Consumo consciente e a poupança

Quando fazemos um consumo consciente compreendemos que o que consumimos tem impacto na economia, na sociedade e no ambiente. Tendo em consideração a preocupação da sustentabilidade, podemos definir regras para pouparmos.

Consumo consciente
Consumo consciente

O comportamento humano tem estado a afetar o ecossistema do planeta, segundo o estudo de 2019 feito por The Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services, um milhão dos quase 9 milhões de plantas e animais estimados podem desaparecer nos próximos anos como resultado da poluição, superexploração, destruição de habitat, disseminação de espécies invasoras em todo o mundo e, cada vez mais, mudanças climáticas.

Como mudar os nossos hábitos, poupar e ajudar o planeta?

O consumo consciente é feito individualmente. Uma pessoa informada sabe o que se passa e toma as suas decisões de compra, baseadas nos seus ideais. As pequenas mudanças, acompanhadas de uma atitude coletiva, fazem a diferença.

Lembra-te que o consumismo consciente nem sempre é uma questão de o que comprar, mas também do que precisamos comprar. Como podes ver é o básico de qualquer gestão de finanças pessoais: desejos vs necessidades.

Comprar e consumir conscientemente: o consumo consciente

A redução de custos vai notar-se a longo prazo quando o consumo consciente se tornar um hábito incluído na rotina.

Glossário do consumidor consciente

Antes de conheceres os hábitos que te ajudam a poupar é importante saberes alguns termos que fazem parte do consumo consciente e que muitos adotam:

  • Buycott: consumidores que se recusam a comprar de uma marca;
  • Positive purchasing: consumidores que apoiam determinada marca pelas suas escolhas sustentáveis;
  • Purpose: propósito da compra.

Planeamento da alimentação

Diminuição do consumo de carne

É na alimentação que existe um maior impacto financeiramente. Estou a referir-me a um planeamento alimentar que passa por uma maior organização na preparação das refeições.

O primeiro passo é diminuir o consumo de carne, principalmente carne vermelha. Parece difícil porque para muitas famílias este é o produto essencial para cada receita. Mas segue estas estratégias:

  • Um dia sem carne: Conhece o movimento segundas-feiras sem carne e encontra sugestões de receitas deliciosas, aqui;
  • Novos alimentos: o mundo dos vegetais e das leguminosas existe para além do arroz e do feijão. Aprende a fazer refeições coloridas que não utilizam carne ou peixe, como empadão de cogumelos;
  • Produtos da época: escolhe comer os produtos da época, pois são mais baratos em relação aos outros vegetais ou frutas;
  • Mercado local: visita o mercado e analisa os preços. Pode compensar mais do que ir ao supermercado comprar a fruta e legumes;
  • Planear as refeições: Escolhe um dia para preparar as refeições da semana, por exemplo ao fim-de-semana.

As famílias portuguesas fizeram 55% dos gastos em carne, no ano de 2020 ou seja, gastaram 222 biliões de euros em carne.

Conhece mais sobre o consumo de carne aqui.

Convite: Faz as contas ao que gastas por mês em carne.

Consumo de leite e soja

As mudanças devem ser feitas de modo gradual. Não precisas de deixar de consumir determinados produtos como o leite ou a soja, mas se optares por não consumir, existem vários produtos que vais deixar de comprar.

O leite e os iogurtes, são gastos que pesam bastante no orçamento familiar, principalmente com o aumento dos preços.

Podes variar no consumo do leite, e optar por, amêndoa, coco ou aveia. Algumas destas opções são possíveis de se fazer em casa. Só tens de analisar se compensa comprar os ingredientes.

Experimenta: Leite de aveia na Bimby.

Evita desperdiçar alimentos

Uma das prioridades de um consumista consciente é só comprar aquilo que precisa, sem deixar que alimentos se estraguem em casa no frigorífico ou fiquem esquecidos na despensa.

Comprar só o que precisamos é um passo para a poupança.

Reflexão: Quantos produtos compras por impulso quando vais ao supermercado e que nem tens o hábito de consumir? Ou quantas caixas de iogurtes compras que ficam no frigorífico até passar de validade?

O que nos rodeia em casa

É fácil acumular coisas mesmo com pouco dinheiro.

Ser minimalista é dizer adeus à moda.

Reciclar, Upcycling e comprar em segunda mão

De maneira a poupar dinheiro podes reciclar, dar uma nova vida a objetos ou, por exemplo, a roupa.

Aproveita os produtos que estão em boa condição e não deites dinheiro fora quando podes recuperar ou vender em segunda mão.

Reciclar, upcycling e comprar em segunda mão são três opções viáveis de poupar e de um consumo consciente.

Pesquisa as empresas onde mais compras para perceber a sua missão e valores, pois podes não te identificar.

Projeto: já pensaste em remodelar a casa de banho? Conhece estas dicas.

Hábitos conscientes

Podes fazer muito mais para além da alimentação e de reutilização de objetos.

Viajar e alojamento

Viajar é um privilégio que muitos não conseguem alcançar. Por questões de dinheiro ou por uma decisão ecológica. Viajar de avião é deixar uma pegada carbónica. Muitas pessoas já aderiram ao movimento não-voar ou flygskam.

Se aderires a este movimento tens de procurar meios alternativos de transporte. Podes, também, procurar opções mais acessíveis. Às vezes não precisamos de viajar para muito longe para relaxar ou conhecer o mundo.

Uma outra questão é o alojamento. Se queres consumir com consciência procura alternativas, como hotéis ecológicos. Deves sempre comparar preços entre vários locais e preparar um orçamento.

Questão: Como costumas viajar?

Sabias que podes calcular a tua pegada carbónica?

Esta calculadora diz-te quanto como os teus hábitos afetam o ambiente. Experimenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida