O teu pedido de crédito foi recusado?

Ao pedirmos determinada quantia de dinheiro temos de conseguir dar garantias ao nosso credor de que o vamos devolver. São essas garantias que são discutidas na análise de perfil do cliente e que determinam se o crédito é ou não concedido. Vamos aos aspetos que podem fazer com que o nosso crédito seja recusado.

O que é analisado no perfil? 

Taxa de esforço 

  • O cálculo avalia o esforço que o cliente terá de fazer para pagar o crédito. A taxa é apurada através do peso que a prestação do crédito tem no total dos rendimentos mensais.
  • A taxa de esforço máxima varia entre Instituições. No entanto, é recomendado que não seja superior a 50%.

Capacidade de Pagamento

  • No caso de haver um crédito anterior com pagamentos em atraso ou alguma situação bancária grave no passado, que ainda esteja reportada ao Banco de Portugal, o pedido de crédito será automaticamente recusado.  

Estabilidade Profissional

  • Mais do que estar empregado é importante teres um vínculo laboral estável. Se estiveres efetivo, a probabilidade do pedido de crédito ser concedido é mais elevada. 

Idade

  • As instituições têm uma idade máxima e mínima. Normalmente começa nos 18 e pode ir até aos 80.  O que acontece é que alguém com 18 anos, que é provável que não tenha estabilidade profissional, terá mais dificuldade em obter crédito. Considera-se que a partir dos 21 é quando há uma maior maturidade para lidar com responsabilidades financeiras.  

Número de titulares 

  • Para garantir o cumprimento dos pagamentos das prestações de crédito, as instituições, por vezes, pedem um 2º titular para viabilizar o pedido do crédito. Isto porque passa a haver 2 rendimentos para uma só prestação e a probabilidade de os 2 falharem é mais reduzida. Não é, no entanto, obrigatório. 
  • Idealmente este 2º titular deve ser um cônjuge ou familiar direto pois essa família estará a assumir a dívida como sua. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

CréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditosCréditos