Quando utilizar o fundo de emergência

O fundo de emergência é o nosso plano contra os imprevistos. A referência ao dinheiro que guardamos é constante, por isso é importante esclarecer o que são imprevistos.

Quando utilizar o fundo de emergência
Quando utilizar o fundo de emergência

Ter dinheiro extra significa podermos gastar o que quisermos, mas não é bem assim. Se depararmo-nos com uma situação inesperada e não tivermos esse dinheiro o que nos acontece? Podemos ficar em dívida, passar fome, ficar sem carro ou casa.

A verdade é que os cenários podem ser muitos, todos diferentes, porque cada um de nós tem um estilo de vida diferente. Quem não tem o hábito de poupar são os primeiros a passar por grandes dificuldades.

 

Ganha um maior controle da tua vida, olhando para as finanças pessoais como um todo.

O teu fundo de emergência

Para tua segurança deves ter o dinheiro do fundo de emergência no banco numa conta poupança, onde podes colocar e retirar dinheiro.

Quantos fundos de emergência precisas de ter?

Pelo menos dois:

  • 3 a 6 meses do teu salário;
  • 12 meses do teu salário.

Quando deves utilizar o teu fundo de emergência?

1. Despesas inesperadas

O seguro é eficaz para te proteger, mas pode não cobrir todas as situações, por isso tens de recorrer ao teu dinheiro para te salvaguardar.

Claro que não estás à espera de que a tragédia venha bater à tua porta, mas não estares preparado é pior do que a tragédia em si.

Ficas desorientado, desesperado e sem saber o que fazer só te traz mais complicações, porque a verdade é esta, sem seguro e sem dinheiro não há milagres.

E que despesas são essas, das quais tens seguros, mas às vezes tens de ser o primeiro a avançar?

  • Procedimentos médicos;
  • Procedimentos dentários;
  • Reparações no carro;
  • Reparações na habitação.

Confirma que exclusões e coberturas têm os teus seguros para antecipar imprevistos. Sabias que também existe a necessidade de atualizar os seguros porque estes podem estar desfasados da tua vida atual?

É importante estar a par e rever todos os teus contratos. Vê os seguros na tua vida como uma poupança a nutrir.

2. Desemprego

O desemprego não é novidade para ninguém. Surge, muitas vezes, de forma repentina e sem justificação para o trabalhador. Os cortes nas empresas são cada vez mais frequentes por causa da crise económica e a COVID-19 ensinou-nos que nada dura para sempre.

Por isso, se te vires nesta situação, o fundo de emergência vai ajudar-te a aguentar os próximos 6 meses enquanto procuras um novo trabalho. As despesas não desaparecem quando ficamos sem rendimentos.

No entanto, se fores casado, caso a/o tua/teu parceira/o também fique desempregada/o, vai notar-se no final do mês. O desemprego nunca afeta só quem ficou desempregado, mas toda a família. E se for ambos as despesas podem tornar-se insuportáveis.

Alterações ao estilo de vida terão de ser feitas, assim como cortes no orçamento. Não te deixes surpreender por nada.

Vê como as finanças evoluem na tua vida através deste link.

Resumindo:

  • Tu ou a/o tua/teu parceira/o ficam desempregados ou ambos ao mesmo tempo;
  • Uma doença repentina ou uma ferida, temporárias mas que não te permitem trabalhar;
  • Redução no salário;
  • Optas por te despedir devido a problemas de saúde mental. Ambiente de trabalho tóxico.

3. Carro

Todos conduzimos com cuidado, temos sempre em atenção a manutenção do carro, mas, existem alturas em que surgem despesas das quais não estávamos à espera.

E lá tens de ir com o carro ao mecânico e quando te apercebes a despesa vai ser bem mais cara do que estavas à espera. E é para isto que serve o fundo de emergência.

Não podes ficar sem o carro se:

  • A bateria chegou ao fim e tem de ser trocada;
  • Tiveste um furo e tens de mudar o pneu;
  • Alguma peça precisa de ser substituída;
  • Bateste em algum lado;
  • O carro chumba na inspeção.

4. Casa e eletrodomésticos

Na nossa casa muito pode acontecer que nos leve a usar o fundo de emergência. Podem ir desde problemas de canalização à eletricidade, passando por problemas com janelas ou portas.

Chega uma altura, principalmente no inverno, que é preciso decidir que tipo de aquecimento se prefere ter. E, caso seja necessário, é preciso fazer toda a montagem. Por isso, é preciso contratar uma empresa que o faça.

Os eletrodomésticos são outro problema. Talvez a máquina de lavar louça não seja urgente, mas o frigorífico ou a arca-congeladora já são uma prioridade.

São para estes pequenos pormenores que tens de estar preparado.

5. Animais de estimação

Falamos muito sobre a nossa saúde, mas raramente pensamos na dos nossos animais de estimação.

E se ficarem doentes? Como suportas a despesa? Não fizeste um seguro e agora o teu melhor amigo precisa de ser operado porque comeu alguma coisa que não devia ou está magoado numa pata e dói quando se movimenta.

Tu és responsável pelo seu bem-estar.

Não utilizes o fundo de emergência para:

  • Férias;
  • Comprar prendas;
  • Pagar dívidas;
  • Ir às compras.

Repor o fundo de emergência

Depois de gastares o dinheiro do teu fundo de emergência é importante definir metas para o repor na totalidade.

Começa por definir que quantia vais guardar todos os meses e tem mais atenção ao ter orçamento familiar. Não sabes como fazê-lo? Aprende aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida