Chave Móvel Digital? Começa aqui!

A Chave Móvel Digital permite ao utilizador aceder a diversos portais e serviços públicos ou privados, bem como assinar documentos de forma digital. Sabe como pedir e outras vantagens ao longo deste artigo.

É um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português e é acessível tanto a um cidadão português como a um estrangeiro 

Pode ser usado em entidades como ePortugal; Segurança Social Direta; Portal das Finanças; IMT Online; Portal SNS; Registo Criminal; ADSE Direta; EDP Comercial; Caixa Direta, CGD; Millennium BCP; Activobank; entre muitos outros. 

A Chave Móvel Digital é um sistema seguro e simples, requerendo apenas dois passos de segurança: 

  • Código PIN da Chave Móvel Digital, enviado por carta após o pedido de ativação 
  • Código de segurança, recebido através do método escolhido, que pode ser: SMS; Aplicação móvel Autenticação.gov ou E-mail  

Este serviço permite assinar documentos em formato digital, tal como se os estivesse a assinar à mão, sendo necessário: 

  • Ter a Chave Móvel Digital e a assinatura digital ativadas 
  • Ter Disponível o código PIN de assinatura da Chave Móvel Digital 

Embora esta possibilidade já exista há algum tempo ela ganhou uma importância acrescida na sequência do surgimento da pandemia covid-19 e do dever de recolhimento domiciliário. Com a Chave Móvel digital é possível assinar documentos de forma mais cómoda, rápida e sem sair de casa. Requer apenas um computador, tablet ou telemóvel com acesso à internet. 

Só que esta não é a única possibilidade da Chave Móvel Digital. Ela também permite, sem qualquer tipo de instalação de software: 

  • Adicionar motivo, local ou Selo Temporal à assinatura 
  • Assinar vários documentos em simultâneo 
  • Assinar com atributos profissionais 

Como pedir a Chave Móvel Digital?

Para pedir a Chave Móvel Digital via internet, basta efetuar os seguintes passos: 

  • No site https://www.autenticacao.gov.pt/clica em “Ativar Chave Móvel Digital” 
  • Escolhe uma das opções, “Com Cartão de Cidadão” ou “Com dados de acesso ao Portal das Finanças” 
  • Clica em “Ativar via portal das finanças” e segue as instruções que surgirem 

 

Poderás também solicitar presencialmente o acesso à Chave Móvel Digital, em qualquer um dos seguintes serviços públicos: 

  • Balcão dos serviços do IRN (incluindo no momento de levantamento do CC) 
  • Balcão de Espaços Cidadão (a única opção para cidadãos estrangeiros) 
  • Balcão de Espaços Empresa 
  • Balcões de registo criminal 
  • Balcões do Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV) 

Chave móvel digital ativa. E agora? Como pode ser utilizada?

A ativação da Chave Móvel Digital, obriga a associar o número de telemóvel (ao utilizares a chave é enviado para o telemóvel um código de confirmação. Este passo é uma segurança extra para garantir que a pessoa que está a usar este método é quem diz ser). Caso não seja possível associar o número, a autenticação será feita com o Cartão de Cidadão. 

Através da Chave Móvel Digital, e utilizando apenas o número de telemóvel e um código PIN de 4 dígitos, é possível autenticar-se em diversos sites de serviços públicos e privados, de forma simples e segura. 

 

Mais informações disponíveis em https://justica.gov.pt/Guias/como-pedir-e-usar-a-chave-movel-digital 

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