7 planos para o fim-de-semana

O fim-de-semana deve ser bem aproveitado para descansarmos, relaxar e passear. Repor as energias gastas durante a semana. Por isso, quais são os teus planos para o fim-de-semana?

7 planos para o fim-de-semana
7 planos para o fim-de-semana

Sair de casa é que significa gastar dinheiro, por isso, muitas famílias evitam fazer planos de fim-de-semana, optando por ficar em casa, explorando os seus hobbies preferidos ou fazer maratonas de filmes e séries.

A pensar em ambas as situações, sair ou ficar em casa, preparei estas ideias para ti. O importante é que te divirtas.

Planos para o fim-de-semana: sem custos

1. Cozinhar em casa, comer fora

A nossa comida é mais saborosa e barata do que a do restaurante ou do take-away. Não leva uma quantidade excessiva de sal, de molhos e não tem um ou outro ingrediente de que não gostamos. É mais barata e feita com amor.

Claro que quem tem de cozinhar todos os dias vai se sentir cansado e sem vontade. Mas é nestes dias que devemos pedir ajuda à família e envolvê-la na preparação da refeição.

Depois de preparada, se tiveres um quintal ou uma varanda, almoça/janta fora. Parece um pouco ridículo, mas não é. É uma refeição especial ao ar livre, sem as corridas da semana e que se prolonga pela tarde fora com muita conversa.

Um dia diferente, onde não te agarras à televisão ou a outras rotinas. Se conheceres um espaço especial de que gostes, como um jardim público ou zona de marmitas, aproveita.

2. Stargazing

É assim que lhe chamam lá fora, stargazing, olhar para o céu, para as estrelas. Na cidade estamos rodeados de luz e não conseguimos ver as estrelas ou se optarmos por um observatório é preciso pagar. Mas basta olhares para cima.

Fica ao teu critério organizares um fim-de-semana num observatório, a maioria é preciso agendar, ou ir até a um local onde possas observar, apenas, com os teus olhos e sem multidões.

Critérios de observação

  • A melhor época para observar estrelas é no inverno, em dias frios e secos. O céu está mais limpo, porque tem uma menor quantidade de nuvens;
  • Observar de um local alto, onde não exista muitas luzes;
  • Utiliza uma app para encontrares os planetas e as constelações, por exemplo, Sky View Free (IOS e Android).

3. Visitar museus

Visitar museus é um convite ao conhecimento. Aproveita o período gratuito todos os domingos e feriados, mas apenas até às 14 horas. Por isso, tens de te levantar cedinho.

Os museus abrangidos são:

  • Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa);
  • Mosteiro da Batalha;
  • Mosteiro de Alcobaça;
  • Convento de Cristo (Tomar);
  • Museu Nacional Soares dos Reis (Porto);
  • Museu Monográfico de Conímbriga (Coimbra);
  • Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa).

4. Noite divertida

Os jogos de tabuleiro voltaram a estar na moda. São a razão para juntar a família e os amigos.

Trazem novas estratégias, podem até ser de séries e filmes favoritos, mas o que importa é que os jogadores vão preparados para enfrentar uma grande batalha e passar momentos divertidos.

Este é um bom plano de fim-de-semana. Os jogos de tabuleiro têm uma grande variedade de temas e podem ser jogados tanto para crianças como para adultos. E é tradição comer pizza e batatas-fritas. É como voltar aos tempos de adolescência.

Se gostas mesmo de jogar, se a tua família e amigos também, então fica a conhecer a oferta disponível.

Tens no YouTube o top 10 de jogos lançados em Portugal, na opinião do canal Jogos de Tabuleiro.

Bons jogos.

5. Fim-de-semana ativo

Para ter um fim-de-semana ativo é preciso pouca coisa. Basta ir até um espaço onde possamos praticar desporto e que, seja, de preferência aberto ao público.

Nas cidades pode ser mais difícil, mas em cidades mais pequenas, rodeadas de campo é mais fácil.

  • Caminhadas perto de um rio, trilhos em florestas;
  • Caminhar pela cidade;
  • Jogar tennis ou andar de bicicleta.

6. Organiza um clube

Partilha as tuas paixões com outras pessoas que tenham os mesmos gostos e se queiram juntar a ti. Será excelente reunir o grupo aos fins-de-semana e organizar um dia especial.

Sugestões de clubes:

  • Clube do livro;
  • Clube de escrita criativa;
  • Clube dos ciclistas;
  • Clube dos corredores;
  • Clube dos fotógrafos;
  • Clube de cinema.

7. Diz “Sim”

Se não tiveres nenhum plano para o fim-de-semana e surgir em conversa com alguém, porque não sugerir irem a um evento local, por exemplo? A maioria dos eventos organizados pelos municípios são de entrada gratuita, como por exemplo feiras, apresentação de produtos, entre outros.

Às vezes os planos são feitos de um dia para o outro, sem grande planeamento e, talvez, até venham a ser os mais divertidos.

Não hesites, diz “sim”. Sai do teu sofá.

Menos é Mais

Passar o fim-de-semana no smartphone não é produtivo e pode causar stress. O ideal é criar tradições. Se tiveres tradições estas tendem a repetir-se e vão rechear o teu dia de alegria.

E sabias que menos é mais? Alguns sentimentos impedem-nos de prosperar, descobre quais.

Acreditas que podes poupar, sem mudar os teus hábitos? Digo-te como o podes fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.