o que compras

Menu do artigo

É possível fazer um seguro temporário para um carro importado com matrícula estrangeira. O proprietário de um veículo com matrícula estrangeira pode contactar uma seguradora portuguesa para efetuar um seguro automóvel, mas este será apenas temporário e, mais tarde, não poderá alterar de seguradora portuguesa.

Por definição, os veículos devem estar segurados pelo país da sua matrícula, mas em casos excecionais é possível optar por um seguro temporário noutro país.

Comprar um carro em Portugal

Quando vais comprar um carro em Portugal tens uma grande carga fiscal. Além das despesas com o registo e seguro do automóvel, tens de ter em conta os restantes impostos. É por isso que muitas pessoas optam pela importação.

Imposto sobre Veículos (ISV)

ISV é um imposto que incide sobre a compra e a matrícula de veículos automóveis em Portugal. É aplicado tanto a veículos novos como a veículos usados importados de outros países.

Se o carro for comprado através de um vendedor, o valor do ISV já está incluído no preço final.

Ao autenticar no Portal das Finanças, podes simular as taxas em que o veículo se insere, pois o imposto é cobrado tendo em conta a cilindrada e as emissões de dióxido de carbono (CO2) ou de partículas (componente ambiental).

Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)

O IVA é um imposto a pagar sobre um carro novo, a taxa de IVA aplicável a veículos automóveis em Portugal é geralmente de 23%, que é a taxa normal em vigor para a maioria dos produtos e serviços.

Quando adquires um carro o IVA é adicionado ao preço base do veículo, somando-se ao Imposto sobre Veículos (ISV) e aos custos de Transporte, Preparação e Legalização.

Quando o carro não excede os seis meses ou se não ultrapassar seis mil quilómetros de rodagem é considerado novo.

Imposto Único de Circulação (IUC)

O IUC é um imposto anual aplicado em Portugal sobre todos os veículos automóveis que circulam nas vias públicas.

É pago anualmente e o seu valor é determinado com base em diversos critérios, incluindo a cilindrada do veículo, a data da primeira matrícula, as emissões de CO2 e o tipo de combustível. Quanto maiores forem a cilindrada e as emissões de CO2, maior será o valor do imposto.

Vantagens na compra de um carro importado

Poupança

Comprar um carro importado fica mais barato, apesar do processo burocrático. Depende do tipo de veículo, do seu valor, potência e da tributação no país de aquisição.

Os carros usados, por exemplo, o preço pode ser mais acessível.

Mas para teres a certeza em relação ao preço faz uma simulação.

Modelos e opções exclusivas

Carros importados geralmente apresentam uma variedade de modelos, versões e opções que podem não estar disponíveis nos carros nacionais.

Permite, assim, aos compradores escolherem veículos mais personalizados de acordo com suas preferências e necessidades específicas.

Tecnologia e inovação

Alguns carros importados são conhecidos por apresentar tecnologias e recursos inovadores antes de serem lançados nos mercados locais. Comprar um carro importado pode proporcionar acesso antecipado a essas novidades tecnológicas.

Qualidade e desempenho

Muitas marcas de carros importados têm reputações sólidas em termos de qualidade de construção e desempenho. Comprar um carro importado de uma marca de renome pode significar que o veículo é mais durável e apresenta um desempenho superior.

Exclusividade e status

Alguns compradores valorizam a exclusividade de ter um carro importado que é menos comum nas estradas locais. Além disso, os veículos de marcas premium conferem um certo status ou prestígio aos proprietários.

Variedade de estilos

Carros importados podem oferecer uma ampla variedade de estilos, como carros citadinos ou desportivos, SUV, Monovolume, entre outros, permitindo que os compradores escolham um veículo que se adeque ao seu estilo de vida e necessidades.

Imposto IUC

O imposto IUC é aplicado ao veículo importado no que se refere ao ano da sua produção e não importação.

Imposto ISV

Os carros usados importados da União Europeia têm desconto no imposto ISV, que é progressivo em função da idade.

Este desconto aplica-se tanto sobre a componente cilindrada, como sobre a componente ambiental do ISV, mas através de tabelas diferentes.

Comprar um carro importado pode ter mais vantagens do que comprar em Portugal
Comprar um carro importado pode ter mais vantagens do que comprar em Portugal

Fazer um seguro temporário para um carro importado

Agora que conheces as vantagens de comprar um carro importado, a compra é um passo muito importante e podes ter muitos benefícios. É só uma questão de analisar e pesquisar.

