7 planos para o fim-de-semana

O fim-de-semana deve ser bem aproveitado para descansarmos, relaxar e passear. Repor as energias gastas durante a semana. Por isso, quais são os teus planos para o fim-de-semana?

7 planos para o fim-de-semana
7 planos para o fim-de-semana

Sair de casa é que significa gastar dinheiro, por isso, muitas famílias evitam fazer planos de fim-de-semana, optando por ficar em casa, explorando os seus hobbies preferidos ou fazer maratonas de filmes e séries.

A pensar em ambas as situações, sair ou ficar em casa, preparei estas ideias para ti. O importante é que te divirtas.

Planos para o fim-de-semana: sem custos

1. Cozinhar em casa, comer fora

A nossa comida é mais saborosa e barata do que a do restaurante ou do take-away. Não leva uma quantidade excessiva de sal, de molhos e não tem um ou outro ingrediente de que não gostamos. É mais barata e feita com amor.

Claro que quem tem de cozinhar todos os dias vai se sentir cansado e sem vontade. Mas é nestes dias que devemos pedir ajuda à família e envolvê-la na preparação da refeição.

Depois de preparada, se tiveres um quintal ou uma varanda, almoça/janta fora. Parece um pouco ridículo, mas não é. É uma refeição especial ao ar livre, sem as corridas da semana e que se prolonga pela tarde fora com muita conversa.

Um dia diferente, onde não te agarras à televisão ou a outras rotinas. Se conheceres um espaço especial de que gostes, como um jardim público ou zona de marmitas, aproveita.

2. Stargazing

É assim que lhe chamam lá fora, stargazing, olhar para o céu, para as estrelas. Na cidade estamos rodeados de luz e não conseguimos ver as estrelas ou se optarmos por um observatório é preciso pagar. Mas basta olhares para cima.

Fica ao teu critério organizares um fim-de-semana num observatório, a maioria é preciso agendar, ou ir até a um local onde possas observar, apenas, com os teus olhos e sem multidões.

Critérios de observação

  • A melhor época para observar estrelas é no inverno, em dias frios e secos. O céu está mais limpo, porque tem uma menor quantidade de nuvens;
  • Observar de um local alto, onde não exista muitas luzes;
  • Utiliza uma app para encontrares os planetas e as constelações, por exemplo, Sky View Free (IOS e Android).

3. Visitar museus

Visitar museus é um convite ao conhecimento. Aproveita o período gratuito todos os domingos e feriados, mas apenas até às 14 horas. Por isso, tens de te levantar cedinho.

Os museus abrangidos são:

  • Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa);
  • Mosteiro da Batalha;
  • Mosteiro de Alcobaça;
  • Convento de Cristo (Tomar);
  • Museu Nacional Soares dos Reis (Porto);
  • Museu Monográfico de Conímbriga (Coimbra);
  • Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa).

4. Noite divertida

Os jogos de tabuleiro voltaram a estar na moda. São a razão para juntar a família e os amigos.

Trazem novas estratégias, podem até ser de séries e filmes favoritos, mas o que importa é que os jogadores vão preparados para enfrentar uma grande batalha e passar momentos divertidos.

Este é um bom plano de fim-de-semana. Os jogos de tabuleiro têm uma grande variedade de temas e podem ser jogados tanto para crianças como para adultos. E é tradição comer pizza e batatas-fritas. É como voltar aos tempos de adolescência.

Se gostas mesmo de jogar, se a tua família e amigos também, então fica a conhecer a oferta disponível.

Tens no YouTube o top 10 de jogos lançados em Portugal, na opinião do canal Jogos de Tabuleiro.

Bons jogos.

5. Fim-de-semana ativo

Para ter um fim-de-semana ativo é preciso pouca coisa. Basta ir até um espaço onde possamos praticar desporto e que, seja, de preferência aberto ao público.

Nas cidades pode ser mais difícil, mas em cidades mais pequenas, rodeadas de campo é mais fácil.

  • Caminhadas perto de um rio, trilhos em florestas;
  • Caminhar pela cidade;
  • Jogar tennis ou andar de bicicleta.

6. Organiza um clube

Partilha as tuas paixões com outras pessoas que tenham os mesmos gostos e se queiram juntar a ti. Será excelente reunir o grupo aos fins-de-semana e organizar um dia especial.

Sugestões de clubes:

  • Clube do livro;
  • Clube de escrita criativa;
  • Clube dos ciclistas;
  • Clube dos corredores;
  • Clube dos fotógrafos;
  • Clube de cinema.

7. Diz “Sim”

Se não tiveres nenhum plano para o fim-de-semana e surgir em conversa com alguém, porque não sugerir irem a um evento local, por exemplo? A maioria dos eventos organizados pelos municípios são de entrada gratuita, como por exemplo feiras, apresentação de produtos, entre outros.

Às vezes os planos são feitos de um dia para o outro, sem grande planeamento e, talvez, até venham a ser os mais divertidos.

Não hesites, diz “sim”. Sai do teu sofá.

Menos é Mais

Passar o fim-de-semana no smartphone não é produtivo e pode causar stress. O ideal é criar tradições. Se tiveres tradições estas tendem a repetir-se e vão rechear o teu dia de alegria.

E sabias que menos é mais? Alguns sentimentos impedem-nos de prosperar, descobre quais.

Acreditas que podes poupar, sem mudar os teus hábitos? Digo-te como o podes fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida