O mindset das atitudes

A utilização do dinheiro depende muito do nosso mindset e das nossas atitudes. Podemos ter objetivos, mas dificilmente os iremos concretizar se não tivermos força de vontade.

Sabemos que temos de poupar e quando não o fazemos damos desculpas. Somos, literalmente, influenciados a comprar constantemente, nunca satisfeitos com o que temos.

E o mercado foi feito com o propósito de que a compra seja um processo contínuo e sem fim à vista.

O mindset das atitudes
O mindset das atitudes

Por isso, se não tivermos um mindset forte, como vamos conseguir cumprir com as análises à nossa conta bancária, elaborar orçamentos mensais ou cortar despesas? Sem o mindset certo nunca conseguiremos improvar as nossas finanças.

Tudo depende das nossas atitudes, das nossas emoções e sentimentos, do nosso comportamento e da maneira como decidimos pensar e agir.

Tu podes mudar. Podes criar novos hábitos.

Melhorar o mindset:

1. Objetivos

Se tens intenções de alguma coisa, não deves ser vago. Imagina que queres perder peso e dizes “Vou emagrecer”. Dizer não te ajuda a avançar, tens de ser mais específico, “Vou emagrecer 10 kilos em uma semana.”

Ao estabeleceres que tens de emagrecer em uma semana, terás mais possibilidade de que o teu objetivo se concretize, porque estás focado e podes seguir o processo ou adaptá-lo caso não esteja a ter sucesso.

O mesmo acontece com as finanças. Não podes simplesmente dizer que vais poupar, mas sim quanto e em quanto tempo.

2. Mantém-te motivado

Utiliza alguns truques como gráficos para te manteres motivado sobre a tua evolução financeira.

Vais ter altos e baixos, mas melhor do que ninguém, sabes quais as estratégias que precisas de utilizar para crescer. Os investimentos são uma experiência diferente para cada pessoa.

Define um valor, fica focado e não te desvies dos teus objetivos.

3. A última palavra é a tua

Se decidires que queres ser bem sucedido, vais ser. Seja no que for. Ao pensares assim, vais estar a dizer a ti próprio que consegues. E vais conseguir!

Desta forma vais fazer tudo o que estiver ao teu alcance. O desejo é um sentimento muito forte, desejar alguma coisa dá te a força de que precisas para te empenhares.

4. Determinação

A determinação é o que nos leva mais longe. És determinado?

Porque queres ter sucesso nas finanças pessoais? Ao responderes a esta questão vais encontrar a tua determinação.

Será porque queres:

  • Ter sucesso;
  • Ser feliz;
  • Estar confortável;
  • Estar preparado para qualquer imprevisto;
  • Ter posses;
  • Ter liberdade financeira.

5. Comparações

Os outros vão ter sempre as opiniões deles e terão sempre ideias contrárias às tuas. Não te deves deixar intimidar. Sabes o que queres, tens os teus objetivos.

Nunca te compares aos outros, as comparações trazem pensamentos negativos e colocam em causa a tua capacidade.

6. Utiliza com regularidade afirmações positivas

Não percas tempo a pensar nos teus erros. Errar é normal. Em vez disso procura conhecimento, aprende e evolui.

Dizer regularmente afirmações positivas dá-te uma força extra. Começa com:

  • “Eu controlo o dinheiro, o dinheiro não me controla.”
  • “A minhas finanças não me assustam porque tenho um plano.”
  • “Sou uma pessoa capaz de ultrapassar qualquer obstáculo.”
  • “Não sou pobre, estou a caminho de uma vida mais abundante.”

Sem o mindset correto não tens a capacidade de enfrentar os obstáculos. Para alcançares mudanças na tua vida tens de ter um pensamento estratégico e uma mentalidade forte.

Saber quem és é essencial, os teus pontos fortes e fracos, porque este conhecimento vai deixar-te preparado para tomar decisões inesperadas. E é nos contratempos que percebes que és forte. Lembra-te que um erro, um contratempo, não é um fracasso, mas sim um passo em direção ao sucesso.

Mindset das atitudes: Desenvolver uma inteligência financeira.

Caso as tuas dúvidas persistam, se sentires que queres ser acompanhado no início da tua jornada, podes falar com um consultor financeiro e o meu parceiro, UniPeople, pode ajudar-te.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website usa cookies para oferecer uma melhor experiência de utilizador. Ao usar este portal, aceita todas as cookies.

Estilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de VidaEstilo de Vida