Dividir o dinheiro em categorias fixas é a melhor opção?

É necessário manter o balanço entre o estilo de vida e a disciplina necessária para que a sustentabilidade financeira se mantenha assegurada. 

Queremos ajudar os clientes a organizar, de uma forma simples, as suas finanças através de uma estratégia de divisão do rendimento por diferentes potes (idealmente contas bancárias sem custos de manutenção). 

Antes de explicar a teoria comportamental que defende essa sustentabilidade financeira, vamos falar sobre os 3 potes: Presente, Futuro e Lifestyle.

Pote do Presente

Este é o pote que apesar de aparentemente ser o mais fácil de definir, é onde está o segredo da construção da liberdade financeira.  

Um exemplo que evidência o que estamos a referir é por exemplo o vestuário. Todos necessitamos de comprar roupa, mas comprar umas calças Gucci é diferente de comprar umas calças Zara. Dependendo do valor do rendimento mensal do comprador, esta compra poderá ser imputada ao orçamento do dia-a-dia ou à rubrica das extravagâncias. No fundo, esta compra deixa de ser por necessidade (vestuário do dia-a-dia) e passa a ser um luxo.

Pote do Futuro

É o pote das poupanças e dos investimentos.

As poupanças têm como objetivo criar um mealheiro para alguma situação pontual intencional ou para imprevistos. Mas o tempo que trabalhamos é limitado às 24h, pelo que a única forma de gerar mais dinheiro é colocando o dinheiro a investir.

Curioso? Clica aqui!

Pote do Lifestyle

Este é o pote da realização pessoal, dos sonhos, das loucuras, das viagens e das pequenas e grandes extravagâncias.

Quais são as vantagens deste método? 

É aqui que entra a economia comportamental que estuda o erro cognitivo “mental accounting”. A tendência positiva do ser humano para fazer caixinhas mentais, ela pode ser alavancada para podermos aproveitar o melhor que a vida nos pode dar. 

Fonte: HiSonia. Vê o artigo completo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a dia