Conheces a regra 50-30-20

A regra 50-30-20 é considerada uma fórmula mágica de poupança na gestão das finanças pessoais. Quando aplicada espera-se que se consiga equilibrar as contas, alavancando o sucesso e a independência financeira.

Este método criado por Elizabeth Warren, senadora norte-americana e guru de finanças pessoais, é baseado na sua experiência de família, que ultrapassou muitas dificuldades económicas. Hoje, ajuda pessoas e/ou famílias que não conseguem controlar as suas finanças.

Quem não consegue poupar, que são iniciantes, têm falta de conhecimento e/ou não querem perder muito tempo, a regra 50-30-20 é um ponto de partida.

Aprende a poupar utilizando esta regra!

Regra 50-30-20
Regra 50-30-20

Qual é a melhor estratégia?

Planear é sempre a melhor estratégia, mas como podes planear se não sabes para onde vai o teu dinheiro?

A regra 50-30-20 ajuda-te a analisar o orçamento mensal, dando a conhecer o  montante mensal de que precisas para viver confortavelmente.

Para mudares a tua vida tens que começar por separar as tuas despesas. Quais são as tuas despesas fixas? Luz, casa, carro, gás, água? Aponta tudo num papel, incluindo as tuas despesas variáveis como idas ao supermercado, café, viagens, compras, entre outros.

É fácil perceber onde podias ter evitado aquele gasto extra no mês passado? O controle financeiro, apesar de ser desafiante e às vezes até extenuante, é importante, porque só assim vais saber, ninguém vai responder por ti. Tu é que controlas a tua vida financeira.

Como aplicar a regra 50-30-20?

Agora que já tens as tuas despesas fixas e variáveis, vamos criar objetivos:

  • 50% para as despesas principais: 50% do teu salário vai para as tuas despesas fixas. Já sabes quais são porque analisas-te anteriormente.
  • 30% desejos pessoais: Com os 30% do teu dinheiro vais usufruir de coisas de que gostas de fazer (museus, comer fora, compras, cuidados de estética e saúde) e que acima de tudo sejam atividades que te tragam prazer e bem-estar.
  • 20% poupança e investimento: O restante dinheiro, 20%, colocas de parte numa conta poupança e/ou fundo de emergência. Podes utilizar em imprevistos ou mais tarde quando te sentires confortável e saberes como investir, fazer o teu dinheiro crescer.
Com esta distribuição de certeza que vais conseguir equilibrar a tua vida financeira. Se conseguires que dos 30% te sobre algum dinheiro, aproveita e poupa, não o gastes só porque o método faz esta divisão.

Cumprir sem falhas a regra

Já te deve ter acontecido chegar ao final do mês sem conseguir poupar. Acontece-nos a todos, principalmente quando surgem despesas inesperadas.

Com esta regra, ao definirmos uma percentagem e separarmos pelas grandes áreas mais importantes na nossa vida: as despesas, o dia-a-dia e a poupança (necessidade, desejos e objetivos financeiros), vai levar-te a começar o mês de forma mais organizada.

Por isso, para cumprires sem falhas a regra dos 50-30-20 poupa logo no início do mês, não deixes para último porque senão podes cair na tentação de gastar o dinheiro.

Mas para te guiares melhor, segue estes passos:

 

  1. Planeia o teu mês: Partindo do teu salário mensal, cria um planeamento orçamental e coloca as tuas despesas na categoria adequada. Todos os meses são diferentes, por isso nunca gastas o mesmo;

 

  1. Adaptação ao método 50-30-20: É normal se nos primeiros meses não conseguires seguir este método. É uma questão de adaptação e hábito. Vais ver que faz toda a diferença à medida que o fores aplicando;

 

  1. Sinal Amarelo: É normal no método 50-30-20 existir um descontrolo na categoria dos 30% e gastar mais do que o previsto. Já pensastes nas coisas que compras? Algumas, na realidade, nem te fazem falta. Tem cuidado com esta categoria e gasta, apenas, naquilo que te traz satisfação;

 

  1. Viajar: Se vais viajar e já começaste a planear tudo não deves utilizar o dinheiro que tens vindo a poupar na categoria dos 20%. Viajar é um desejo, por isso, começa a retirar e a pôr de lado da categoria dos 30%. Assim, não mexes no teu fundo de emergência.

 

  1. Dívidas: Tens dívidas? Estabelece prioridades. Podes não conseguir poupar muito, mas poupa o que podes, mesmo que seja uma quantia pequena. Reduz nos teus desejos e faz alguns cortes.

 

Lembra-te que esta regra dos 50-30-20 (gosto de chamar-lhe antes método) não se aplica a toda a gente ou difere de caso para caso. Mas é, essencialmente, uma maneira de organizarmos o nosso dinheiro.

Vais perceber que te pode ajudar a definir os teus objetivos e o propósito que queres alcançar com o teu dinheiro.

A palavra-chave é sem dúvida adaptar e redefinir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida