5 dicas para poupar em casa

Controlar os gastos é sempre importante, principalmente poupar em casa, onde passamos mais tempo. O ano 2023 começou com aumentos na luz, nas telecomunicações e no crédito habitação, por isso não nos podemos distrair.

Conhece as minhas dicas para poupar em casa

Existem sempre algumas pequenas mudanças que vão melhorar a nossa vida e ajudar-nos a poupar em casa.

E para poupar vamos fazer alguns ajustes. Às vezes é preciso sacrificar algumas coisas, como inscrições no ginásio.

Nestes casos, o melhor será optar por criar um grupo de amigos e ir caminhar, correr ou praticar outro tipo de desporto ao ar livre. Com esse dinheiro podes utilizar para outros propósitos, como a alimentação.

Procurar alternativas para diminuir as despesas.

Poupar em casa

Na cozinha

1. Lista magnética

Gostas de apontar tudo?

Afixa no frigorífico uma lista magnética, onde possas apontar os produtos que acabam. Desta forma, nunca te esqueces de nada e tens sempre a lista de compras feita.

Uma opção é apontar no smartphone ou instalar uma app, por exemplo a Listonic.

2. Diz não às receitas do Tik Tok

És criativo na cozinha?

Não vás por modas que só te fazem gastar dinheiro e perder saúde. As receitas no Tik Tok são giras, mas muito calóricas.

Aposta numa alimentação saudável, utilizando os ingredientes que tens na despensa e frigorífico. Compra mais legumes e frutas (inteiros) para que possas usar em mais do que uma refeição.

Sabe como podes poupar na comida saudável.

3. Água e congelados

Corta nos vícios.

Organiza o teu orçamento familiar de maneira a que não gastes tanto em bebidas. Sumos e bebidas alcoólicas são um gasto onde podes cortar, sendo que a água deve ser sempre a tua bebida de eleição.

Assim como os congelados. Poupas mais se comprares legumes e peixe congelado. Vais ver que estas duas alterações vão fazer toda a diferença no final do mês.

4. Amigos em casa

As festas devem ser partilhadas.

Quando vais ter amigos ou família por casa, convida-os a trazerem comida. Combinem o que cada um traz para não ser uma grande despesa para ti.

E se organizares as tuas refeições e cozinhares em quantidade, também vai motivar-te a deixar de frequentar o take-away ou restaurantes.

A principal razão de ires ao take-away é por uma questão de urgência. Porque não tens comida preparada ou não queres cozinhar.

Limpeza

1. Produtos

Só precisas de dois produtos para a limpeza.

Podes encontrar nos supermercados e hipermercados vários produtos de limpeza, mas na realidade só precisas de vinagre e bicarbonato de sódio.

Poupa nas limpezas de primavera.

2. Cheiros

Aromatizar a casa: duas opções.

Todos gostamos de ter a casa cheirosa, principalmente quando sabemos que vamos ter visitas.

Colocar num tacho canela, baunilha e água a ferver vai deixar um aroma agradável no ar. As velas aromáticas, também são as opções mais baratas aos ambientadores.

3. Reparações

Vais poupar em casa se souberes como fazer reparações.

Aprende a fazer pequenas reparações em casa. Mudar lâmpadas, torneiras, pintar, entre outras coisas. Porque, assim, que vires alguma coisa a estragar-se podes logo reparar.

É, geralmente, nas grandes limpezas que identificamos problemas que temos de resolver, antes que piorem o estado da moradia.

Contrata serviços quando se trata de reparações e situações mais específicas, como eletricidade, canalização, remodelação da casa, entre outros.

4. Isolamento

No inverno o bom isolamento faz a diferença.

Isola as janelas se estas têm passagens de ar.

Contrata um profissional para analisar os caixilhos/esquadrias das janelas para perceberes se estás a perder calor.

Descobre mais sobre este tema, aqui.

Entretenimento

1. Biblioteca

É gratuito.

Passamos muito tempo em casa e gastamos dinheiro na contratação de serviços para termos muitos canais de televisão e internet.

Mas uma outra forma de entretenimento é ler e não precisas de encher a casa de livros. A biblioteca tem imensos recursos que podes utilizar e requisitar. Nos teus tempos livres estimula a tua memória com uma leitura.

Compra, apenas, os teus livros favoritos. Aqueles que vais querer reler.

2. Livros online

Está online, é gratuito e não precisas de te inscrever.

O Projeto Gutenberg tens vários livros que podes ler online no pc ou descarregar para a tua tablet ou kindle.

3. Passear e transformar a tua casa num cinema

A natureza está à tua espera.

Uma maneira de passear sem gastar dinheiro é aproveitar os espaços livres perto de casa.

Para poupar em casa e sem gastar dinheiro a alugar filmes, podes aproveitar o teu quintal e nas noites de verão ver um filme ao ar livre. No portátil com um dvd ou num serviço de streaming, como a Netflix.

4. Jogos de tabuleiro

Quem vais desafiar?

A moda dos jogos de tabuleiro voltou e existem muitos fãs por aí. São várias horas de entretenimento com muita diversão e batalhas pelo meio.

Experimenta com os teus amigos e família. É uma forma de evitar as saídas à noite, onde tens de gastar dinheiro num café ou bar.

Conhece estas dicas para um excelente fim-de-semana com muita poupança.

Decoração

1. Projeto upcycling

Começa um projeto à tua medida.

Uma maneira de obter móveis grátis é em marketplaces ou redes sociais. As pessoas que se estão a desfazer de móveis colocam-nos à venda a preços acessíveis e algumas até os dão.

Se fores uma pessoa criativa podes aderir à prática upcycling, dar uma nova vida a objetos.

2. Móveis

As mudanças trazem nova vida a uma casa.

Não deixes os móveis sempre no mesmo sítio. Pensas que precisas de mais, mas se os mudares de local vais ver que dá uma nova vida à divisão.

3. Quarto

Transforma o teu quarto com um pouco de tinta.

Dá uma nova vida ao teu quarto pintando por trás da cama um rectângulo, de maneira a parecer a cabeceira da cama.

Também podes reciclar as cabeceiras, trocando-as por bancos de metal com mesa em forma de tabuleiro. Ocupa menos espaço, são fáceis de limpar e servem só para teres o essencial, como um candeeiro e o telemóvel.

4. Roupa velha

Estás sempre a comprar caixas para guardar malas, lenços ou roupa?

Faz uma limpeza ao teu guarda-fato e vais perceber que muita da roupa que tens já não usas. Aproveita para libertar espaço.

Pronto para poupar em casa? Então planeia todos os meses dois fins-de-semana e três dias da semana sem gastar. É uma boa maneira de poupar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a diaEstilo de VidaDia a dia