Como ganhar dinheiro extra

Precisas de ganhar dinheiro extra? Se tens um espírito empreendedor podes lucrar com as tuas ideias. A Internet e as redes sociais vieram criar novas oportunidades se as souberes aproveitar.

Ganhar dinheiro extra: Onze ideias, onze oportunidades
Ganhar dinheiro extra: Onze ideias, onze oportunidades

Infelizmente, a inflação tornou a vida mais complicada. As despesas aumentaram, mas os salários não acompanharam esse crescimento. A maioria das famílias já corta onde pode, mas o que mais podem fazer se o salário não estica?

Caso não encontrem solução poderão utilizar as suas poupanças, mas, esta solução não é viável a longo prazo, nem aconselhável. E se não conseguirem poupar, ao gastarem as poupanças que já têm, não estarão preparados para imprevistos. A escassez de dinheiro acaba por tornar-se numa bola de neve.

Inspira-te nestas ideias para ganhares dinheiro extra:

1. Dá aulas online

Se és professor ou queres partilhar conhecimento numa determinada área e ensinar, esta é uma boa maneira de ganhar dinheiro.

Existem programas gratuitos que facilitam a gravação das aulas e que são fáceis de utilizar. Por isso, não tens desculpas para não tentares.

Aproveita o YouTube para disponibilizar conteúdo gratuito e divulgar o teu trabalho. Assim que tiveres uma audiência fiel e interessada é porque está na hora de vender.

2. Freelancer

No LinkedIn divulga os teus serviços. É nesta rede social que estão as empresas e os profissionais que podem ter interesse em contratar os teus serviços.

Cria um planeamento mensal para alimentares o teu perfil e chegar a mais pessoas. Escreve artigos, posts, partilha vídeos e infográficos.

Nunca se sabe se não é aqui que nasce uma oportunidade.

3. Infoproduto

És bom a escrever? Podes criar um eBook. Uma história ou um eBook mais técnico sobre a tua área de trabalho.

Podes fazer tutoriais onde gravas a tela do teu computador com ou sem voz. Ou criar ferramentas digitais que auxiliem as pessoas. Um bom exemplo é uma tabela de excel para apontar o orçamento mensal. Vai ajudar muitas famílias na gestão das finanças pessoais.

A imaginação é o limite.

4. Marketing de afiliados

Ao teres um blog, um vlog ou redes sociais temáticas (moda, entretenimento, fitness, estilo de vida, etc) podes fazer parte de programas de afiliados e ganhar dinheiro ou receber produtos grátis.

Depende do alcance que a tua conta tem e do número de interações que geras, mas contacta diretamente as empresas e percebe se estão interessadas em fazer parceria contigo.

Nunca se sabe!

5. Part-time

Já pensaste em fazer um part-time? Se o teu trabalho te permitir, não estiveres cansado e se a nível de família e tempo não existirem entraves, podes ao fim de semana procurar um part-time.

A vantagem é que vais ganhar dinheiro extra, conhecer novos colegas e um novo ambiente de trabalho.

Nos dias de hoje, networking é tudo!

6. Venda em segunda mão

Tens coisas por casa que já não queres? Têm qualidade e estão em boas condições? Então vende.

Desapega-te do que já não precisas e utiliza plataformas como a OLX ou a Vinted para vender.

7. Consultoria

Não precisas de trabalhar numa empresa para dares consultorias, apenas precisas de uma especialização.

Exemplo de serviços de consultoria:

  • Consultoria em Marketing;
  • Consultoria em e-learning;
  • Consultoria em Recursos Humanos;
  • Consultoria em Gestão de Equipas;
  • Consultoria em Gestão de projetos;
  • Consultoria Comercial;
  • Consultoria Vendas;
  • Consultoria Organizacional;
  • Consultoria financeira.

Como podes ver existem muitas áreas, mas qual é a tua?

8. Bolos de aniversário

Muitas pessoas não têm tempo nem jeito para fazer bolos, por isso compram. Se fores bom a fazer bolos podes começar a vender bolos de aniversário, bolachas, Muffins, entre outros.

Começa por vender aos vizinhos, estes passam a palavra e outras pessoas irão começar a procurar-te.

E diz a verdade. Preferes um bolo caseiro ou um bolo de supermercado?

9. Traduções

Conheces técnicas de tradução? Aproveita o teu conhecimento para traduzir ou dar explicações.

10. Fotografar

Existem hobbies que se tornam profissões e a fotografia é uma delas.

Se gostas de fotografar, começa por partilhar os teus trabalhos nas redes sociais. Mostra a tua paixão e cativa as pessoas. Faz com que queiram procurar os teus serviços para guardarem aqueles momentos especiais para sempre:

  • A gravidez;
  • O bebé quando faz um ano;
  • Noivados;
  • Casamentos;
  • Famílias.

11. Organização de eventos

Tens jeito para organizar festas? Costumas organizar as festas de aniversário dos teus amigos ou da tua família? Gostam e apreciam o teu trabalho? Então é porque dão valor ao teu trabalho porque não tornas esse talento num serviço?

Outras ideias para ganhar dinheiro extra:

Olha à tua volta, talvez o teu vizinho com uma idade avançada precise de ajuda. Muitos seniores com os filhos longe precisam de ajuda a fazer compras, a organizar coisas em casa e deslocamentos a consultas e exames.

Como vês existem muitas maneiras de ganhar dinheiro extra. É só preciso ter vontade e encontrar aquilo que queres fazer.

Continua a ler “O dinheiro não traz felicidade, mas ajuda”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a dia