Mas o mais importante, como proprietário, é proteger a compra.

Fazer um seguro

Os carros importados chegam a Portugal de duas formas: Ou vais lá diretamente buscar o carro ou contratas uma empresa.

As seguradoras permitem fazer seguros temporários ou de curto prazo o que te permite ir tu próprio e ainda viajar com segurança e de forma legal.

Seguro temporário

O seguro temporário é como o nome indica, trata-se de um seguro onde podes escolher a duração e é indicado para ti que tens uma urgência ou uma necessidade específica e pontual.

Podes circular fora de Portugal, nos países identificados na carta verde. O seguro tem Responsabilidade Civil Obrigatória (Para danos causados pelo veículo a terceiros até aos limites estipulados por lei), entre outros, dependendo da seguradora.

Lembra-te que este seguro é especial, por isso quando chegares a Portugal tens de renegociar com a seguradora ou com o teu mediador de seguros para passar o seguro temporário para um seguro automóvel.

Passos para fazer um seguro temporário para um carro importado

Escolhe uma seguradora

Pesquisa e escolhe uma seguradora que ofereça a opção de seguro temporário. Algumas seguradoras em Portugal oferecem esta modalidade, mas nem todas possuem a opção.

O mais prático é contactar um mediador de seguros, pois será mais fácil encontrar para ti o seguro adequado às tuas necessidades.

Coberturas

Verifica quais são as coberturas incluídas no seguro temporário. Geralmente, inclui responsabilidade civil (cobertura para danos a terceiros), danos próprios, proteção contra roubo e incêndio, assistência de viagens, entre outras.

Indica os dados do veículo

Informa a seguradora e/ou o mediador de seguros os dados do veículo, como marca, modelo, ano, matrícula e características relevantes para o cálculo do seguro.

Período de cobertura

No seguro temporário, podes escolher o período exato de cobertura, que geralmente varia de alguns dias a alguns meses.

Preenche a proposta e efetua o pagamento

Preenche a proposta do seguro, indicando todas as informações necessárias. Após a aceitação da proposta, efetua o pagamento do prémio do seguro.

Apólice

Após o pagamento, irás receber a apólice do seguro, que é o documento que comprova que o veículo está segurado.

O seguro temporário é uma opção conveniente para certas situações, mas pode ser mais caro em comparação com um seguro anual tradicional. Além disso, nem todas as seguradoras oferecem esta modalidade, portanto, é importante pesquisar e comparar diferentes opções antes de fazer uma escolha.

Resumo

No artigo encontras a explicação de como fazer um seguro temporário para um carro importado em Portugal. Destaca que os proprietários de carros importados com matrícula estrangeira podem optar por um seguro temporário com uma seguradora portuguesa, mas que o seguro é válido apenas por um período curto e não permite a mudança para outra seguradora portuguesa posteriormente.

O processo de compra de um carro em Portugal inclui os impostos aplicados, como o Imposto sobre Veículos (ISV) e o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Conheces, também, as vantagens de comprar um carro importado, como poupança, variedade de modelos e opções, tecnologia e inovação, qualidade e desempenho, exclusividade e status, além de explicar os descontos nos impostos ISV e IUC para carros usados importados da União Europeia.

Em seguida, aborda a possibilidade de fazer um seguro temporário para carros importados, indicando os passos necessários, como escolher uma seguradora, verificar as coberturas incluídas, fornecer os dados do veículo, escolher o período de cobertura e efetuar o pagamento.

Por fim, destaca a importância de pesquisar e comparar diferentes opções de seguro antes de fazer a escolha adequada para a situação específica.

4 pensaram sobre “Como fazer um seguro temporário para um carro importado em Portugal

  1. Bom dia
    Gostava que me informassem o que e necessario para poder ter um seguro temporario, para um veiculo
    importado do Canada, para poder circular enquanto nao estiver homologado e legalizado.
    Sem mais
    Vitor Vilela

    1. Olá, Vítor!
      Para fazermos a simulação precisamos do NIF, nome, data de nascimento, carta de condução, morada, matrícula, cilindrada, peso bruto, marca e modelo do carro. O seguro será temporário. Terá um mês para legalizar a documentação. Ao fim da data a apólice é automáticamente anulada.
      Caso queira fazer connosco o seguro, estes dados devem ser enviados através do e-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

SegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSegurosSeguros