SPREAD – o guia essencial

O Banco de Portugal define spread como termo “utilizado para referir o acréscimo (em pontos percentuais) ao indexante, que os bancos exigem quando concedem um financiamento com taxa variável”. De forma mais simples, podemos definir como uma componente da taxa de juro aplicada pelos bancos, aos créditos concedidos, como a componente representativa do lucro dos bancos em cada um desses contratos. 

Existem vários fatores que influenciam o valor do spread de cada contrato:

  • A finalidade do crédito 
  • Características da operação, valor solicitado e da garantia
  • Perfil e historial de crédito do cliente
  • Capacidade negocial do cliente ou de quem o representa
  • Contratação, por parte do cliente, de outros produtos da mesma instituição
  • Valor de entrada no crédito

Mediante todos estes fatores o spread pode aumentar ou diminuir. Deves estar particularmente atento aos que consegues controlar, visto que o spread irá influenciar a tua prestação mensal. E relembra-te que é sempre possível negociar o spread e até renegociar durante o período em que ainda estás a pagar o teu crédito. Para este efeito podes contar com a ajuda da Dona Poupança. Marcamos reunião? São gratuitas e sem compromisso.

Uma das formas mencionada nos fatores que influenciam o spread é a contratação de outros produtos da mesma instituição. Quantos mais produtos comprares da mesma instituição, como cartão de crédito ou seguro, mais baixo irá ser o teu spread.  

Ainda não pedi o crédito. Posso baixar o spread antes de assinar o contrato?

Sim! 

Uma forma é dar a maior entrada possível. Quanto maior, menor o spread. 

A outra é ao negociar no momento em que está a pedir o seu crédito. Aqui é onde poderei ajudar mais ao fazer esta negociação por ti. Marcamos reunião? São gratuitas e sem compromisso.

Já pedi o Crédito. Posso renegociar?

Sim!

Existem ainda formas de baixares o teu spread depois de já teres contratualizado a cedência de crédito. Podes e deves sempre renegociar com o teu banco ou financiadora. A verdade é que será mais difícil alterar o valor do que se o fizeres previamente, mas não deves deixar de tentar.

Outra opção que tens e que a Dona Poupança pode ajudar diretamente é fazendo a transferência do crédito de um banco para outro. Esta hipótese é uma possibilidade bastante viável quando se trata de crédito à habitação mas também o podes fazer em relação a outros créditos pessoais.

Quanto a esta última hipótese se tiveres um spread acima dos 2% é uma hipótese bastante viável, pois hoje em dia as taxas praticadas pelos bancos são mais baixas. Neste momento nenhum banco cobra um spread com um valor acima de 2%.

Portanto, se te encontras nesta situação contacta a Dona Poupança que ela irá ajudar te a renegociar ou transferir o crédito de banco de forma a reduzir o valor do teu spread. O que e por sua vez se traduz numa redução do valor da sua prestação e despesas mensais.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

CréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónioCréditosPatrimónio