Qual o impacto da inflação nas finanças?

Como é que a inflação afeta as suas poupanças?  

Como se pode combater? 

Vamos começar por explicar primeiro o que é a Inflação. 

  

A inflação é um aumento geral de preços de todos os bens e serviços. Ocorre quando com o mesmo valor consegues comprar menos bens e serviços do que anteriormente. O processo contrário, quando com o mesmo valor consegues comprar mais bens e serviços, chama-se de deflação. A inflação ou deflação significa que a mesma quantia de dinheiro perde ou ganha valor de mercado, respetivamente. 

Certamente já entendes que se a economia inflacionar e o teu salário permanecer igual perderás poder de compra.  

Mas de que forma é que isto afeta as tuas poupanças? Se os bens e serviços começam a ser mais caros e o salário não aumentar então terás menos dinheiro para poupar, logo a poupança será menor. Is ter que despender de uma percentagem maior do salário para fazer face às tuas despesas mensais. 

A inflação afeta ainda o que já tens poupado. Os níveis da inflação desvalorizam o ganho que era expectável com qualquer aplicação financeira onde tenhas alocado as tuas poupanças. Continuas a ter ganhos, mas se estes forem inferiores à taxa de inflação na realidade está a “perder dinheiro” porque o crescimento das poupanças não se vai equiparar ao crescimento dos preços dos bens e serviços. 

 

Como combater o impacto da inflação nas suas Poupanças? 

Na realidade a inflação é um fenómeno que foge ao controlo do cidadão comum por isso é importante que tenhas algum cuidado ao decidires onde aplicar o dinheiro poupado. Deves selecionar produtos com uma remuneração superior aos valores da inflação atual e o valor da inflação previsto para os próximos 12 meses. Este ponto é fulcral para que as poupanças cresçam, pelo menos, ao mesmo ritmo que a inflação. Ou seja, não irás perder dinheiro. Poderás encontrar estes dados no site o INE ou do Banco de Portugal. 

 

De que outra forma podes salvaguardar as tuas poupanças? 

Diversificando! Eu sei que é mais cómodo ter todas as poupanças numa só aplicação, mas ao fazeres isso estás a colocá-las em risco! É necessário diversificar por diversos produtos financeiros com diversas taxas de juro de retorno. Assim, caso a inflação afete algumas das aplicações não terás todo o dinheiro das poupanças a desvalorizar com a mudança de taxa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

CréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónioCréditosDia a diaPatrimónio