O que NÃO te contaram sobre as Moratórias e que precisas de mudar agora!

Se aderiste às moratórias o teu seguro de vida do crédito habitação muito provavelmente está desatualizado e se algo acontecer não vais ficar com o crédito pago na totalidade. 

Antes de continuar vamos falar um pouco do que são as Moratórias. Surgiram em Março de 2020 como forma de combate aos danos económico-financeiros causados pela pandemia Covid-19. Este surgiu sobre a forma de congelamento do pagamento dos créditos e/ou juros dos créditos concedidos a particulares e não particulares. Com prazos diferentes para quem pagava os juros e para quem congelou na totalidade, e após diversos prolongamentos e exceções as moratórias acabaram no passado dia 30 de Setembro.  

Vou destacar o Crédito Habitação pois tem sempre um seguro de vida associado 

Como funciona o Seguro de vida ligado ao Crédito Habitação?

1: GARANTIA

É uma garantia que serve ambas as partes. Serve o Banco ao garantir que, em caso de impossibilidade de pagamento por parte do cliente, o crédito vai ser pago. E serve à pessoa que pediu o crédito pela mesma razão. 

Clica aqui para descobrires tudo o que precisas de saber sobre o seguro vida crédito habitação.

Esta garantia refere-se às coberturas de Morte ou Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) ou Morte ou Invalidez Total e Permanente (Invalidez Profissional). Havendo uma destas condições comprovada clinicamente o seguro paga o crédito ao Banco a 100%. 

2: CAPITAL A SEGURAR vs PRAZO

Ao longo do prazo do crédito o capital do seguro de vida vai sendo atualizado porque a dívida vai diminuindo.  

Por exemplo: No 1ºano do crédito devemos 40 000 €, então o seguro cobre até este valor em caso de Morte ou Invalidez. Já no 5º ano de crédito, só devemos 5 000€, então é este o capital que o seguro cobra. 

Durante as moratórias as prestações do crédito ficaram congeladas mas as do seguro não! 

E é aqui que voltamos ao ponto crucial abordado no início deste texto. 

Quem aderiu às moratórias deixou de abater na dívida da casa e/ou de pagar juros durante alguns meses,porém essa informação não foi passada às seguradoras. O que faz com que o seguro de vida crédito habitação associado ao crédito fique desajustado, em termos de prazo e de capital a proteger, porque o seguro não foi atualizado. Não é feita essa ligação em como o cliente deixou de pagar de alguma forma aquele crédito.  

EXEMPLO PRÁTICO: Vamos supor que antes da moratória eu devia 70mil euros. Aderi e deixei de pagar durante 9 meses, continuo a dever os mesmos 70 mil. Porém, durante este período de tempo o meu seguro de vida continuou a vigorar como se eu tivesse pago as prestações. Dessa forma, fico com um seguro que em caso de morte/invalidez talvez já só me esteja a cobrir um crédito de 60mil ou 65mil quando na verdade eu ainda devo 70mil. Portanto, caso ocorra uma fatalidade, eu não irei receber todo o valor que preciso para que a casa fique paga.  

Além de o seguro não estar a cobrir todo o capital em dívida, ele também não está a cobrir todo o prazo do crédito.

Quem fez os seguros através do banco não foi avisado que isto iria acontecer e que deviam reanalisar as apólices dos seus seguros. 

Como podes resolver o problema?

O importante é atualizares os capitais que tens nas apólices dos seguros de vida, assim como o prazo se for caso de terem negociado aumentar o prazo para diminuir o que pagam mensalmente. 

Sugiro que faças novas simulações/atualizações de forma a reduzir custo e a ficar com o capital igual ao que devem ao Banco para não haver surpresas desagradáveis. 

Poderás contactar GRATUITAMENTE a HiSonia, assistente financeira parceira, aqui, para analisares a tua situação e atualizares o seguro de vida crédito habitação para corresponder ao montante que tens em dívida para com o Banco. 

Não deixes o teu crédito ficar em atraso, age agora. Ainda há soluções agora que as moratórias acabaram. Descobre tudo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

CréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSegurosCréditosSeguros