5 dicas para poupar na casa de banho

Poupar na casa de banho é fácil. Se estás a preparar-te para renovar a casa de banho sabe onde é importante gastar e onde poupar.

Sabe onde poupar na casa de banho
Sabe onde poupar na casa de banho

A remodelação de uma casa de banho é normal, porque é a zona com mais humidade na habitação e com o tempo tem tendência a deteriorar.

Se a quiseres mudar completamente vais precisar de um profissional, porque envolve vários serviços como construção civil, canalização, eletricidade, impermeabilização e climatização.

Saber o que se quer torna-se mais fácil para pedir orçamento. Mas se o teu objetivo for dar-lhe um novo ar, então tenho algumas ideias para ti.

Como poupar na casa de banho?

Torneiras

As torneiras mais modernas têm um revestimento de pequenos orifícios que permitem poupar água. Quando abertas a gota sai de maneira mais ligeira. Existem modelos de vapor ou spray.

Este é o ponto de partida para pouparmos água que fará toda a diferença. Assim como ter em atenção se a torneira tem um dispositivo no interior que mistura ar e água sem perder a pressão.

Estas torneiras usam até menos 50% de água e menos energia para a aquecer. O que é excelente, porque fará toda a diferença na fatura da água.

Ao comprares tem, também, atenção ao material da torneira, se é robusto e durável. Prolongar a vida da torneira depende da nossa escolha no latão. Podes considerar, por exemplo, uma tecnologia anti-cálcario.

Dica: Opta por uma cor dourada ou um design diferente para transformar a tua casa de banho e torná-la mais luxuosa. Compra maçanetas e puxadores para as gavetas da mesma cor e metálicos. Vai realçar.

Banheira & poliban

Gostas de banhos longos? Hoje em dia é mais prático ter um poliban, sendo que é recomendado tomar banho em pelo menos 1 a 2 minutos.

Conhece estas dicas para poupar água.

Por outro lado, muitas pessoas aderem à banheira, visto ser uma prática relaxante e dizimada nas redes sociais ou filmes.

Se optares pela banheira a pedra fundida, esta é ótima para reter a temperatura da água.

Dica: Comprar uma banheira é um investimento e o poliban fica mais acessível porque só precisas da base. Pensa, também, numa perspectiva de envelhecimento. Um poliban é mais fácil de limpar e para uma pessoa com necessidades especiais se mover.

Chuveiro

Os chuveiros são mais práticos para limpar. Devido ao vapor e à humidade é aconselhável escolher um vidro grosso entre 8-10 mm em painéis planos e 6-8 mm em vidro curvo.

Em vez de vidro uma parede de azulejos a fazer de divisão e resguardo pode ser uma opção acessível. Analisa orçamentos até porque depende muito da divisão, do espaço que a casa de banho tem e da iluminação.

Dica: O conjunto de duches com dois tipos de chuveiro é muito útil para retirar o gel de banho e o shampoo do corpo e cabelo com o chuveiro de mão.

Azulejos

Se não tens orçamento para mudar os azulejos antigos, uma opção é pintar.

As cores neutras nunca passam de moda.

Dica: Pede vários orçamentos a empresas para perceber se compensa seres tu a pintar (não te esqueças que tens de considerar as horas de trabalho, secagem e tintas).

Eletricidade & luz

A eletricidade é importante numa casa de banho para ligar o secador de cabelo, o aparelho para barbear ou um aquecedor, entre outros aparelhos.

Por isso devem ser pelo menos três tomadas e colocadas em pontos estratégicos.

A luz também é essencial. Principalmente para quem precisa de ter uma boa luz à noite para maquilhagem, limpeza de pele e higiene.

Escolhe um espelho com luzes LED ou coloca ao lado do espelho as luzes, como nos camarins de um teatro, à volta do espelho. Podes optar por uma luz funcional ou para dar ambiente.

É a opção ideal para não gastares mais na iluminação. Vê algumas opções de espelhos com iluminação.

Dica: Se a questão das luzes não se resumir à escolha do espelho, o melhor é procurares um eletricista para fazer a instalação.

Lavatórios

Uma maneira de poupar na casa de banho é a troca das torneiras no lavatório, caso o teu lavatório ainda esteja em condições.

Esta mudança fará logo a diferença.

Dica: Os lavatórios existem em vários formatos e podem ser adaptados a armários para criar espaço de arrumação.

Arrumação

Duas coisas que precisas na casa de banho é um móvel para arrumar os produtos e um cesto de roupa. De resto não vale a pena atafulhar o espaço que precisa de ser o mais livre possível.

Dica: Se quiseres mudar o chão da casa de banho tens opções como vynil, tornando o espaço mais bonito e moderno. A limpeza regular vai assegurar a sua durabilidade.

Antes de começares qualquer projeto na tua casa de banho tens que ter noção que tudo deve ser feito com base no teu orçamento familiar.

Poupar na casa de banho com uma pequena remodelação torna a tua casa mais valorizada, caso decidas um dia vender.

Como a casa de banho é uma zona com muita humidade, procura os melhores produtos e não compres o que é mais barato, mesmo que torne o orçamento mais apertado. Os produtos mais barato podem danificar-se mais rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a dia