Finanças Pessoais em tempos de incerteza: 8 Passos essenciais

Não se fala de outra coisa, nós sabemos. O COVID-19 deixou o mundo à beira de um ataque de nervos e, em geral, em pânico. Não só pelos riscos muito reais de alguém de quem gostamos ser infetado e ver a sua vida em risco, mas também pelo impacto na economia e, consequentemente, nas nossas finanças pessoais. 

Aqui ficam as 8 dicas da Hi Sonia para cuidar das suas finanças pessoais em tempos de crise.

1. Respire, medite e cuide do seu bem-estar psicológico. 

Até um certo ponto o medo ajuda-nos a tomar as devidas precauções para não incorrermos em riscos desnecessários, mas a partir de outro ponto impede-nos de considerar diferentes opções e soluções. 

Resta então perceber quando é que a preocupação ou o medo é produtivo e quando é que deixa de o ser. A Hi Sonia explica as diferenças aqui

2. Avalie o seu grau de vulnerabilidade. 

E agora à parte financeira mais prática, face ao momento que estamos a viver é importante perceber se está em risco de ver os seus rendimentos diminuírem ou desaparecerem. Ou seja, fale com o seu empregador e … 

3. ... Reveja os seus números.

Aqui a Hi Sonia sugere que revejas todo o teu cash flow. 

Estes dados vão lhe dar uma perspetiva abrangente da sua vida financeira e se ela está mais positiva ou mais negativa. Se o saldo entre rendimentos e despesas, e entre ativos e passivos for positivo está no bom caminho. 

Se o seu saldo entre ativos e passivos estiver negativo, não fique alarmado, pode até nem ter razões para estar preocupado. Em Portugal, só uma minoria da população tem uma situação financeira líquida positiva. Será mais preocupante ter o seu cash flow mensal negativo, significa que está mensalmente numa situação pior. 

4. Corte nas despesas desnecessárias.

Ninguém sabe ao certo a duração nem a gravidade da crise financeira que temos pela frente. 

5. Negoceie o seu crédito à habitação ou as condições da renda.  

São tempos excecionais. Negoceie as condições do seu crédito à habitação, peça um mês de carência ao senhorio ou negoceie o valor da renda e seja honesto. Explique a sua situação e peça aquilo que mais precisa neste momento. Pode ser que se surpreenda.  

6. Pague as dívidas do cartão de crédito. 

Sabias que podes ver diversos casos de estudo aqui?

7. Construa o seu fundo de emergência.  

A HiSonia tem um artigo dedicado a este tema, descobre aqui.

8. Mantenha-se atento às oportunidades.

Se os números das suas finanças pessoais são positivos, se tem um fundo de emergência e uma situação estável, agora pode ser uma altura fantástica para investir. 

Mesmo que não esteja numa situação financeira ideal, não feche os olhos a oportunidades.  

Lembre-se que metade da solução está em ver possibilidades. E quem vê possibilidades quando todos os outros vêm problemas, está melhor equipado para situações mais desafiantes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Dia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de VidaDia a diaCréditosEstilo de Vida