Técnica do Envelope?

A Técnica do Envelope pode ser feita em envelopes físicos ou através de cofres digitais. O importante é que o dinheiro fique separado.

Qual é o objetivo?

Facilitar a organização dos nossos gastos para podermos viver uma vida mais tranquila.

Como funciona?

Após a chegada do rendimento de cada mês, cada despesa fixa é colocada num envelope. Alguns exemplos de despesas fixas: 

  • Empréstimo de casa ou renda 
  • Condomínio 
  • Alimentação
  • Gastos com a/as viaturas: combustível, carro, mecânico, estacionamento, portagens 
  • Contas de casa: eletricidade, água, gás e telecomunicações 
  • Saúde: medicação, consultas, Seguro de Saúde 
  • Educação: Mensalidades, Material escolar, atividades extracurriculares 
  • Ginásio 
  • Subscrições online
  • Lazer

Após anotares todas as tuas despesas fixas, coloca o dinheiro em cada envelope e anota a lápis o valor correspondente a cada dívida. Esse valor vai ser a tua estimativa de gasto mensal.

É importante referir que, apesar de serem despesas fixas, nem todas têm um valor fixo por mês. É necessário avaliar a Estimativa Versus Realidade.

Estimativa vs Realidade

Após o pagamento da despesa deve ser guardado o recibo/fatura no envelope respetivo.  

No final do mês vais somar, individualmente, os valores estimados (o valor que está a lápis no envelope) e os valores reais (o valor que está em cada recibo/fatura). 

O último passo é a comparação entre os dois valores e perceber se a estimativa cobriu ou igualou a realidade.

Planeamento é a chave do sucesso.  Gasta apenas o dinheiro que está em cada envelope.

Caso não tenhas perceção do gasto real de todas as despesas fixas, o primeiro ou segundo mês de planeamento pode servir como guia. Mas pode demorar mais algum tempo até conseguires ter um valor de despesas fixas real e equilibrado com o rendimento. 

Esse planeamento pode ser alterado mensalmente, ajustando-o ao valor real das despesas. Neste ajuste deve ser dada uma pequena margem extra para evitar recorrer ao dinheiro de outro envelope para cobrir a despesa.

Por último, ao planear temos maior facilidade em perceber dois aspetos. Se há despesas que podem ser excluídas e quais são os gastos importantes. O mais importante é que tenhas consciência de quanto dinheiro recebes, de quanto gastas e como fazes essa distribuição.

Qual deve ser o impacto dos gastos fixos no teu rendimento? 

Vai depender de quem tu és e quais são as tuas necessidades mas poderás usar a regra 50-30-20 como referência. Clica aqui.

Um pensamento em “Técnica do Envelope?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a diaDia a dia