As finanças ao longo da tua vida

O planeamento financeiro é essencial para que consigas ao longo da tua vida tomar as decisões certas. Determinar objetivos a curto, médio e longo prazo é essencial para teres uma vida descansada.

Como será a tua vida daqui a 5 anos? Esta questão dá a oportunidade de pensares no futuro que queres ter. Ajuda-te a orientar, a planear e a antecipar as finanças ao longo da tua vida.

As finanças ao longo da tua vida
As finanças ao longo da tua vida

Vais ter, certamente, objetivos como comprar uma casa, um carro, viajar e estudar. Mais tarde vais constituir família, manter ou mudar de emprego. Os teus filhos irão para a Universidade. Por isso, é fundamental pensar nos valores que vais precisar para realizares estes projetos de vida com sucesso.

Ao perceberes como funciona a linha da vida vais conseguir antecipar necessidades para que quando chegar o momento estejas preparado.

1. Antes dos 30 anos

A partir dos 23 anos estás a terminar os teus estudos, a iniciar um novo ciclo de aprendizagem ou a dar os primeiros passos numa profissão.

É nesta idade que começa as grandes responsabilidades financeiras. É importante aprenderes a fazer uma boa gestão das tuas finanças pessoais.

O que deves fazer é:

  • Rendimentos com plano: Deves elaborar um orçamento rigoroso com o dinheiro que recebes (salário) e as despesas que fazes. No fim de teres a informação organizada conheces melhor a tua situação financeira.
  • Rendimentos: Os teus rendimentos, se trabalhares por conta de outrem, é a tua principal fonte de rendimento que é fixa. Se fores um trabalhador por conta própria o teu rendimento são as receitas da tua atividade profissional.
  • Despesas com plano: Quando elaboras um orçamento identificas as despesas que são, por exemplo: alimentação, gás, luz, água.
  • Despesas: É importante perceber onde estás a gastar, evitar as compras supérfluas e tentar reduzir despesas, usando técnicas de poupança.

Ao teres esta informação sabes com quanto ficas quando termina o mês e ao analisares os teus gastos durante 3 meses vais começar a conceber um plano para cortar despesas e poupar.

Tens de seguir quatro regras:

1. Paga primeiro a ti: Todos os meses assim que recebes o salário paga uma % a ti próprio;

2. Poupança por objetivos: Poupar para viajar ou seja, gastar o dinheiro em desejos = a felicidade. Lê o meu artigo que te ajuda a poupar todos os meses seguindo a regra 50-30-20;

3. Poupança para investir;

4. Começa a criar o teu fundo de emergência: O fundo de emergência são as poupanças que vais juntando ao longo do tempo e que servem para utilizares em  imprevistos como o desemprego ou problemas de saúde. Deves ter pelo menos 3.

a. Curto prazo (3 meses de salário)

b. Médio prazo (6 meses de salário)

c. Longo prazo (Seguros – Casa; Carro; Vida; Saúde)

2. Entre os 28 e os 45 anos

As poupanças que fizeste desde que começaste a trabalhar devem ser investidas. No site do meu parceiro, UniPeople, encontras quatro sugestões de investimento.

Deves ficar com acesso aos fundos de emergência (curto e médio prazo) e a uma outra poupança, aquela que tens vindo a utilizar para objetivos.

Nesta etapa da tua vida tens de ter atenção:

  • Constituição de família: Os filhos trazem vários tipos de despesas com os quais deves contar, fora os itens básicos, como fraldas e roupa.

1. Gastos escolares;

2. Gastos com atividades extra-curriculares;

3. Gastos com hobbies;

4. Gastos em material escolar;

5. Gastos com festas.

  • Reforma: É fundamental que prepares a tua reforma o mais cedo possível. Lê o meu artigo sobre a Previdência Privada.

3. Dos 45 aos 57 anos

A reconversão de carreira já não é tão vulgar como antigamente. Um desejo de mudança, porque a carreira profissional assim obriga, principalmente atletas de alta competição, ou o desemprego levam muitas pessoas a descobrir novas paixões e talentos.

Um desses exemplos é a Denise Bobadilha, por isso, nunca é tarde de mais. A Denise partilha o quanto é importante investir no conhecimento e é o que aos 45 anos se deve fazer, assim como uma aprendizagem ao longo da vida, através de pequenos cursos/formações.

É importante, também, observar os nossos colegas. A que idade se reformaram? Mudaram de carreira? Esta é uma situação que pode acontecer-te?

4. Depois dos 60 anos

Quando chegares aos 60 anos tens as tuas finanças pessoais organizadas e o teu dinheiro a trabalhar para ti.

Tens o seguro de saúde que te vai ajudar a enfrentar problemas que surjam e não precisas de te preocupar com a reforma.

Para aplicares este plano bem, aprende a fazer um orçamento familiar.

A Dona Poupança deseja que vivas as finanças ao longo da tua vida com muito sucesso e prosperidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

FamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de VidaFamíliaEstilo de Vida